Avaliação Educacional e o Encceja: trajetórias e desafios

Autores/as

DOI:

https://doi.org/10.47149/pemo.v7.e15658

Palabras clave:

Evaluación educativa, Encceja, Historicidad

Resumen

A avaliação foi, por muito tempo, confundida com a prática de examinar, mas foi precisamente como “exame” que o ato de avaliar teve suas primeiras funções e, somente com o tempo e o aprimoramento dos tipos e concepções avaliativas, foi possível compreender o desenvolvimento e a construção das identidades da avaliação educacional. Este estudo  traça o perfil da referida prática e propõe um rememorar da sua historicidade a partir de uma pesquisa bibliográfica de estudos tais como os de Bonamino e Sousa (2012) sobre as três gerações da avaliação, além da explanação sobre as avaliações em larga escala, dentre elas, o Encceja, com destaque para o estudo de Santos e Santos (2021), acerca desse exame voltado à Educação de Jovens e Adultos. Foi possível verificar a importância da evolução das avaliações em larga escala e o papel relevante do Encceja na verificação da aprendizagem.

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Biografía del autor/a

Maria Irilene Alves dos Santos , Universidad Federal de Ceará

Estudiante de Maestría y Doctorado en Educación – Programa de Postgrado en Educación de la Universidad Federal de Ceará (PPGE/UFC)
Licenciatura en Matemáticas – Instituto Federal de Educación de Ceará (IFCE Campus Canindé-CE)
Docente del Departamento de Educación del Municipio de Canindé (PYME/Canindé, CE)
CV breve: Miembro del Centro de Investigación en Evaluación Educativa (NIAVE/IFCE/CNPq) y del Grupo de Investigación Instrumentos, Modelos y Políticas para la Evaluación Educativa (IMPA/UECE/CNPq). Tiene experiencia en el área de Educación, con énfasis en Educación Básica en las subáreas de Pedagogía y Matemáticas.

Ana Paula de Medeiros Ribeiro , Universidad Federal de Ceará

Licenciatura en Pedagogía (2004).

Maestría y Doctorado en Programa de Postgrado en Educación de la Universidad Federal de Ceará (PPGE/UFC).

Pasantía Post-Doctoral en Boston College, Massachusetts - USA. 

Mini CV: Coordinador del Programa de Posgrado en Tecnología Educativa de la UFC, profesor permanente del Programa de Posgrado en Evaluación de Políticas Públicas de la UFC y miembro titular de la Academia Cearense da Língua Portuguesa y de la Asociación de Periodistas y Escritores de Brasil.

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Publicado

2025-11-25

Cómo citar

ALVES DOS SANTOS , M. I.; DE MEDEIROS RIBEIRO , A. P. Avaliação Educacional e o Encceja: trajetórias e desafios. Práticas Educativas, Memórias e Oralidades, [S. l.], v. 7, p. e15658, 2025. DOI: 10.47149/pemo.v7.e15658. Disponível em: https://revistas.uece.br/index.php/revpemo/article/view/15658. Acesso em: 5 dic. 2025.