Psicopedagogia aplicada ao ensino de geografia: superando barreiras de aprendizagem

overcoming learning barriers

Autores/as

DOI:

https://doi.org/10.47149/pemo.v6.e13398

Palabras clave:

Geografia Escolar, Dificuldades de Aprendizagem, Inclusão, Estratégias.

Resumen

O presente artigo é parte de um trabalho de conclusão de curso de especialização em Psicopedagogia e busca refletir sobre as contribuições das abordagens psicopedagógicas para o ensino de Geografia, analisando seus subsídios para a identificação e implementação de estratégias mais eficazes para alunos com dificuldades de aprendizagem. Ao explorar a interseção entre psicologia e pedagogia, a psicopedagogia oferece uma abordagem integrada para identificar e abordar barreiras à aprendizagem, promovendo um ambiente escolar mais inclusivo e propício ao desenvolvimento cognitivo e socioemocional dos alunos. Para atingir os objetivos propostos, foram realizadas pesquisas bibliográficas e atividades com viés psicopedagógico aplicadas nas aulas de Geografia de uma escola pública no município de Fátima do Sul-MS. Como resultado das atividades propostas, ficou perceptível que o aprendizado se tornou mais prazeroso e significativo para os estudantes, além de possibilitar sua participação ativa no processo de construção de seus conhecimentos geográficos.

Descargas

Los datos de descargas todavía no están disponibles.

Biografía del autor/a

Ana Gláucia Seccatto, Secretaria de Estado de Educação de Mato Grosso do Sul

Doutora em Geografia pelo Programa de Pós-Graduação em Geografia da Universidade Federal da Grande Dourados. Especialista em Psicopedagogia, Educação Especial e Inclusiva e Didática e Metodologia do Ensino de Geografia. Professora na Secretaria de Estado de Educação de Mato Grosso do Sul.

Citas

CALLAI, Helena Copetti. Aprendendo a ler o mundo: a geografia nos anos iniciais do ensino fundamental. Cad. Cedes, Campinas/SP, 2005.

CARVALHO, Jacqueline Liedja Araujo Silva. A psicopedagógia na construção do conhecimento escolar: um estudo nas aulas de geografia na modalidade EJA. Anais COPRECIS. Campina Grande: Realize Editora, 2017. Disponível em: https://editorarealize.com.br/artigo/visualizar/31052. Acesso em: 01 mai. 2024.

CASTELLAR, Sonia Maria Vanzella. Educação geográfica: a psicogenética e o conhecimento escolar. Cad. Cedes, Campinas, vol. 25, n. 66, p. 209-225, maio/ago. 2005. Disponível em http://www.cedes.unicamp.br. Acesso em 29 abr. 2024.

CAVALCANTE, Izabele Maria. ARAUJO, Maria José de Brito. SANTOS, Wanderson Luã Alves. A psicopedagogia e as contribuições para a prática pedagógica na contemporaneidade. Educte, v. 10, nº 1, Maceió-AL, 2020, p. 1196-1207. Disponível em: https://periodicos.ifal.edu.br/educte/article/view/1650. Acesso em 01 mai. 2024.

CAVALCANTI. Lana de Souza. Ensino de Geografia e diversidade construção de conhecimentos geográficos escolares e atribuição de significados pelos diversos sujeitos do processo de ensino. São Paulo: Contexto, 2007. P. 66-78.

KAERCHER, N. A. A Geografia é o nosso dia-a-dia.In: CASTROGIOVANNI, A.C. et al.(orgs.) A Geografia em sala de aula, práticas e reflexões. Porto Alegre: AGB, 1998.

MATO GROSSO DO SUL. Secretaria de Estado de Educação (SED/MS). Projeto Pedagógico do Curso AJA-MS: Etapa Ensino Fundamental. Avanço do(a) Jovem na Aprendizagem em Mato Grosso do Sul, 2020. Aprovado pela Resolução/SED MS n. 3.801, de 07 de dezembro de 2020. Publicado no D.O. n. 10.343, de 08/12/2020.

MOREIRA, Marco Antonio. Teorias de Aprendizagem. São Paulo: Editora Pedagógica e Universitária, 1999.

RABELO, Kamila Santos de Paula. A avaliação da aprendizagem no processo de ensino em geografia. Ateliê Geográfico, Goiânia-GO v. 4, n. 4, p.222-249, dez/2010. Disponível em: https://revistas.ufg.br/atelie/article/view/16673/10116. Acesso em 02 de mai. 2024.

ROCHA, Janine da Silva. PINHO, Augusto de Morais. O papel do psicopedagogo no ensino fundamental: desafios e recomendações. Alfa-UNIPAC, 2019.

SAMPAIO, Vilomar Sandes; SAMPAIO, Andrecksa Viana Oliveira; ALMEIDA, Edinaldo Sousa. O ensino de Geografia na perspectiva da Educação Inclusiva. Geopauta, Vitória da Conquista, V. 4, n.3, 2020, (p.210-226). Disponível em: https://periodicos2 .uesb.br/index.php/geo. Acesso em 01 mai. 2024.

SCOZ, Beatriz. A identidade do psicopedagogo: formação e atuação profissional. In. SCOZ, Beatriz e outras (org.). Psicopedagogia. Contextualização, formação e atuação profissional. Porto Alegre: Artes Médicas, 1992.

SGARABOTTO, Aline Lazzari; DURANTI, Raquel Rosa Tura. Aprendizagem em geografia por adolescentes com deficiência visual em uma escola estadual regular. Caxias do Sul, 2006. Disponível em: http://www.educadores.diaadia.pr.gov.br/arquivos/ File/2010/artigos_teses/2010/ Geografia/art_geo_visual.pdf Acesso em: 15 abr. 2024.

SILVESTRE, B. S.; BARBOSA, I. G. Formação docente e as relações dialéticas da brincadeira e do jogo nas teorias de Elkonin, Vigotski, Luria, Leontiev e Wallon. Educação e Formação, [S. l.], v. 7, p. e7339, 2022. Disponível em: https://revistas.uece.br/index.php/redufor/article/view/7339 Acesso em: 21 jun. 2024.

VYGOTSKY, Lev Semionovitch. A formação social da mente: o desenvolvimento dos processos psicológicos superiores. 7 ed. São Paulo, SP: M. Fontes, 2007.

Publicado

2024-09-25

Cómo citar

SECCATTO, A. G. Psicopedagogia aplicada ao ensino de geografia: superando barreiras de aprendizagem: overcoming learning barriers. Práticas Educativas, Memórias e Oralidades, [S. l.], v. 6, p. e13398, 2024. DOI: 10.47149/pemo.v6.e13398. Disponível em: https://revistas.uece.br/index.php/revpemo/article/view/13398. Acesso em: 21 nov. 2024.