O Halloween como forma de inte(g)ração social e cultural em língua inglesa e artes
DOI:
https://doi.org/10.52521/enpe.v5i1.14293Palavras-chave:
Halloween, Língua Inglesa, ArtesResumo
As festividades de Halloween marcam um momento muito importante do ano na cultura norte-americana. Com o intuito de difundir a cultura do Halloween em termos de língua inglesa e artes, foi proposto um projeto na Escola Municipal Maria Stella Cochrane Santiago, na cidade de Fortaleza, dividido em quatro etapas, para os anos finais do Ensino Fundamental. As etapas componentes desse projeto envolviam pesquisa, planejamento e execução. Algumas oficinas foram elaboradas a partir do objetivo central de exercitar o protagonismo juvenil e a autonomia dos alunos, a exemplo, podemos citar a oficina de produção de textos escritos e orais em inglês, oficina artística de elaboração de pôsteres e ornamentações relacionadas ao halloween e à execução de peças teatrais. Como resultado, percebemos que o evento promoveu a interação social, o desenvolvimento de habilidades artísticas e o engajamento com a cultura globalizada.
Downloads
Referências
ALVES, Bruna Ribeiro Carvalho et al. A RELEVÂNCIA DO TRABALHO EM EQUIPE NO ÂMBITO EDUCACIONAL. Cadernos Camilliani e-ISSN: 2594-9640, [S.l.], v. 18, n. 1, p. 2592-2604, mar. 2021. ISSN 2594-9640. Disponível em: https://www.saocamilo-es.br/revista/index.php/cadernoscamilliani/article/view/476. Acesso em: 30 ago. 2024.
BBC (São Paulo). Halloween: a curiosa origem do Dia das Bruxas. 2023. Disponível em: https://www.bbc.com/portuguese/articles/cn39d7d7dnlo. Acesso em: 1 ago. 2024.
BRASIL. Ministério da Educação. Base Nacional Comum Curricular. Brasília, 2018.
CARDOSO, Luzia Teodora. ARTE: a disciplina da expressão dos pensamentos e projetos. Diversidade e Educação. São Paulo: SL editora, v.1, dezembro de 2019.
HOLDEN, Susan. O ensino da língua inglesa nos dias atuais. São Paulo: Special Book Services Livraria, 2009.
PELAES, Maria Lucia Wochler. Uma reflexão sobre o conceito de criatividade e o ensino da Arte no ambiente escolar. Revista Educação - UNG-Ser, [S. l.], v. 5, n. 1, p. 05–13, 2010. Disponível em: https://revistas.ung.br/index.php/educacao/article/view/537. Acesso em: 29 ago. 2024.
RAJAGOPALAN, Kanavillil. Por uma linguística crítica: linguagem, identidade e a questão ética. São Paulo: Parábola Editorial, 2003.
SANTOS, Aline Francisca da Silva et al. Recursos lúdicos e aprendizagem significativa : estudo de caso em uma escola pública. Revista Ágor@,Santos, v.7,n.10, 2024. Disponível em: https://periodicosunimes.unimesvirtual.com.br/index.php/formacao/article/view/1612. Acesso em: 29 ago. 2024.
SILVA, Daniel Neves. Halloween: O Halloween é uma festa que surgiu de um festival muito tradicional dos celtas e que ao longo dos séculos foi sendo influenciado pelo cristianismo. [S. l.], 31 out. 2021. Disponível em: https://www.historiadomundo.com.br/curiosidades/hallowee.htm. Acesso em: 1 ago. 2024.
TRAVAGLIA, Luiz Carlos. Gramática e interação: uma proposta para o ensino de gramática. 9. ed. São Paulo: Cortez, 2003.
Downloads
Publicado
Como Citar
Edição
Seção
Licença
Copyright (c) 2024 Matheus Lima Mendes, Isabella Moreira de Oliveira
Este trabalho está licenciado sob uma licença Creative Commons Attribution 4.0 International License.