Psicopedagogia aplicada ao ensino de geografia: superando barreiras de aprendizagem

overcoming learning barriers

Autores

DOI:

https://doi.org/10.47149/pemo.v6.e13398

Palavras-chave:

Geografia Escolar, Dificuldades de Aprendizagem, Inclusão, Estratégias.

Resumo

O presente artigo é parte de um trabalho de conclusão de curso de especialização em Psicopedagogia e busca refletir sobre as contribuições das abordagens psicopedagógicas para o ensino de Geografia, analisando seus subsídios para a identificação e implementação de estratégias mais eficazes para alunos com dificuldades de aprendizagem. Ao explorar a interseção entre psicologia e pedagogia, a psicopedagogia oferece uma abordagem integrada para identificar e abordar barreiras à aprendizagem, promovendo um ambiente escolar mais inclusivo e propício ao desenvolvimento cognitivo e socioemocional dos alunos. Para atingir os objetivos propostos, foram realizadas pesquisas bibliográficas e atividades com viés psicopedagógico aplicadas nas aulas de Geografia de uma escola pública no município de Fátima do Sul-MS. Como resultado das atividades propostas, ficou perceptível que o aprendizado se tornou mais prazeroso e significativo para os estudantes, além de possibilitar sua participação ativa no processo de construção de seus conhecimentos geográficos.

Downloads

Não há dados estatísticos.

Biografia do Autor

Ana Gláucia Seccatto, Secretaria de Estado de Educação de Mato Grosso do Sul

Doutora em Geografia pelo Programa de Pós-Graduação em Geografia da Universidade Federal da Grande Dourados. Especialista em Psicopedagogia, Educação Especial e Inclusiva e Didática e Metodologia do Ensino de Geografia. Professora na Secretaria de Estado de Educação de Mato Grosso do Sul.

Referências

CALLAI, Helena Copetti. Aprendendo a ler o mundo: a geografia nos anos iniciais do ensino fundamental. Cad. Cedes, Campinas/SP, 2005.

CARVALHO, Jacqueline Liedja Araujo Silva. A psicopedagógia na construção do conhecimento escolar: um estudo nas aulas de geografia na modalidade EJA. Anais COPRECIS. Campina Grande: Realize Editora, 2017. Disponível em: https://editorarealize.com.br/artigo/visualizar/31052. Acesso em: 01 mai. 2024.

CASTELLAR, Sonia Maria Vanzella. Educação geográfica: a psicogenética e o conhecimento escolar. Cad. Cedes, Campinas, vol. 25, n. 66, p. 209-225, maio/ago. 2005. Disponível em http://www.cedes.unicamp.br. Acesso em 29 abr. 2024.

CAVALCANTE, Izabele Maria. ARAUJO, Maria José de Brito. SANTOS, Wanderson Luã Alves. A psicopedagogia e as contribuições para a prática pedagógica na contemporaneidade. Educte, v. 10, nº 1, Maceió-AL, 2020, p. 1196-1207. Disponível em: https://periodicos.ifal.edu.br/educte/article/view/1650. Acesso em 01 mai. 2024.

CAVALCANTI. Lana de Souza. Ensino de Geografia e diversidade construção de conhecimentos geográficos escolares e atribuição de significados pelos diversos sujeitos do processo de ensino. São Paulo: Contexto, 2007. P. 66-78.

KAERCHER, N. A. A Geografia é o nosso dia-a-dia.In: CASTROGIOVANNI, A.C. et al.(orgs.) A Geografia em sala de aula, práticas e reflexões. Porto Alegre: AGB, 1998.

MATO GROSSO DO SUL. Secretaria de Estado de Educação (SED/MS). Projeto Pedagógico do Curso AJA-MS: Etapa Ensino Fundamental. Avanço do(a) Jovem na Aprendizagem em Mato Grosso do Sul, 2020. Aprovado pela Resolução/SED MS n. 3.801, de 07 de dezembro de 2020. Publicado no D.O. n. 10.343, de 08/12/2020.

MOREIRA, Marco Antonio. Teorias de Aprendizagem. São Paulo: Editora Pedagógica e Universitária, 1999.

RABELO, Kamila Santos de Paula. A avaliação da aprendizagem no processo de ensino em geografia. Ateliê Geográfico, Goiânia-GO v. 4, n. 4, p.222-249, dez/2010. Disponível em: https://revistas.ufg.br/atelie/article/view/16673/10116. Acesso em 02 de mai. 2024.

ROCHA, Janine da Silva. PINHO, Augusto de Morais. O papel do psicopedagogo no ensino fundamental: desafios e recomendações. Alfa-UNIPAC, 2019.

SAMPAIO, Vilomar Sandes; SAMPAIO, Andrecksa Viana Oliveira; ALMEIDA, Edinaldo Sousa. O ensino de Geografia na perspectiva da Educação Inclusiva. Geopauta, Vitória da Conquista, V. 4, n.3, 2020, (p.210-226). Disponível em: https://periodicos2 .uesb.br/index.php/geo. Acesso em 01 mai. 2024.

SCOZ, Beatriz. A identidade do psicopedagogo: formação e atuação profissional. In. SCOZ, Beatriz e outras (org.). Psicopedagogia. Contextualização, formação e atuação profissional. Porto Alegre: Artes Médicas, 1992.

SGARABOTTO, Aline Lazzari; DURANTI, Raquel Rosa Tura. Aprendizagem em geografia por adolescentes com deficiência visual em uma escola estadual regular. Caxias do Sul, 2006. Disponível em: http://www.educadores.diaadia.pr.gov.br/arquivos/ File/2010/artigos_teses/2010/ Geografia/art_geo_visual.pdf Acesso em: 15 abr. 2024.

SILVESTRE, B. S.; BARBOSA, I. G. Formação docente e as relações dialéticas da brincadeira e do jogo nas teorias de Elkonin, Vigotski, Luria, Leontiev e Wallon. Educação e Formação, [S. l.], v. 7, p. e7339, 2022. Disponível em: https://revistas.uece.br/index.php/redufor/article/view/7339 Acesso em: 21 jun. 2024.

VYGOTSKY, Lev Semionovitch. A formação social da mente: o desenvolvimento dos processos psicológicos superiores. 7 ed. São Paulo, SP: M. Fontes, 2007.

Publicado

2024-09-25

Como Citar

SECCATTO, A. G. Psicopedagogia aplicada ao ensino de geografia: superando barreiras de aprendizagem: overcoming learning barriers. Práticas Educativas, Memórias e Oralidades - Rev. Pemo, [S. l.], v. 6, p. e13398, 2024. DOI: 10.47149/pemo.v6.e13398. Disponível em: https://revistas.uece.br/index.php/revpemo/article/view/13398. Acesso em: 21 nov. 2024.