A importância da vivência na monitoria para a formação de profissionais docentes

Autores

Palavras-chave:

Monitoria, Formação Inicial de Professores, Tecnologias Digitais de Informação e Comunicação

Resumo

O presente artigo discorre sobre o papel do monitor e sua importância na formação inicial do professor e profissional, baseado na vivência de uma graduanda do curso de Licenciatura em Química, na Universidade do Estado do Pará - PA. Trata-se de uma abordagem qualitativa de caráter descritivo do tipo relato de experiência, descrevendo as ações ocorridas durante o período de monitoria, na disciplina de laboratório de química, com habilidades na área da educação, sendo que metade dessas ações aconteceram através do uso das Tecnologias Digitais de Informação e Comunicação (TDICs) em razão do isolamento social por causa da pandemia da Covid-19. A monitoria contribuiu para a relação entre monitores, professores e alunos monitorados e também para a utilização das metodologias ativas, promovendo um conhecimento de qualidade para um futuro profissional da educação.

Downloads

Não há dados estatísticos.

Biografia do Autor

Eduarda Rodrigues do Nascimento, Universidade do Estado do Pará

Acadêmica do curso de licenciatura plena em química, atuou como monitora bolsista do laboratório de química no Campus VII-UEPA.

Milta Mariane da Mata Martins, Universidade do Estado do Pará

Doutora em Educação para a Ciências Universidade Estadual Paulista Júlio de Mesquita Filho, UNESP- Bauru. Mestre em Geoquímica de Superfície e Ambiental-Geologia e Geoquímica pelo Instituto de Geociências da Universidade Federal do Pará-UFPA. Licenciada plena em Química também pela UFPA. É Professora Assistente IV com dedicação exclusiva da Universidade do Estado do Pará (UEPA) do departamento DCNA, do Centro de Ciências Sociais e Educação. Professora do Programa de Pós-Graduação em Educação e Ensino de Ciências na Amazônia (PPGEECA/ UEPA) na linha de pesquisa "Formação de Professores de Ciências e processo de ensino e aprendizagem em diversos contextos amazônicos." Membro do Comitê de Ética em Pesquisa envolvendo Seres Humanos CCBS/ UEPA/ Campus VII- Conceição do Araguaia (CEPAr). É integrante do Grupo de Estudo e Pesquisa sobre Educação e Ensino de Ciências em Contextos Amazônicos (GEPEECA/ UEPA) e da Rede de Inovação e Pesquisa em Ensino de Química (RIPEQ).

Referências

ALVES, M. I. A. et al. A monitoria acadêmica: experiências, possibilidades na inserção à docência. Revista Multidisciplinar em Educação, Porto Velho, v.08, p.1-13, 2021.

AQUINO, M. C. A monitoria acadêmica no ensino de alemão como língua estrangeira em contexto universitário: reflexões sobre um projeto de formação crítica. Ensino & Pesquisa, v.18, n.2, p.23-35, 2020.

BRAUN, A. S. M.; Melo S. S. A monitoria no processo de aprender a empreender. Práticas Educativas, Memórias e Oralidades,v. 2, n. 2, p. 1-17, 2020. Disponível em: https://revistas.uece.br/index.php/revpemo/article/view/3727/3258. Acesso em: 01 out. 2022.

BRASIL, Lei nº. 9.394/1996, de 20 de dezembro de 1996. Presidência da República Casa Civil. Título XIII, Das Disposições Gerais. Art. 84.

CAMACHO, A. C. L. F. Ensino remoto em tempos de pandemia da covid-19: novas experiências e desafios. Online Brazilian J Nurs. 2020. Disponível em: 6475-pt.pdf (bvsalud.org). Acesso em: 01 maio 2022.

CAMPOS, S. L. et al. O uso das monitorias no ensino como proponente ampliador do conhecimento. Research, Society and Development. v. 9, n.10, Disponível em: https://rsdjournal.org/index.php/rsd/article/view/9118/7984. Acesso em: 01 ago. 2022.

CARVALHO, I. A. et al. A importância da monitoria para a graduação de enfermagem e como a relação monitor-aluno auxilia no aprendizado da disciplina: relato de experiência. Brazilian Journal of Health Review, v.4, n.5, p. 22123-22129, 2021. Disponível em: https://scholar.archive.org/work/2oqhrdvwm5dpvp2era2pemb44e/access/wayback/https://www.brazilianjournals.com/index.php/BJHR/article/download/37386/pdf. Acesso em: 01 ago. 2022.

CHAVES, F. M. H. et al. Vivência no Programa de Monitoria: Experiência do aluno na condição de lecionador. Braz. J. of Develop, v. 6, n.5, 2020. Disponível em: https://brazilianjournals.com/ojs/index.php/BRJD/article/view/10564/8822. Acesso em: 01 ago. 2022.

COSTA, N. Y. A importância da monitoria acadêmica na ascensão à carreira docente. Research, Society and Development, v. 10, n. 3, 2021. Disponível em: http://dx.doi.org/10.33448/rsd-v10i3.13177. Acesso em: 01 ago. 2022.

FERNANDES, D. C. A. et al. Contribuições da monitoria acadêmica na formação do aluno-monitor do curso de enfermagem: relato de experiência. Debates em Educação, v.12, n.27, 2020. Disponível em:https://www.seer.ufal.br/index.php/debateseducacao/article/view/9134/pdf. Acesso em: 01 ago. 2022.

FROZZA, E.; PASTORIZ, B. S. “A Química é uma área experimental” Discursos sobre a experimentação em um curso de formação de professores de Química. Ciência e Natura. Santa Maria, v.43, n.5, 2021. Disponível em: https://doi.org/10.5902/2179460X43465. Acesso em: 01 ago. 2022.

GÓIS A. R. S.; ARAÚJO I. D. Ensino remoto de metodologia científica: relato de experiência da monitoria durante a pandemia do coronavírus. Rev. Enferm. Digit. Cuid. Promoção Saúde. v.6, p.1-6, 2021. Disponível em: https://cdn.publisher.gn1.link/redcps.com.br/pdf/aop2156.pdf. Acesso em: 01 jun. 2022.

GONÇALVES, M. F. A importância da monitoria acadêmica no ensino superior. Práticas Educativas, Memórias E Oralidades. Fortaleza, v. 3, n. 1, 2021.

LÉON, A. C. et al. Atividades de monitoria por meio de plataformas virtuais em tempos de pandemia: um relato de experiência. Revista Educação em Saúde, v.8, n.1, 2020. Disponível em: 327145384.pdf (core.ac.uk) Acesso em: 01 jul. 2022.

MEDEIROS, C. J. Possibilidades da educação em tempos de Covid-19. Práticas Educativas, Memórias E Oralidades. v. 3, n. 3, e335198, 2021. Disponível em: https://revistas.uece.br/index.php/revpemo/article/view/5198/4512. Acesso em: 01. out. 2022.

MUSSI, R. F. F. Pressupostos para a elaboração de relato de experiência como conhecimento científico. Revista Práxis Educacional, v. 17, n. 48, p. 1-18, OUT./DEZ. | 2021. Disponível em: https://doi.org/10.22481/praxisedu.v17i48.9010 Acesso em: 01. ago. 2022.

NASCIMENTO, M. A. dos R. et al. Monitoria de educação em saúde no ensino remoto: Um relato de experiência. Research, Society and Development, v. 10, n. 8, p.2, jun./jul. 2021. Disponível em: https://rsdjournal.org/index.php/rsd/article/view/17337. Acesso em: 01. jun. 2022.

ORTOLAN, L. de S. et al. A importância e os desafios da monitoria universitária na formação docente: um relato de experiência. Revista de Ensino de Biologia da SBEnBio, v.13, n.2, p.289-308, 2020. Disponível em: https://renbio.org.br/index.php/sbenbio/article/view/355. Acesso em: 01 ago. 2022.

ORTOLAN, L. S.; PASSOS, M. P.;TIBURZIO, V. L. B. A monitoria discente como uma oportunidade de aprendizagem. Revista Iniciação & Formação Docente, v. 6 n.1, 2019.

SILVA E. G. da; MOURA, M. L. de. A monitoria da disciplina de história da educação brasileira em tempos de pandemia da Covid-19. Ensino em Perspectivas, Fortaleza, v.2, n.3, p. 1-8, 2021a. Disponível em: Ensino em Perspectivas (uece.br). Acesso em: julho de 2022.

SILVA, A. K. A. et al. Contribuições da monitoria acadêmica para a formação em enfermagem: revisão integrativa. Revista Enfermagem Atual, v. 95, n. 33, 2021b Disponível em: https://revistaenfermagematual.com/index.php/revista/article/view/945/844 Acesso em: 01 ago. 2022.

SILVA, J. F. et al. A monitoria como processo de reflexão na formação docente. Revista Profissão Docente, v.21, n.46, p.1-23, 2021c. Disponível em: http://dx.doi.org/10.31496/rpd.v21i46.1392. Acesso em: 01 ago. 2022.

SILVA, M. B. de C. et al. Monitoria de ensino e atividades remotas durante a pandemia do coronavírus na disciplina vigilância em saúde: relato de experiência. Revista Multidisciplinar do Núcleo de Pesquisa e Extensão (RevNUPE), v. 1, n. 1, 2021d. Disponível em: https://www.revistas.uneb.br/index.php/revnupe/article/view/13373/9306. Acesso em: 01 ago. 2022.

SILVEIRA, A. et al. Estratégias e desafios do ensino remoto na enfermagem. Enferm. Foco, v.11, n. 5, 2020. Disponível em: Estratégias e desafios do ensino remoto na Enfermagem | Silveira | Enfermagem em Foco (cofen.gov.br) Acesso em: 01 ago. 2022.

VICENZI, C. B. et al. A monitoria e seu papel no desenvolvimento da formação acadêmica Rev. Ciência. Ext. v.12, n.3, p.88-94, 2016. Disponível em: A monitoria e seu papel no desenvolvimento da formação acadêmica | Balensiefer Vicenzi | Revista Ciência em Extensão (Unesp.br) Acesso em: 01 ago. 2022.

Publicado

2022-10-25

Como Citar

Nascimento, E. R. do, & Martins, M. M. da M. (2022). A importância da vivência na monitoria para a formação de profissionais docentes. Ensino Em Perspectivas, 3(1), 1–14. Recuperado de https://revistas.uece.br/index.php/ensinoemperspectivas/article/view/8694