A dimensão história e epistemologia da matemática presente em dissertações e teses (1990-2018) relacionadas aos anos iniciais do ensino fundamental
DOI:
https://doi.org/10.30938/bocehm.v9i26.8012Parole chiave:
História e Epistemologia, Dissertações e Teses, Matemática, Séries IniciaisAbstract
Este trabalho tem como objetivo identificar e descrever em teses e dissertações a dimensão do campo de pesquisa História e Epistemologia da Matemática, relacionada aos anos iniciais do Ensino Fundamental, defendidas no período de 1990 a 2018. O texto, oriundo de uma pesquisa qualitativa que faz parte do projeto de pesquisa “História para o ensino de matemática na formação de professores e na Educação Básica: uma análise da produção brasileira 1990 – 2017”, apresenta resultados parciais da pesquisa para a tese doutoral intitulada “Saberes Elementares Matemáticos do Ensino Primário Presente nas Dissertações e Teses – 1990 a 2020”, orientada pelo professor Dr. Iran Abreu Mendes. Trata-se de uma pesquisa de segunda ordem (pesquisa da pesquisa), nos termos de Gamboa (2014), e fundamentada em Mendes (2014; 2018; 2019), do tipo bibliográfica, pois apresenta como objeto de estudo dissertações e teses disponíveis no acervo do Centro Brasileiro de Referência em Pesquisa sobre História da Matemática (CREPHIMat). Os resultados apontam a existência de 77 produções (55 dissertações e 22 teses), das quais foram identificadas e descritas 5 dissertações e 1 tese, que apontam para a dimensão da História e Epistemologia da Matemática. Nesses trabalhos, identificamos estudos epistemológicos relacionados, principalmente, à Aritmética, que tratam de diferentes temas, como: sistema de numeração, quatro operações, números, análise de livros didáticos.
Downloads
Metriche
Riferimenti bibliografici
ALVES-MAZZOTTI, A. J. A “revisão da bibliografia” em teses e dissertações: meus tipos inesquecíveis — o retorno. In: BIANCHETTI, Lucídio; MACHADO, Ana Maria Netto (org.). A bússola do escrever: desafios e estratégias na orientação de teses e dissertações. 3. ed. São Paulo: Cortez, 2012. p. 41-59.
ANGELO, C. B. Cenário da produção acadêmica em História da Matemática no ensino de matemática: uma análise reflexiva das teses e dissertações (1990 a 2010). 2014. Tese (Doutorado em Educação) – Programa de Pós-Graduação em Educação, Centro de Ciências Sociais Aplicadas, Universidade Federal do Rio Grande do Norte, Natal, 2014.
BARROS, R. J. A. do R. Pesquisas sobre história e epistemologia da matemática: contribuições para a abordagem da matemática no ensino médio. 2016. Tese (Doutorado em Educação) – Programa de Pós-Graduação em Educação, Centro de Ciências Sociais Aplicadas, Universidade Federal do Rio Grande do Norte, Natal, 2016.
BURKE, P. O que é história do conhecimento? Tradução: Cláudia Freire. São Paulo: Editora UNESP, 2016.
CASTILLO, Luis Andrés. Contribuições de um ambiente virtual para a divulgação das pesquisas em História da Matemática no Brasil. 2020. 187f. Dissertação (Mestrado em Educação em Ciências e Matemáticas) – Universidade Federal do Pará, Belém, 2020.
COSTA, David Antonio da; VALENTE, Wagner R. (org.). Saberes Matemáticos no curso primário: o que, como e por que ensinar? São Paulo: Livraria da Física, 2014.
GAMBOA, S. S. Pesquisa em Educação: métodos e epistemologias, 2. ed. Chapecó, SC: Argos, 2014.
GONÇALVES, F. D. da S. História da Educação Matemática no Brasil: contribuições das pesquisas para professores da educação básica. 2015. Dissertação (Mestrado em Educação) – Programa de Pós-Graduação em Educação, Centro de Ciências Sociais Aplicadas, Universidade Federal do Rio Grande do Norte, Natal, 2015.
HOFSTETTER, R.; SCHNEUWLY, B. Saberes: um tema central para as profissões do ensino e da formação. In: HOFSTETTER, Rita; VALENTE, Wagner Rodrigues (org.). Saberes em (trans) formação: tema central da formação de professores. São Paulo. Livraria da Física, 2017. p. 113-172.
MENDES, I. A. Cartografias da produção em História da Matemática no Brasil: um estudo centrado nas dissertações e teses defendidas entre 1990-2010. Relatório de Pesquisa (Bolsa Produtividade CNPq). Universidade Federal do Rio Grande do Norte, Natal, 2014.
MENDES, I. A. História para o Ensino de Matemática na formação de professores e na Educação Básica: uma análise da produção brasileira (1997-2017). Belém: UFPA, Projeto de pesquisa (Bolsa produtividade CNPq), 2018.
______. História para a Educação Matemática: apontamentos sobre as pesquisas brasileiras. Revista Exitus, Santarém, PA, v. 9, n. 2, p. 26-50, 2019.
VALENTE, W. R. A Matemática nos primeiros anos escolares: o desafio de escrever uma história da Educação Matemática comparativamente. JIEEM – Jornal Internacional de Estudos em Educação Matemática, v. 8, 2015.
______. Introdução: da naturalização do “dois e dois são quatro” para o debate teórico da matemática no suros primário. In: PINTO, Neuza Bertoni; VALENTE, Wagner Rodrigues (org.). Saberes Elementares Matemáticos em Circulação no Brasil: dos documentos oficiais às revistas pedagógicas, 1890-1970. São Paulo. Livraria da Física, 2016. p. 7-13.