Psicopedagogia aplicada ao ensino de geografia: superando barreiras de aprendizagem

overcoming learning barriers

Autores/as

DOI:

https://doi.org/10.47149/pemo.v6.e13398

Palabras clave:

Geografia Escolar, Dificuldades de Aprendizagem, Inclusão, Estratégias.

Resumen

O presente artigo é parte de um trabalho de conclusão de curso de especialização em Psicopedagogia e busca refletir sobre as contribuições das abordagens psicopedagógicas para o ensino de Geografia, analisando seus subsídios para a identificação e implementação de estratégias mais eficazes para alunos com dificuldades de aprendizagem. Ao explorar a interseção entre psicologia e pedagogia, a psicopedagogia oferece uma abordagem integrada para identificar e abordar barreiras à aprendizagem, promovendo um ambiente escolar mais inclusivo e propício ao desenvolvimento cognitivo e socioemocional dos alunos. Para atingir os objetivos propostos, foram realizadas pesquisas bibliográficas e atividades com viés psicopedagógico aplicadas nas aulas de Geografia de uma escola pública no município de Fátima do Sul-MS. Como resultado das atividades propostas, ficou perceptível que o aprendizado se tornou mais prazeroso e significativo para os estudantes, além de possibilitar sua participação ativa no processo de construção de seus conhecimentos geográficos.

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Biografía del autor/a

Ana Gláucia Seccatto, Secretaria de Estado de Educação de Mato Grosso do Sul

Doutora em Geografia pelo Programa de Pós-Graduação em Geografia da Universidade Federal da Grande Dourados. Especialista em Psicopedagogia, Educação Especial e Inclusiva e Didática e Metodologia do Ensino de Geografia. Professora na Secretaria de Estado de Educação de Mato Grosso do Sul.

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Publicado

2024-09-25

Cómo citar

SECCATTO, A. G. Psicopedagogia aplicada ao ensino de geografia: superando barreiras de aprendizagem: overcoming learning barriers. Práticas Educativas, Memórias e Oralidades, [S. l.], v. 6, p. e13398, 2024. DOI: 10.47149/pemo.v6.e13398. Disponível em: https://revistas.uece.br/index.php/revpemo/article/view/13398. Acesso em: 28 oct. 2024.