O ENSINO DE SEQUÊNCIAS NUMÉRICAS POR MEIO DOS NÚMEROS TRIANGULARES UTILIZANDO A HISTÓRIA DA MATEMÁTICA

Autor/innen

  • Thalya Cristiny Sousa Masseno EEEP Professor Francisco Aristóteles de Sousa
  • Ana Carolina Costa Pereira

DOI:

https://doi.org/10.30938/bocehm.v7i19.2979

Schlagworte:

Números Triangulares., História da Matemática., Material Manipulável.

Abstract

Este estudo, é uma proposta de atividades didáticas envolvendo o conteúdo de sequências numéricas por meio dos números triangulares, partindo do estudo documental de pesquisas já realizadas sobre o tema. A sequência numérica é um assunto que muitos alunos têm dificuldade, principalmente porque eles não conseguirem enxergar o infinito, muito menos, a soma de elementos infinitas vezes. Por esse motivo, esta pesquisa foi desenvolvida para o professor ter um novo apoio pedagógico, tendo como objetivo conhecer as contribuições dos números triangulares para o estudo de sequências numéricas por meio de atividades didática no ensino médio. Através de atividades que utilizam a história da matemática e material manipulável no estudo dos números triangulares. Para produção deste estudo, foram utilizados a pesquisa documental e bibliográfica, pois analisamos estudos sobre os números triangulares. Dentre elas, estavam a história da matemática, os conceitos matemáticos dos números triangulares, e as que trabalhavam com materiais manipuláveis. Portanto, foram elaboradas atividades, que auxiliarão os professores no ensino de sequência numérica. Podendo ser realizadas com a sequência didática ou com as atividades orientadoras de estudos.

Downloads

Keine Nutzungsdaten vorhanden.

Metriken

Metriken werden geladen ...

Literaturhinweise

BERMEJO, Ana Priscila Borges; MORAES, Mônica Suelen Ferreira de; GRAÇA, Vagner Viana da. Análise das dificuldades do ensino de progressões. In: ENCONTRO PARAENSE DE EDUCAÇÃO MATEMÁTICA, 7., 2010, Belém. Anais [...] . Belém: Sbem, 2010. p. 1 - 17.

BOTAS, Dilaila; MOREIRA, Darlinda. A utilização dos materiais didáticos nas aulas de Matemática – Um estudo no 1º Ciclo. Revista Portuguesa de Educação, Braga, v. 26, n. 1, p.253-286, mar. 2013.

BRASIL. Base Nacional Comum Curricular. Brasília: MEC, 2017. BRASIL. Secretaria de Educação Média e Tecnológica. Parâmetros curriculares nacionais (Ensino Médio) – Linguagens, Códigos e suas Tecnologias. Brasília, 2000.

CONTADOR, Paulo Roberto Martins. A matemática na arte e na vida. São Paulo: Editora Livraria da Física, 2015. EVES, Howard. Introdução à história da matemática. Campinas: Unicamp, 2011.

KRIPKA, Rosana Maria Luvezute; SCHELLER, Morgana; BONOTTO, Danusa de Lara. Pesquisa Documental: considerações sobre conceitos e características na Pesquisa Qualitativa. Atas – Investigação Qualitativa na Educação, Porto Alegre, v. 2, p.243- 247, 21 jul. 2015.

MOL, Rogério S.. Introdução à História da Matemática. Belo Horizonte: CAEDUFMG, 2013.

MOURA, Manoel Oriosvaldo de; ARANJO, Elaine Sampaio; MORETTI, Vanessa Dias; Panossian, Maria Lúcia; Ribeiro, Flávia Dias. Atividade Orientadora de Ensino: unidade entre ensino e aprendizagem. Diálogo Educação, Curitiba, v. 10, n. 29, p.205- 229, jan./abr. 2010.

OLIVEIRA, Vanessa Castro de; OLIVEIRA, Cristiano Peres; VAZ, Francieli Aparecida. a história da matemática e o processo de ensino aprendizagem. In: EREMAT -ENCONTRO REGIONAL DE ESTUDANTES DE MATEMÁTICA DA REGIÃOSUL, 20., 2014, Bagé. Anais [...] . Bagé: Unipampa, 2014. p. 1 - 4.

PEREIRA, Ana Carolina Costa; SAITO, Fumikazu. Os instrumentos matemáticos na interface entre história e ensino de matemática: compreendendo o cenário nacional nos últimos 10 anos. : compreendendo o cenário nacional nos últimos 10 anos. Boletim Cearense de Educação e História da Matemática, Fortaleza, v. 4, n. 11, p. 1-12, ago. 2018.

Veröffentlicht

2020-04-11

Zitationsvorschlag

MASSENO, T. C. S.; PEREIRA, A. C. C. O ENSINO DE SEQUÊNCIAS NUMÉRICAS POR MEIO DOS NÚMEROS TRIANGULARES UTILIZANDO A HISTÓRIA DA MATEMÁTICA. Boletim Cearense de Educação e História da Matemática, [S. l.], v. 7, n. 19, p. 103–115, 2020. DOI: 10.30938/bocehm.v7i19.2979. Disponível em: https://revistas.uece.br/index.php/BOCEHM/article/view/2979. Acesso em: 23 nov. 2024.

Am häufigsten gelesenen Artikel dieser/dieses Autor/in

<< < 1 2 3 4 > >>