Consciência fonológica: o uso do quebra-cabeça silábico em atividades de alfabetização

Autores

DOI:

https://doi.org/10.52521/enpe.v6i1.16605

Palavras-chave:

Consciência fonológica, Alfabetização, Quebra-cabeça silábico, Educação Infantil

Resumo

O presente relato de experiência destacou a aplicabilidade do quebra-cabeça silábico como recurso de apoio pedagógico no processo de alfabetização nos anos iniciais do ensino fundamental na rede pública de Caucaia-Ce. Objetivando analisar de que forma esse material pode contribuir para o desenvolvimento da consciência fonológica, levando em consideração estudantes nestes níveis psicogenéticos da escrita: pré e o silábico alfabético. A metodologia adotada foi a qualitativa, que é caracterizada como uma pesquisa-ação, implicando intervenções planejadas com turma de alunos em atividades lúdicas. Os resultados apontaram que o recurso beneficiou a reflexão sobre a relação entre os fonemas e grafemas e ainda possibilitou avanços na construção da escrita alfabética e instigou a socialização e o despertar para a aprendizagem. Infere-se que o quebra-cabeça silábico é um recurso simples, acessível e efetivo, capaz de oportunizar o despertar da consciência fonológica e de engrandecer as práticas pedagógicas feitas para a alfabetização.

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Biografia do Autor

Maria Geovana Pires Teixeira, Prefeitura de Caucaia

Professora efetiva na Prefeitura de Caucaia. Especialista em Neuropsicopedagogia Clínica e institucional, pela Faculdade Intervale. Graduada em Licenciatura Plena em Pedagogia, pela Universidade Federal do Ceará.

Antonia Leila Gonçalves de Carvalho Evaristo, Prefeitura de Caucaia

Professora efetiva na Prefeitura de Caucaia. Mestranda em Ciências da Educação, pela Universidade Del Sol, do Paraguai. Graduada em Licenciatura Plena em Pedagogia, pela Universidade Federal do Ceará.

Tabyta Rayany Pereira Gomes, Prefeitura de Caucaia

Professora efetiva na Prefeitura de Caucaia, Graduanda em Educação Física, pela Universidade Federal do Ceará. Graduada em Licenciatura Plena em Pedagogia pela Universidade Vale do Acaraú.

 

Referências

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Publicado

2025-11-06

Como Citar

Teixeira, M. G. P., Evaristo, A. L. G. de C., & Gomes, T. R. P. (2025). Consciência fonológica: o uso do quebra-cabeça silábico em atividades de alfabetização. Ensino Em Perspectivas, 6(1), 1–13. https://doi.org/10.52521/enpe.v6i1.16605