A UTILIZAÇÃO DA HISTÓRIA DA MATEMÁTICA EM APLICAÇÕES DE CONTEÚDOS NA EDUCAÇÃO BÁSICA

REFLEXÕES DE ENSINO NO MUNICÍPIO DE CRATEÚS-CE

Autores/as

  • Edina Carla de Sousa de Mesquita Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia do Ceará
  • Vanessa Araújo Sales Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia do Ceará

DOI:

https://doi.org/10.30938/bocehm.v7i20.2837

Palabras clave:

Conteúdos Matemáticos; Ensino e Aprendizagem; História da Matemática; Professor de Matemática

Resumen

O ensino da Matemática como disciplina obrigatória no currículo na Educação Básica mostra-se desafiador, pois inúmeros estudantes demonstram dificuldade de assimilar os conteúdos. Com isso, refletimos sobre o ensino da história da Matemática em consonância com a matéria escolar. A presente pesquisa apresenta como objetivo geral investigar a utilização da história da Matemática aplicada aos conteúdos na Educação Básica no município de Crateús-CE, além de propor reflexões acerca da forma que os profissionais docentes trabalham com a história da Matemática no contexto do processo ensino aprendizagem. Considerando a Geometria, existem fatos históricos que enriquecem o ensino tornando o estudo de postulados e teoremas mais significativos. Assim, propomos também desconstruir a ideia de aplicação uma matemática mística, pois algumas teorias que antes eram apresentadas sem explicação prévia, agora são relacionadas com a história e as condições nas quais foram elaboradas. Este artigo tem como enfoque uma pesquisa por meio de abordagem qualitativa, desenvolvida com professores de matemática da rede pública e privada de ensino na educação básica do município de Crateús-CE, localizada na microrregião do Sertão de Inhamuns, sobre a importância de ter a história da matemática introduzida nas aulas como um suporte para a melhor compreensão dos alunos em relação aos conteúdos ministrados. Aplicamos um questionário com cinco perguntas objetivas sobre o tema citado, para avaliarmos como o ensino da história dos conteúdos matemáticos é tratado pelos professores e alunos. Visto que, há uma grande dificuldade dos alunos em assimilar alguns conteúdos e a história da matemática seria uma forma de tentar diminuir esse desentendimento, pois se eles soubessem como surgiu o conteúdo e a sua importância dentro da matemática haveria um maior interesse e comprometimento dos alunos em relação à matemática. Para o estudo nos embasamos em autores como Batarce (2003),Bicudo& Borba (2005), D’Ambrósio (1996), De Gasperi (2008), Lins & Gimenez (1992), Mendes (2009), entre outros.   

Descargas

Los datos de descargas todavía no están disponibles.

Métricas

Cargando métricas ...

Citas

BATARCE, M. S. Um Contexto Histórico para Análise Matemática para uma Educação Matemática. Dissertação de mestrado. Rio Claro: Unesp, 2003.

BICUDO, Maria A. Viggiani; BORBA, Marcelo de Carvalho (Orgs.). Educação Matemática : Pesquisa em Movimento. São Paulo: Cortez Editora, 2004.

D’AMBROSIO, U. História da Matemática e Educação. In: Cadernos CEDES 40. História e Educação Matemática. 1ª ed. Campinas, SP: Papirus, 1996, p.7-17.

DE GASPERI, Wlasta N. H. A história da matemática como instrumento para a interdisciplinaridade na educação básica,2008. Disponível em: <http://www.diaadiaeducacao.pr.gov.br/portals/pde/arquivos/701-4.pdf > . Acesso em: 28 de dezembro de 2019.

GIL, A. C. Como elaborar projetos de pesquisa. São Paulo: Atlas, 2002.

LINS, R. C. & GIMENEZ, J. Perspectivas em Aritmética e Álgebra para o Século XXI. Campinas: Papirus, 1992.

MENDES, Iran Abreu. Matemática e investigação em sala de aula: tendo redes cognitivas na aprendizagem / Iran Abreu Mendes. –Ed. Ver. E aum.- São Paulo: Editora Livraria da Física, 2009.

Publicado

2021-06-05

Cómo citar

DE SOUSA DE MESQUITA, E. C.; ARAÚJO SALES, V. A UTILIZAÇÃO DA HISTÓRIA DA MATEMÁTICA EM APLICAÇÕES DE CONTEÚDOS NA EDUCAÇÃO BÁSICA: REFLEXÕES DE ENSINO NO MUNICÍPIO DE CRATEÚS-CE. Boletim Cearense de Educação e História da Matemática, [S. l.], v. 7, n. 20, p. 148–157, 2021. DOI: 10.30938/bocehm.v7i20.2837. Disponível em: https://revistas.uece.br/index.php/BOCEHM/article/view/2837. Acesso em: 21 nov. 2024.