Historical activities in educational products of professional masters courses for teaching arithmetic

Authors

DOI:

https://doi.org/10.30938/bocehm.v11i32.12310

Keywords:

History of Arithmetic, Historical Activities, Arithmetic Operations, Early Years, Teacher Training

Abstract

This work has as its object of study a selection of educational products from professional master's dissertations that contain historical activities related to the teaching of arithmetic operations for the Initial Years or that can be adaptable for the final years of Elementary School. Our objective is to provide an annotated description of these products and indicate how teachers can use them in the classroom. To achieve our objective, we carried out qualitative bibliographical research, characterized by surveying, classifying, and grouping educational products that use history to teach Mathematics, with the intention of identifying mathematical content related to arithmetic operations aimed at the Initial Years, aiming at their possible use in this level of education, as they constitute an important contribution to the research carried out in professional master's degrees in the country. The results point to possibilities for using these educational products as a complement to the program established in textbooks and classroom practices, and can be adapted for teaching in the Early Years. It is up to the teacher to make the appropriate treatment and adaptations for its use in pedagogical action.

Downloads

Download data is not yet available.

Metrics

Metrics Loading ...

Author Biographies

Marcos Paulo Santos Monteiro, Universidade Federal do Pará - UFPA

Graduando em Licenciatura Integrada em Educação em Ciências, Matemática e Linguagens na Universidade Federal do Pará/IEMCI, residente bolsista capes no projeto residência pedagógica -subprojeto matemática IEMCI-UFPA. Pesquisador da área de historia pra o ensino de matemática, educação matemática e interdisciplinaridade na formação docente.

Iran Abreu Mendes, Universidade Federal do Pará - UFPA

Bolsista Produtividade em Pesquisa Nível 1C do CNPq, Possui graduação em Licenciatura em Matemática e em Licenciatura em Ciências, ambas pela Universidade Federal do Pará (1983), Especialização em Ensino de Ciências e Matemática pela Universidade Federal do Pará (1995), Mestrado em Educação pela Universidade Federal do Rio Grande do Norte (1997), Doutorado em Educação pela Universidade Federal do Rio Grande do Norte (2001) e Pós-doutorado em Educação Matemática pela UNESP/Rio Claro (2008). Atualmente é professor Titular do Instituto de Educação Matemática e Científica da Universidade Federal do Pará (IEMCI), onde atua como pesquisador do Programa de Pós-graduação em Educação em Ciências e Matemáticas. Tem experiência no ensino de Cálculo, Geometria Analítica e Euclidiana, História da Matemática, História da Educação Matemática, Didática da Matemática e Fundamentos Epistemológicos da Matemática. Desenvolve pesquisas sobre: Epistemologia da Matemática, História da Matemática, História da Educação Matemática, História para o Ensino de Matemática, Práticas Socioculturais e Educação Matemática, Diversidade Cultural e Educação Matemática. Líder do Grupo de Pesquisa Práticas Socioculturais e Educação Matemática (GPSEM/UFPA). E-mail: iamendes1@gmail.com

References

CASTILLO, Luis Andrés; MENDES, Iran Abreu. O CREPHIMAT como um ambiente virtual sobre as pesquisas em História da Matemática. Revista de Matemática, Ensino e Cultura - REMATEC, n. 32, p.163-176. 2019. https://doi.org/10.37084/REMATEC.1980-3141.2019.n32.p163-176.id210

CASTILLO, Luis Andrés; MENDES, Iran Abreu. El uso del ambiente virtual CREPHIMAT para promover la história en la enseñanza de la matemática. PARADIGMA, n. 41, p.88-115, 2020. https://doi.org/10.37618/PARADIGMA.1011-2251.2020.p88-115.id833

BISSI, Tiago. Álgebra e história da matemática: análise de uma proposta de ensino a partir da matemática do antigo Egito. 2016. 149 f. Dissertação (Mestrado em Educação em Ciências e Matemática) - Instituto Federal do Espírito Santo, Vitória, 2016. Disponível em: https://repositorio.ifes.edu.br/handle/123456789/119

BRASIL, Ministério da Educação. Base Nacional Comum Curricular. Brasília, MEC, 2018.

GARCIA, Fabiano Teixeira. Atividades de prática em EAD: história da Matemática para formação inicial de professores. 2013.179 f. Dissertação de Mestrado Profissional. Programa de Pós-graduação em Educação Matemática- Produto Educacional. Ouro Preto: UFOP, 2013.

LINHARES, Ilma Ribeiro. História na educação matemática: uma proposta para o ensino de medidas no ensino fundamental. 2016. 101f Dissertação (Mestrado Profissional) Universidade Federal de Minas Gerais, Faculdade de Educação, Promestre Programa de Pós-Graduação Educação e Docência, Belo Horizonte, 2016.

MELLO, Albimar Gonçalves de. Recorte dos produtos educacionais em história no ensino da matemática e em didática da matemática a partir das dissertações e teses defendidas no Brasil entre 1990-2010. 99f Dissertação de Mestrado Profissional. Programa de Pós-graduação em Ensino de Ciências Naturais e Matemática. Natal: Universidade Federal do Rio Grande do Norte, 2012.

MENDES, Iran Abreu. História para o Ensino de Matemática na Formação de Professores e na Educação Básica: uma Análise da Produção Brasileira (1997 -2017). Projeto de Pesquisa. Universidade Federal do Pará, Belém, 2017.

MENDES, Iran Abreu. História para o Ensino de Matemática na Formação de Professores e na Educação Básica: uma Análise da Produção Brasileira (1997 -2017). Relatório de Pesquisa. Universidade Federal do Pará, Belém, 2021.

MENDES, Iran Abreu. Uma história das pesquisas em História da Matemática no Brasil: produções, disseminações e contribuições à formação de professores de Matemática. Projeto de Pesquisa. Universidade Federal do Pará, Belém, 2018.

MENDES, Iran Abreu. Uma história das pesquisas em História da Matemática no Brasil: produções, disseminações e contribuições à formação de professores de Matemática. Relatório de Pesquisa. Universidade Federal do Pará, Belém, 2022.

MENDES, Iran Abreu. Movimentos sequenciais históricos (MSH) como forma de abordagem da matemática na escola. Belém: Flecha do tempo, 2023.

MORAES, Edvaldo Alves de. Interface entre história e ensino de Matemática: um movimento lógico-histórico da medição do tempo e a atividade orientadora de ensino. Dissertação. Programa de Pós-Graduação em Docência para a Educação Básica. Universidade Estadual Paulista “Júlio De Mesquita Filho”. Bauru, 2018.

MORAES, Edvaldo Alves. Interface entre história e ensino de matemática: um movimento lógico-histórico da medição do tempo e a atividade orientadora de ensino. 2018. 138 f. 2018. Dissertação (Mestrado em Docência para Educação Básica) – Universidade Estadual Paulista, Bauru-SP. 2018 Disponível em: http://hdl.handle.net/11449/153084

MORAES, Fernanda Carpintero de. Um passo de cada vez: conhecendo as unidades de medida através da sua história. 2019. 99 f. Dissertação (Mestrado Profissional PROFMAT). Universidade Federal de São Carlos, São Carlos-SP, 2019. Disponível em: https://repositorio.ufscar.br/handle/ufscar/11630

ROMÃO, Freud. Matemática Védica no ensino das quatro operações. 2013. 146 f. Dissertação (Mestrado em Ensino de Ciências Naturais e Matemática) - Universidade Federal do Rio Grande do Norte, Natal, 2013. Disponível em: https://repositorio.ufrn.br/handle/123456789/16092

SANCHEZ GAMBOA, Silvio. Epistemologia da pesquisa em educação. Campinas; Práxis, 1998.

SANCHEZ GAMBOA, Silvio. Pesquisa em educação: métodos e epistemologias. 2. ed. Chapecó/SC: Argos, 2012.

SILVA, Alexandre Oliveira da. A evolução dos algoritmos das operações aritméticas ao longo da história. Dissertação de Mestrado Profissional. Pós-Graduação em Educação Matemática. Vassouras: USS, 2016.

Published

2024-05-01

How to Cite

MONTEIRO, M. P. S.; MENDES, I. A. Historical activities in educational products of professional masters courses for teaching arithmetic. Boletim Cearense de Educação e História da Matemática, [S. l.], v. 11, n. 32, p. 1–20, 2024. DOI: 10.30938/bocehm.v11i32.12310. Disponível em: https://revistas.uece.br/index.php/BOCEHM/article/view/12310. Acesso em: 22 jul. 2024.

Most read articles by the same author(s)