Investigando a articulação entre objetos de aprendizagem, história da matemática e formação de professores por meio de levantamentos bibliográficos em plataformas nacionais e internacionais
DOI:
https://doi.org/10.30938/bocehm.v10i28.9996Palavras-chave:
Objeto de Aprendizagem, História da Matemática, Formação de Professores, Ensino de Matemática, Levantamento bibliográficoResumo
Esse artigo objetiva conhecer o cenário de investigação promovido pela articulação entre Tecnologias Digitais da Informação e Comunicação (TDIC), como Objetos de Aprendizagem (OA), História da Matemática (HM) e Formação de Professores, em plataformas bibliográficas de natureza nacional e internacional. Entre os ambientes pesquisados nacionalmente, identificamos a Biblioteca Digital Brasileira de Teses e Dissertações (BDTD) e o Catálogo de Teses e Dissertações da Coordenação de Aperfeiçoamento de Pessoal de Nível Superior (CAPES), já os ambientes de natureza internacional, foram o Networked Digital Library of Theses and Dissertations (NDLTD) e JSTOR. O levantamento foi mediado através da pesquisa com o uso de determinadas palavras-chave/ descritores de busca, usando conectivos booleanos de interseção e critérios para refinamento. O percurso metodológico foi delineado a partir da primeira fase da metodologia Engenharia Didática, intitulada por Análises Preliminares, caracterizada pela realização de levantamentos bibliográficos que forneceram informações quanto a um determinado contexto de pesquisa. Entre os resultados, no filtro temporal de 2016 a 2022, coletamos dentre os critérios de tratar obrigatoriamente de OA e contemplar mais um dos outros dois descritores pontuados, de um total de 20.841 sem repetição de materiais e sem reduções por critérios, já com refinamentos obtemos 1.773 e, após análises previamente determinadas selecionamos cinco materiais, sendo quatro dissertações e uma tese, que se adequavam as orientações. Desses cinco, todos faziam parte da esfera nacional, pois internacionalmente não foram encontrados nenhum que se adequasse. Por fim, observamos uma fragilidade de discussões científicas em relação a estudos que articulem as tecnologias de OA com a história da Matemática e a Formação de professores de Matemática no âmbito nacional e internacional.
Downloads
Métricas
Referências
ALMOULOUD, S. A; SILVA, M. J. F. Engenharia Didática: evolução e diversidade. REVEMAT: R. Eletr. de Edu. Matem. Florianópolis, v. 7, n.2, p. 26 – 27, 2012.
ARAÚJO, J. L.; BORBA, M. C. Construindo pesquisas coletivamente em Educação Matemática. In: FIORENTINI, D.; GARNICA, A. V. M.; BICUDO, M. A. V. (Orgs.). Pesquisa Qualitativa em Educação Matemática. 2. ed. Belo Horizonte: Autêntica, 2004. cap. 2 e 4, p. 49-78, p. 101-114.
BRASIL. Ministério da Educação; Secretaria de Educação Básica. Base Nacional Comum Curricular. Brasília: MEC/ SEB, 2018.600 p.
BRASIL. Secretaria de Educação Fundamental. Parâmetros curriculares nacionais: Matemática. Brasília: MEC/ SEF, 1998. 148p.
BRASIL. Resolução CNE/ CP nº 2 de 20 de dezembro de 2019. Define as Diretrizes Curriculares Nacionais para a Formação Inicial de Professores para a Educação Básica e institui a Base Nacional Comum para a Formação Inicial de Professores da Educação Básica (BNC- Formação). Brasília: Diário Oficial da União, 10 fev. 2020.
BORBA, M. de C.; SILVA, R. S. R. da; GADANIDIS, G. Fases das Tecnologias Digitais em Educação Matemática: sala de aula e internet em movimento. 3. Ed. Belo Horizonte: Autêntica, 2021.
BORBA, M. de C. The future of mathematics education since COVID-19: humans-with-media or humans-with-non-living-things. Educacional Studies in Mathematics, 108: 385-400, 2021.
CASTRO -FILHO, J.A. Objetos de Aprendizagem e sua utilização no Ensino de Matemática. 2000. Disponível em: <http://www.pucrs.br/ciencias/viali/tic_literatura/artigos/objetos/Castro_Filho.pdf>. Acesso em: 14 de ago. 2017.
OLIVEIRA, G. P. A percepção dos professores de Matemática sobre o uso pedagógico de Objetos de Aprendizagem na formação inicial e continuada.2018. 156f. Dissertação (Mestrado Profissional em ensino de Ciências e Matemática) –Universidade Federal do Ceará –UFC, Fortaleza 2018a.
OLIVEIRA, G. P de. Sobre tecnologias e educação Matemática – fluência, convergência e o que isto tem a ver com aquilo. In: OLIVEIRA, G. P.; ALMOULOUD, S. Ag; SILVA, A. J. F. da; COUTINHO, C. Q.; GAITA, C. Educação Matemática: epistemologia, didática e tecnologia. São Paulo: Editora Livraria da Física, 2018b.
OLIVEIRA, G. P.; PEREIRA, A. C. C. O uso da Engenharia Didática como ferramenta facilitadora para a utilização e produção de Objetos de Aprendizagem a partir da formação inicial e continuada de professores de Matemática. Boletim Cearense de Educação e História da Matemática, [S. l.], v. 5, n. 13, p. 46–65, 2018. DOI: 10.30938/bocehm.v5i13.19. Disponível em: https://revistas.uece.br/index.php/BOCEHM/article/view/19. Acesso em: 4 jan. 2023.
PAIS, L. C. Didática da Matemática: uma análise da influência francesa. 2. ed. Belo Horizonte: Autêntica, 2008.
PINHEIRO, A. C. M.; BORGES NETO, H.; PINHEIRO, T. S. M. Quando e como utilizar o Ambiente Computacional para o Ensino de Conceitos Matemáticos: uma proposta de organização do trabalho docente. In: SANTOS, A. N.; ROGÉRIO, P. (Orgs.). Currículo: diálogos possíveis. Fortaleza: Edições UFC, 2013. p. 149-164.
SANTOS, J. A. dos. Objetos Educacionais Digitais: critérios de avaliação para uso no ensino e na aprendizagem de Química, 148f. 2016. Tese (Programa de Ensino, Filosofia e História das Ciências) – Universidade Federal da Bahia, 2016.
RIBEIRO, André Ricardo Antunes. Concepções e percepções de professores de matemática atuantes na modalidade EAD sobre a utilização de objetos de aprendizagem. 2020. Dissertação (Mestrado em Formação Científica, Educacional e Tecnológica) - Universidade Tecnológica Federal do Paraná, Curitiba, 2020.
RILLERO, P. The Enlightenment Revolution: A Historical Study of Positive Change Though Science Teacher Education. Journal of Science Teacher Education, vol. 4, n. 2, , pp 37-43, 1993.
SILVA, M. M. da. A confluência entre história e filosofia da ciência e o uso de objetos virtuais de aprendizagem: um estudo de caso na formação docente. 191f. 2018. Dissertação (Mestrado Profissional em Ensino de Ciências Naturais e Matemática) - Centro de Ciências Exatas e da Terra, Universidade Federal do Rio Grande do Norte, Natal, 2018a.
SILVA, J. A. B. da. Objetos de aprendizagem aplicados ao ensino da trigonometria: revelando elementos a partir do movimento histórico e lógico. 2018. 123 f. Dissertação (Mestrado em Formação Científica, Educacional e Tecnológica) - Universidade Tecnológica Federal do Paraná, Curitiba, 2018b.
SOUSA, G. C. de. Reflexões sobre aliança entre HM, TDIC e IM. In: SOUSA, G.C. (Org.). Aliança entre História da Matemática e Tecnologias via Investigação Matemática: reflexões e práticas. São Paulo. Editora Livraria da Física, 2020.
Downloads
Publicado
Como Citar
Edição
Seção
Licença
Copyright (c) 2023 Gisele Pereira Oliveira, Ana Carolina Costa Pereira
Este trabalho está licenciado sob uma licença Creative Commons Attribution 4.0 International License.