Metodologias ativas no ensino de geografia
a utilização de charges no processo de ensino e aprendizagem
DOI:
https://doi.org/10.47149/pemo.v3i2.4409Palavras-chave:
Ensino de Geografia, Charges, Metodologia Ativa, Aprendizagem LúdicaResumo
O presente trabalho tem como objetivo discutir acerca da utilização de charges no ensino de Geografia, considerando os limites e as potencialidades dessa atividade enquanto metodologia ativa no processo ensino-aprendizagem. Consideramos para a realização desse trabalho a experiência obtida por meio de uma aula expositiva dialogada em uma turma de 9° ano da Escola Municipal Projeto Nascente, na cidade de Fortaleza/CE. Para a consecução desta, considerou-se como ponto de partida a revisão de literatura que alberga a temática abordada. Procurou-se exercitar o pensamento e a interação dos estudantes do ensino básico a partir da apreensão e capacidade de assimilação dos conteúdos abordados, analisando por meio da atividade proposta, e discutida neste trabalho, a melhoria da qualidade do ensino, uma vez que através das atividades lúdicas os educandos podem dar significado ao que aprendem durante as aulas de Geografia.
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