O início dos estudos geométricos de Lazare Carnot
DOI:
https://doi.org/10.30938/bocehm.v9i26.8043Parole chiave:
Lazare Carnot, Saberes a ensinar, Saberes para ensinar, História e Epistemologia da Matemática.Abstract
O estudo elucidado aqui, representa um fragmento de uma pesquisa que culminou no relatório de tese de doutoramento, que tinha por objetivo de analisar os fundamentos e os métodos estabelecidos por Lazare Carnot (1753-1823) em seus escritos em torno da geometria, no período entre 1800 e 1806. Na ocasião, tomamos como referência e suporte investigativo quatro publicações desse autor, priorizando as epistêmicas, a análise de conteúdo para esboçar os contributos de um ensino pautado no diálogo entre história da geometria conceitos geométricos e tecnologias da informação e comunicação. Assim, esse excerto configura-se pelo objetivo de apresentar o primeiro escrito de Lazare Carnot sobre geometria, além de mencionar aspectos relacionados a busca para a composição do enredo de pesquisa, possibilitada pelas referências utilizadas por tal personagem. Como aporte teórico fazemos o uso dos Saberes a ensinar e Saberes para ensinar, preconizadas como uma reinterpretação e a pesquisa documental direcionada à análise histórico-epistemológica. Dessa forma, as contribuições dos escritos, seja nos aspectos relativos à parte histórica, seja pelos desdobramentos advindos para seu uso, especialmente da primeira publicação, dos conceitos geométricos no ensino de matemática na Educação Básica.
Downloads
Metriche
Riferimenti bibliografici
BRASIL. Ministério da Educação. Base Nacional Comum Curricular (Terceira Versão). Ministério da Educação, Brasília, DF: MEC, 2018. Disponível em: http://basenacionalcomum.mec.gov.br/images/BNCC_EI_EF_110518_versaofinal_site.pdf Acesso em 10/02/2021.
CARNOT, Lazare Nicolas Marguerite. Lettre du citoyen Camot au citoyen Bossut contenant quelques vues nouvelles sur la trigonométrie. In Bossut. A. C: Cours de Mathematiqués: géométrie et application de l'algébre à la géométrie. Paris, 1800.
CELLARD, André. A análise documental. In: POUPART, Jean et al. A pesquisa qualitativa: enfoques epistemológicos e metodológicos. Petrópolis: Vozes, 2008 (Coleção Sociologia).
GODOY, Arilda Schmidt. Pesquisa qualitativa: tipos fundamentais. Revista de Administração de Empresas. São Paulo, v. 35, n. 3, p. 20-29, 1995.
GONÇALVES, Francisco Djnnathan da Silva. Uma análise epistemológica dos trabalhos de Lazare Carnot sobre geometria e suas potencialidades para o ensino. 2015. 221f. Tese (Doutorado em Ensino de Ciências e Matemática) – Centro de Ciências Exata e da Terra, Universidade Federal do Rio Grande do Norte, Natal, 2021.
HOFSTETTER, Rita; SCHNEUWLY, Bernard. Saberes: um tema central para as profissões do ensino e da formação. In. Saberes em (trans)formação: tema central da formação de professores. Orgs. HOFSTETTER, Rita; VALENTE, Wagner Rodrigues. 1ª Ed. São Paulo/SP: Editora Livraria da Física, 2017.