Cinema africano e educação estética: estudo mitohermenêutico do filme Chikwembo

estudio mitohermenéutico de la película Chikwembo

Autores

DOI:

https://doi.org/10.47149/pemo.v5.e10851

Palavras-chave:

cinema africano, educação estética, cinema e educação

Resumo

Este artigo tem como objetivo investigar a relação entre cinema africano e educação estética por meio de um estudo mitohermenêutico do filme moçambicano Chikwembo, de Julio Silva. Por mais que a abordagem possa ser estabelecida com o uso dos cânones analíticos ocidentais, propõe-se um olhar africano sobre o modo como a arte e a estética relacionam-se indissociavelmente com o cotidiano e a cultura, numa dimensão ética, isto é, que envolve os modos de vida. Os resultados apontam a presença de uma dimensão pedagógica do cinema negro, que se fundamenta no modo como faz circular a cultura africana por meio da arte e, mais especificamente, pelo cinema.

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Biografia do Autor

Rogério de Almeida, Universidade de São Paulo

Professor Titular da Faculdade de Educação da USP, coordenador do Lab_Arte, Doutor em Educação (USP) com pós-doutorado em Filosofia da Educação na Universidade do Minho (Portugal).

Júlio César Boaro, Universidade de São Paulo

Licenciado em Pedagogia - USP; Licenciado em Artes - Uniítalo; Licenciado em Letras - Unifieo; Especialista em Arte e Educação - Arizona State University; Mestrado em Educação - USP; Doutorando em Educação - USP; Bolsista do CNPq.

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Publicado

2023-12-11

Como Citar

ALMEIDA, R. de; BOARO, J. C. Cinema africano e educação estética: estudo mitohermenêutico do filme Chikwembo: estudio mitohermenéutico de la película Chikwembo. Práticas Educativas, Memórias e Oralidades - Rev. Pemo, [S. l.], v. 5, p. e10851, 2023. DOI: 10.47149/pemo.v5.e10851. Disponível em: https://revistas.uece.br/index.php/revpemo/article/view/10851. Acesso em: 31 out. 2024.

Edição

Seção

Dossiê - Cinema Negro