Conhecimentos mobilizados a partir da construção do Promptuario de John Napier em um minicurso de extensão universitária

Autori

DOI:

https://doi.org/10.30938/bocehm.v8i23.5053

Parole chiave:

Promptuario para multiplicação, História da Matemática, Educação Matemática, Formação de Professores

Abstract

A partir da tentativa de sanar alguns dos problemas que se fazem presentes no cenário educacional, em especial, na educação básica, muitas das universidades elaboram projetos e estratégias que visam ampliar a formação de docentes, seja a formação inicial ou a continuada. Dentre esses projetos, estão os cursos e minicursos de extensão universitária, que podem ser voltados para a docência. Nesse sentido, este estudo tem a intenção de apresentar alguns conceitos matemáticos, que foram mobilizados pelos cursistas durante o minicurso ministrado na XXV Semana Universitária, da Universidade Estadual do Ceará, no qual estudou-se o instrumento matemático para multiplicações, denominado Promptuario, presente na obra Rabdologiae, Seu Numerationis per Virgulas..., publicado em 1617 e de autoria de John Napier. Para tanto, valemo-nos da pesquisa participante no que se refere à aplicação do minicurso enquanto objeto de estudo, bem como utilizamos a pesquisa descritiva, em caráter qualitativo, além de estarmos amparados na proposta de interface entre história e ensino de Matemática. Alicerçados nisso, foi possível elencar e justificar os conhecimentos matemáticos que foram mencionados pelos cursistas nos relatórios de atividade e durante os encontros realizados, tanto aqueles que foram identificados tendo como base a leitura do documento original adotado quanto os que estavam sendo mobilizados durante o processo de construção física do Promptuario para multiplicação. Em suma, com a aplicação do minicurso, não só disponibilizamos novos conhecimentos e recursos para os discentes, como também compreendemos que esse instrumento pode ser incorporado em uma proposta de interface entre história e ensino de Matemática, a partir de uma vinculação do conhecimento matemático, que está presente na sua construção e utilização, junto ao processo histórico-contextual, em que esse conhecimento foi concebido.

Palavras-chave: Promptuario para multiplicação; História da Matemática; Educação Matemática; Formação de Professores.

Downloads

I dati di download non sono ancora disponibili.

Metriche

Caricamento metriche ...

Biografie autore

Pedro Henrique Sales Ribeiro, Universidade Estadual do Ceará

Graduando no curso de Licenciatura em Matemática pela Universidade Estadual do Ceará. Foi bolsista do Programa Institucional de Bolsas de Iniciação a Docência (PIBID) no período de 2018 a 2020. Atualmente é membro do Grupo de Pesquisa em Educação e História da Matemática (GPEHM). Desenvolve projeto na área da Educação Matemática, com ênfase em História de Matemática, atuando principalmente nos seguintes temas: Fontes históricas, interface entre história e ensino de matemática e formação do professor de matemática.

Ana Carolina Costa Pereira, Universidade Estadual do Ceará

Possui graduação em Licenciatura em Matemática pela Universidade Estadual do Ceará (2001), mestrado em Educação Matemática pela Universidade Estadual Paulista Júlio de Mesquita Filho (2005), doutorado em Educação pela Universidade Federal do Rio Grande do Norte (2010) e pós-doutorado em Educação Matemática pela Pontifícia Universidade Católica de São Paulo. Ainda atua como docente Adjunta da Universidade Estadual do Ceará e líder do Grupo de Pesquisa em Educação e História da Matemática (GPEHM). Tem experiência na área de Educação Matemática, com ênfase em História de Matemática, atuando principalmente nos seguintes temas: formação de professores de matemática e interface entre história e ensino de matemática.

Gisele Pereira Oliveira, Universidade Estadual do Ceará

Doutoranda em Educação Matemática pela Universidade Estadual do Ceará (UECE). Professora de Matemática da Secretaria de Educação do Estado do Ceará (SEDUC), Fortaleza, Ceará, Brasil.

Riferimenti bibliografici

RASIL. Base Nacional Comum Curricular. Brasília: MEC, 2018. Disponível em: http://basenacionalcomum.mec.gov.br/abase/. Acesso em: 25 fev. 2021.

CEARÁ. Universidade Estadual do Ceará. Secretaria Estadual de Educação. O que é um curso de Extensão. 2021. Disponível em: http://www.uece.br/proex/cursos-de-extensao/o-que-e-um-curso-de-extensao/. Acesso em: 05 fev. 2021.

GATTI, Bernardete Angelina. Formação de professores no Brasil: características e problemas. Educ. Soc., Campinas, v. 31, n. 113, p. 1355-1379, Dec. 2010. Disponível em: https://www.scielo.br/pdf/es/v31n113/16.pdf. Acesso em 05 fev. 2021. https://doi.org/10.1590/S0101-73302010000400016

GIL, Antônio Carlos. Como elaborar projetos de pesquisa. 6 ed. São Paulo: Atlas, 2008.

HAVIL, Julian. John Napier: Life, Logarithms, and Legacy. New Jersey: Princeton University Press, 2014.

LOPES, Tania Oliveira. Aula expositiva dialogada e aula simulada: comparação entre estratégias de ensino na graduação em enfermagem. 2012. 125 f. Dissertação (Mestrado) - Curso de Enfermagem, Universidade de São Paulo, São Paulo, 2012.

MARCONI, Marina de Andrade; LAKATOS, Eva Maria. Fundamentos de Metodologia Científica. 5. ed. São Paulo: Atlas S.A, 2003. 311 p.

NAPIER, John. Rabdologiae, Seu Numerationis Per Virgulas: cum appendice de expeditíssimo Multiplicationes promptuario, quibus acessit e arithmeticea localis liber unus. In: RICE, Brian.; GONZÁLEZ-VELASCO, Enrique.; CORRIGAN, Alexander. The Life and Works of John Napier. Cham: Springer, 2017. p. 652-749.

PRODANOV, Cleber Cristiano; FREITAS, Ernani César de. Metodologia do Trabalho Científico: Métodos e Técnicas da Pesquisa e do Trabalho Acadêmico. 2. ed. Novo Hamburgo: Editora Feevale, 2013. 277 p.

RIBEIRO, Pedro Henrique Sales.; CAVALCANTE, Davi Souza.; PEREIRA, Ana Carolina Costa. O Procedimento de Construção das Varetas do Promptuario de John Napier (1550-1617). Boletim Cearense de Educação e História da Matemática, v. 7, n. 21, p. 112-121, 10 dez. 2020.

SAITO, Fumikazu; DIAS, Marisa da Silva. Interface entre história da Matemática e ensino: uma atividade desenvolvida com base num documento do século XVI. Ciênc. educ. (Bauru), Bauru, v. 19, n. 1, p. 89-111, 2013. Disponível em: https://www.scielo.br/pdf/ciedu/v19n1/07.pdf. Acesso em 05 fev. 2021.

https://doi.org/10.1590/S1516-73132013000100007.

Pubblicato

2021-06-17

Come citare

SALES RIBEIRO, P. H.; COSTA PEREIRA, A. C.; PEREIRA OLIVEIRA, G. Conhecimentos mobilizados a partir da construção do Promptuario de John Napier em um minicurso de extensão universitária. Boletim Cearense de Educação e História da Matemática, [S. l.], v. 8, n. 23, p. 1094–1107, 2021. DOI: 10.30938/bocehm.v8i23.5053. Disponível em: https://revistas.uece.br/index.php/BOCEHM/article/view/5053. Acesso em: 24 nov. 2024.

Fascicolo

Sezione

GT07 - Formação de Professores que ensinam Matemática