Brinquedo viajante: estratégia de aproximação entre família e escola
DOI:
https://doi.org/10.52521/enpe.v6i1.17061Palavras-chave:
Educação infantil, Família e escola, Relato de experiênciaResumo
A Educação Infantil representa a etapa inicial da educação básica e desempenha um papel fundamental no desenvolvimento integral da criança. Nesse contexto, a participação ativa e a contribuição da família são essenciais para fortalecer o processo educativo. Assim, este relato de experiência tem como objetivo refletir sobre uma prática pedagógica que utilizou a brincadeira como recurso para potencializar a interação entre escola e família, no contexto da Educação Infantil. Para isso, este estudo, de natureza qualitativa (Oliveira, 2016) e com elementos de estudo de caso (Yin, 2005), foi desenvolvido com uma turma do Infantil III de um Centro de Educação Infantil da Rede Municipal de Fortaleza/CE. Os dados revelaram que o brinquedo aproximou os familiares da instituição, despertando interesse pelas atividades e transformando concepções iniciais. Como resultado, observou-se maior participação das famílias e aumento da assiduidade. Com isso, foi possível perceber que a brincadeira fortaleceu os laços afetivos e escolares.
Downloads
Referências
GOLDBERG, Luciane Germano. Arte-pré-arte: um estudo acerca da retomada da expressão gráfica do adulto. 1999. Monografia (Graduação em Educação Artística – Licenciatura Plena) – Fundação Universidade Federal do Rio Grande, Rio Grande, 1999.
JUNGLES, Lisiane Alvim Saraiva. Parceria família-escola [recurso eletrônico]: benefícios, desafios e proposta de ação. Ilustrado por Bruno Henrique Junges. Brasília, DF: Ministério da Educação (MEC), 2022.
MINISTÉRIO PÚBLICO DO ESTADO DO CEARÁ. Educação infantil – creche: kit de atuação. Disponível em: https://mpce.mp.br/institucional/centros-de-apoio-operacional/caoeduc/kits-de-atuacao/kit-educacao-infantil-creche/. Acesso em: 23 set. 2025.
OLIVEIRA, Maria Marly. Como fazer pesquisa qualitativa. 7. ed. rev. e atual. Petrópolis, RJ: Vozes, 2016.
POTT, Eveline Tonelotto Barbosa; NEVES, Maura Assad Pimenta; SOUZA, Vera Lúcia Trevisan de. Contribuições da imaginação ao processo de desenvolvimento e à educação: uma análise a partir da psicologia histórico-cultural. Educação e Pesquisa, São Paulo. Disponível em: https://www.scielo.br/j/pee/a/t7YJR7HfYs9JnsdfGDkZLyb/?format=html&lang=pt. Acesso em: 06 de dez. 2025.
VYGOTSKY, Lev Semenovich. A construção do pensamento e da linguagem. Tradução de Paulo Bezerra. 2. ed. São Paulo: WMF Martins Fontes, 2009.
VYGOTSKY, Lev Semenovich. A formação social da mente: o desenvolvimento dos processos psicológicos superiores. Tradução de José Cipolla Neto, Luís Silveira Menna Barreto e Solange Castro Afeche. 7. ed. São Paulo: Martins Fontes, 2007.
YIN, Robert K. Estudo de caso: planejamento e métodos. 3. ed. Porto Alegre: Bookman, 2005.
Downloads
Publicado
Como Citar
Edição
Seção
Licença
Copyright (c) 2026 Mariana Cunha Castro, Gabriel Linhares de Sousa, Maria Geovana Pires Teixeira

Este trabalho está licenciado sob uma licença Creative Commons Attribution 4.0 International License.

