Consciência fonológica: o uso do quebra-cabeça silábico em atividades de alfabetização
DOI:
https://doi.org/10.52521/enpe.v6i1.16605Palavras-chave:
Consciência fonológica, Alfabetização, Quebra-cabeça silábico, Educação InfantilResumo
O presente relato de experiência destacou a aplicabilidade do quebra-cabeça silábico como recurso de apoio pedagógico no processo de alfabetização nos anos iniciais do ensino fundamental na rede pública de Caucaia-Ce. Objetivando analisar de que forma esse material pode contribuir para o desenvolvimento da consciência fonológica, levando em consideração estudantes nestes níveis psicogenéticos da escrita: pré e o silábico alfabético. A metodologia adotada foi a qualitativa, que é caracterizada como uma pesquisa-ação, implicando intervenções planejadas com turma de alunos em atividades lúdicas. Os resultados apontaram que o recurso beneficiou a reflexão sobre a relação entre os fonemas e grafemas e ainda possibilitou avanços na construção da escrita alfabética e instigou a socialização e o despertar para a aprendizagem. Infere-se que o quebra-cabeça silábico é um recurso simples, acessível e efetivo, capaz de oportunizar o despertar da consciência fonológica e de engrandecer as práticas pedagógicas feitas para a alfabetização.
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