Psicopedagogia aplicada ao ensino de geografia: superando barreiras de aprendizagem
overcoming learning barriers
DOI:
https://doi.org/10.47149/pemo.v6.e13398Palabras clave:
Geografia Escolar, Dificuldades de Aprendizagem, Inclusão, Estratégias.Resumen
O presente artigo é parte de um trabalho de conclusão de curso de especialização em Psicopedagogia e busca refletir sobre as contribuições das abordagens psicopedagógicas para o ensino de Geografia, analisando seus subsídios para a identificação e implementação de estratégias mais eficazes para alunos com dificuldades de aprendizagem. Ao explorar a interseção entre psicologia e pedagogia, a psicopedagogia oferece uma abordagem integrada para identificar e abordar barreiras à aprendizagem, promovendo um ambiente escolar mais inclusivo e propício ao desenvolvimento cognitivo e socioemocional dos alunos. Para atingir os objetivos propostos, foram realizadas pesquisas bibliográficas e atividades com viés psicopedagógico aplicadas nas aulas de Geografia de uma escola pública no município de Fátima do Sul-MS. Como resultado das atividades propostas, ficou perceptível que o aprendizado se tornou mais prazeroso e significativo para os estudantes, além de possibilitar sua participação ativa no processo de construção de seus conhecimentos geográficos.
Descargas
Citas
CALLAI, Helena Copetti. Aprendendo a ler o mundo: a geografia nos anos iniciais do ensino fundamental. Cad. Cedes, Campinas/SP, 2005.
CARVALHO, Jacqueline Liedja Araujo Silva. A psicopedagógia na construção do conhecimento escolar: um estudo nas aulas de geografia na modalidade EJA. Anais COPRECIS. Campina Grande: Realize Editora, 2017. Disponível em: https://editorarealize.com.br/artigo/visualizar/31052. Acesso em: 01 mai. 2024.
CASTELLAR, Sonia Maria Vanzella. Educação geográfica: a psicogenética e o conhecimento escolar. Cad. Cedes, Campinas, vol. 25, n. 66, p. 209-225, maio/ago. 2005. Disponível em http://www.cedes.unicamp.br. Acesso em 29 abr. 2024.
CAVALCANTE, Izabele Maria. ARAUJO, Maria José de Brito. SANTOS, Wanderson Luã Alves. A psicopedagogia e as contribuições para a prática pedagógica na contemporaneidade. Educte, v. 10, nº 1, Maceió-AL, 2020, p. 1196-1207. Disponível em: https://periodicos.ifal.edu.br/educte/article/view/1650. Acesso em 01 mai. 2024.
CAVALCANTI. Lana de Souza. Ensino de Geografia e diversidade construção de conhecimentos geográficos escolares e atribuição de significados pelos diversos sujeitos do processo de ensino. São Paulo: Contexto, 2007. P. 66-78.
KAERCHER, N. A. A Geografia é o nosso dia-a-dia.In: CASTROGIOVANNI, A.C. et al.(orgs.) A Geografia em sala de aula, práticas e reflexões. Porto Alegre: AGB, 1998.
MATO GROSSO DO SUL. Secretaria de Estado de Educação (SED/MS). Projeto Pedagógico do Curso AJA-MS: Etapa Ensino Fundamental. Avanço do(a) Jovem na Aprendizagem em Mato Grosso do Sul, 2020. Aprovado pela Resolução/SED MS n. 3.801, de 07 de dezembro de 2020. Publicado no D.O. n. 10.343, de 08/12/2020.
MOREIRA, Marco Antonio. Teorias de Aprendizagem. São Paulo: Editora Pedagógica e Universitária, 1999.
RABELO, Kamila Santos de Paula. A avaliação da aprendizagem no processo de ensino em geografia. Ateliê Geográfico, Goiânia-GO v. 4, n. 4, p.222-249, dez/2010. Disponível em: https://revistas.ufg.br/atelie/article/view/16673/10116. Acesso em 02 de mai. 2024.
ROCHA, Janine da Silva. PINHO, Augusto de Morais. O papel do psicopedagogo no ensino fundamental: desafios e recomendações. Alfa-UNIPAC, 2019.
SAMPAIO, Vilomar Sandes; SAMPAIO, Andrecksa Viana Oliveira; ALMEIDA, Edinaldo Sousa. O ensino de Geografia na perspectiva da Educação Inclusiva. Geopauta, Vitória da Conquista, V. 4, n.3, 2020, (p.210-226). Disponível em: https://periodicos2 .uesb.br/index.php/geo. Acesso em 01 mai. 2024.
SCOZ, Beatriz. A identidade do psicopedagogo: formação e atuação profissional. In. SCOZ, Beatriz e outras (org.). Psicopedagogia. Contextualização, formação e atuação profissional. Porto Alegre: Artes Médicas, 1992.
SGARABOTTO, Aline Lazzari; DURANTI, Raquel Rosa Tura. Aprendizagem em geografia por adolescentes com deficiência visual em uma escola estadual regular. Caxias do Sul, 2006. Disponível em: http://www.educadores.diaadia.pr.gov.br/arquivos/ File/2010/artigos_teses/2010/ Geografia/art_geo_visual.pdf Acesso em: 15 abr. 2024.
SILVESTRE, B. S.; BARBOSA, I. G. Formação docente e as relações dialéticas da brincadeira e do jogo nas teorias de Elkonin, Vigotski, Luria, Leontiev e Wallon. Educação e Formação, [S. l.], v. 7, p. e7339, 2022. Disponível em: https://revistas.uece.br/index.php/redufor/article/view/7339 Acesso em: 21 jun. 2024.
VYGOTSKY, Lev Semionovitch. A formação social da mente: o desenvolvimento dos processos psicológicos superiores. 7 ed. São Paulo, SP: M. Fontes, 2007.
Descargas
Publicado
Cómo citar
Número
Sección
Licencia
Derechos de autor 2024 Ana Gláucia Seccatto (Autor)
Esta obra está bajo una licencia internacional Creative Commons Atribución 4.0.
Os autores possuem direitos autorais dos seus textos:
A revista "Práticas Educativas, Memórias e Oralidades permite ao/s autor/es os direitos de publicação, no entanto, recomenda um intervalo de cinco anos para o caso de republicação ou referência ao primeiro local de publicação, no caso, o link da Rev. Pemo..
Os nomes e endereços informados nesta revista serão usados exclusivamente para os serviços prestados por esta publicação, não sendo disponibilizados para outras finalidades ou a terceiros.