A HISTÓRIA DA MATEMÁTICA NO ENSINO E NA APRENDIZAGEM DA MULTIPLICAÇÃO
DOI:
https://doi.org/10.30938/bocehm.v5i14.223Palabras clave:
História da Matemática; Ensino e Aprendizagem; Multiplicação.Resumen
O presente trabalho apresenta resultados parciais de uma pesquisa de natureza bibliográfica que estudou a importância da utilização da História da Matemática como recurso metodológico no desenvolvimento da prática pedagógica nos primeiros anos do Ensino Fundamental. No texto são enfatizadas questões vinculadas ao ensino dos algoritmos da multiplicação. Também são apresentados e descritos vários procedimentos, técnicas e métodos produzidos e utilizados no passado, por diversos povos, em diferentes regiões, para a realização de cálculos relacionados a multiplicação, a saber: a multiplicação realizada com os dedos das mãos, a multiplicação desenvolvida pelos egípcios, a multiplicação em gelosia ou multiplicação em grade, a multiplicação utilizada pelos russos e a multiplicação pelas barras criadas pelo escocês John Napier. O texto apresenta ainda ideias importantes que justificam a utilização da História da Matemática no processo educativo e os impactos que promove na aquisição de conhecimentos por parte do aprendiz. Pelo estudo realizado foi constatado que o recurso à História da Matemática como estratégia metodológica contribui efetivamente para a melhoria do ensino e da aprendizagem dos conteúdos matemáticos trabalhados pelos docentes nos anos iniciais. A História da Matemática motiva e estimula a participação dos alunos no processo educativo, enriquece o desenvolvimento das aulas, esclarece dúvidas e questionamentos, demonstra a evolução dos conceitos e das ideias matemáticas ao longo do tempo, deixando claro que esta ciência está em constante evolução, em permanente transformação, rompendo assim com as ideias de alguns professores e alunos que concebem a Matemática como um saber estático, hermético, composto de conhecimentos inquestionáveis e imutáveis.