Timetoast Timeline como proposta para linha do tempo interativa e uso em Educação Matemática
DOI:
https://doi.org/10.30938/bocehm.v8i23.5040Parole chiave:
Timetoas Timeline, História da Matemática, Educação Matemática, Geometria, Atividades-históricas-com-tecnologiaAbstract
O Timetoast Timeline é um site que permite fazer linhas do tempo de maneira interativa e de melhor visualização, por meio de uma narrativa cronológica com informações como período do acontecimento e/ou pessoa, imagens e links vinculados e ainda com informações descritivas adicionais. O objetivo geral deste artigo é apresentar as funções, ferramentas e possibilidades que o Timetoast Timeline contém, visando as possibilidades de produção de trabalhos voltados para a História da Matemática (HM) na Educação Matemática. Por meio de um estudo de abordagem qualitativa feito mediante recursos como tutoriais e exploração do próprio site, apresentamos como utilizá-lo para a criação de linhas do tempo e gerenciamento de informações da HM. Além disso, exibiremos como utilizamos essa plataforma para produzir uma linha do tempo interativa selecionando tópicos de HM com ênfase em Geometria, baseando-se em trabalhos publicados anteriormente, buscando fomentar atividades-históricas-com-tecnologia. No Timetoast Timeline, adicionamos em uma ordem cronológica todos os personagens encontrados no Mactutor History of Mathematics Archive, site que apresenta uma linha do tempo e biografia de estudiosos do campo da matemática, que trabalharam com estudos de natureza geométrica, seja na própria matemática ou em outras áreas como astronomia, engenharia e entre outros, e, adjunto, período em que viveu, um tópico histórico sobre o mesmo, uma imagem que o representa, algumas de suas obras relacionadas a sua produção e onde tais documentos estão disponibilizados (sejam nos formatos digitais ou físicos, quando encontrados). Como resultado, além da apresentação desse recurso, produzimos uma linha do tempo parcial, baseando-se no levantamento obtido durante a pesquisa cujo processo de produção revelamos neste trabalho.
Palavras-chave: Timetoast Timeline; História da Matemática; Educação Matemática; Geometria; atividades-históricas-com-tecnologia.
Downloads
Metriche
Riferimenti bibliografici
BENNETT, Rob. TimeToast Timeline Tutorial. Youtube. 2020. Disponível em: https://www.youtube.com/watch?v=McpYUX9ozvU&t=406s . Acesso em: 24 de fev. 2021. 10:51
BOYLE, Daniel. Using Timetoast Timeline Maker. Youtube. Disponível em: https://www.youtube.com/watch?v=I7M4MiGFa5w&t=1s . Acesso em: 24 de Fev. 2021 05:31
COSTA, Allyson Emanuel Januário da; SOUSA, Giselle Costa de. Investigando a Conjunção entre História da Matemática e Tecnologias de Informação e Comunicação, por meio de um Levantamento Bibliográfico em Eventos Internacionais de Educação Matemática. Revista Boletim Cearense de Educação e História da Matemática, Ceará, v.04, n.11, 06 – 21. (2017).
NEVES, José Luis. Pesquisa Qualitativa – Características, Usos e Possibilidades. Caderno de Pesquisas em Administração, São Paulo, v.1, nº 3, 2º SEM./1996.
O'CONNOR, John J.; ROBERTSON, Edmundo F.. Mactutor History of Mathematics archive. Disponível em: https://www-history.mcs.st-and.ac.uk/. Acesso em: 02 nov. 2019.
PAYSEN, Erin. Timetoast Student Tutorial. Youtube. 2017. Disponível em: https://www.youtube.com/watch?v=FLzvlzXQLco&t=1s. Acesso em: 24 de fev. 2021. 06:05
SOUSA, Giselle Costa De; GOMES, Anna Beatriz De Andrade. Aporte para a promoção de atividades-históricas-com-tecnologia. Research, Society and Development, v. 9, n. 5, p. 1689–1699, 2020.
UBN – CEAD. Timetoast – Criação de linhas do tempo. Youtube. 2020. Disponível em: https://www.youtube.com/watch?v=a8QfLGqafQA . Acesso em: 247 de fev. 2021. 6:46
VÁZQUEZ, P. S.; REY, G.; BOUBÉE, C.. “El concepto de función a través de la Historia”. Revista Ibero americana de Educação Matemática. v. 4, n. 6, pp. 141- 151, Dez. 2008.