Avaliação Educacional e o Encceja: trajetórias e desafios
DOI:
https://doi.org/10.47149/pemo.v7.e15658Palavras-chave:
Avaliação Educacional, Encceja, HistoricidadeResumo
A avaliação foi, por muito tempo, confundida com a prática de examinar, mas foi precisamente como “exame” que o ato de avaliar teve suas primeiras funções e, somente com o tempo e o aprimoramento dos tipos e concepções avaliativas, foi possível compreender o desenvolvimento e a construção das identidades da avaliação educacional. Este estudo traça o perfil da referida prática e propõe um rememorar da sua historicidade a partir de uma pesquisa bibliográfica de estudos tais como os de Bonamino e Sousa (2012) sobre as três gerações da avaliação, além da explanação sobre as avaliações em larga escala, dentre elas, o Encceja, com destaque para o estudo de Santos e Santos (2021), acerca desse exame voltado à Educação de Jovens e Adultos. Foi possível verificar a importância da evolução das avaliações em larga escala e o papel relevante do Encceja na verificação da aprendizagem.
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