Elementos de semântica discursiva para o trato da literatura na infância e na adolescência

Autores/as

DOI:

https://doi.org/10.47149/pemo.v4.e48599

Palabras clave:

Literatura, Semântica discursiva, Transposição do sentido, Isotopia

Resumen

O trabalho com a literatura com crianças e adolescente demanda do professor procedimentos de transposição do sentido para fazer o texto mais apreciável e inteligível a seu público. A fim de discorrer sobre esse tema, convocam-se os ensinamentos da semiótica do discurso, que encontra em Greimas seu principal expoente, sobretudo no que concerne ao tópico da semântica discursiva. Propõe-se, neste artigo, o conceito de isotopia como um balizador desse processo e como auxiliar teórico para pensar a prática didática de professores e mediadores leitura. Desse modo, a atividade desses profissionais deve se atentar para os percursos temáticos e figurativos que empreendem ao explicar os sentidos dos textos-objetos de sua prática.

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Biografía del autor/a

Roger Rômulo Monteiro de Medeiros, Universidade Federal do Ceará

Doutorando pelo Programa de Pós-Graduação em Linguística (PPGL) na Universidade Federal do Ceará (UFC), com pesquisa na área de Semiótica Discursiva, cujo foco é a enunciação e seus efeitos de sentido no texto literário, no discurso lúdico e em diversas mídias.

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Publicado

2022-11-17

Cómo citar

MEDEIROS, R. R. M. de. Elementos de semântica discursiva para o trato da literatura na infância e na adolescência. Práticas Educativas, Memórias e Oralidades, [S. l.], v. 4, p. e48599, 2022. DOI: 10.47149/pemo.v4.e48599. Disponível em: https://revistas.uece.br/index.php/revpemo/article/view/8599. Acesso em: 24 nov. 2024.