Um estudo sobre a curricularização da Educação Matemática na UFRN (1978 - 2003)
DOI:
https://doi.org/10.47149/pemo.v.4.4118Palabras clave:
Educação Matemática, Currículo, Formação de Professores, História da EducaçãoResumen
Este trabalho tem como objetivo discutir o processo de consolidação do componente Ensino, do campo da Educação Matemática, na UFRN, por meio do estudo do processo de curricularização do referido campo, no curso de Licenciatura em Matemática dessa instituição, considerando o recorte temporal de 1978 a 2003. Quanto ao desenvolvimento das investigações, assumimos como aporte teórico os pressupostos da História Cultural, em particular, Burke (2005) e Le Goff (1990). Para tanto, o movimento analítico ocorreu mediante a articulação entre os documentos escritos (projetos de cursos, anais de eventos) e documentos orais (entrevistas). Após triangulação dos dados obtidos, entendemos que as discussões sobre o ensino de Matemática no âmbito dessa universidade, associadas a ocorrência de eventos acadêmicos de Educação Matemática no estado do RN, entre outros fatores, culminaram para a consolidação do Ensino na UFRN.
Descargas
Citas
ALFONSO-GOLDFARB, Ana Maria; FERRAZ, Márcia Helena Mendes. Raízes históricas da difícil equação institucional da ciência no Brasil. São Paulo em Perspectiva, [s. l.], v. 16, n. 3, p. 3-14, 2002. Disponível em: <https://www.scielo.br/j/spp/a/NgrxqwvgPGtLfdTSQc3fTPH/?lang=pt>. Acesso em: 10 ago. 2021.
ALVES, Juliana Teixeira Dornelos; GUTIERRE, Liliane dos Santos. O processo de implantação da disciplina História da Educação Matemática no curso de Licenciatura em Matemática da Universidade Federal do Rio Grande do Norte. In: ENCONTRO NACIONAL DE PESQUISA EM HISTÓRIA DA EDUCAÇÃO MATEMÁTICA, 2., 2014, São Paulo. Anais [...]. Bauru: UNESP, 2014. p. 750-762. Disponível em: <https://periodicos.ufms.br/index.php/ENAPHEM/article/view/5845>. Acesso em: 1 set. 2021.
ANJOS, Marta Figueredo dos. Dois ensaios sobre a institucionalização da Matemática aplicada no Brasil. 2018. 145 p. Tese (Doutorado em Educação Matemática) - Instituto de Geociências e Ciências Exatas, Universidade Estadual Paulista, Rio Claro, 2018. Disponível em: <http://hdl.handle.net/11449/167575>. Acesso em: 11 jan. 2022.
AZEVEDO, Rosa Oliveira Marins; GHEDIN, Evandro; SILVA-FORSBERG, Maria Clara; GONZAGA, Amarildo Menezes. Formação inicial de professores da educação básica no Brasil: trajetória e perspectivas. Revista Diálogo Educacional, Curitiba, v. 12, n. 37, p. 997-1026, 2012. Disponível em: <https://periodicos.pucpr.br/index.php/dialogoeducacional/article/view/4861>. Acesso em: 13 set. 2021.
BAZI, Rogério Eduardo Rodrigues; SILVEIRA, Murilo Artur de Araújo. Constituição e institucionalização da ciência: apontamentos para uma discussão. Transinformação, [s. l.], v. 19, n. 3, p. 129-137, 2007. Disponível em: <https://www.scielo.br/j/tinf/a/zvVcJhsc8SYkR4XBzyr8cQh/?lang=pt>. Acesso em: 10 ago. 2021.
BEZERRA, José Querginaldo. Entrevista [25 maio 2021]. WhatsApp, 2021. Entrevista concedida a Luís Fernando Mesquita de Lima.
BICUDO, Maria Aparecida Viggiani. Filosofando sobre Educação Matemática. Perspectivas da Educação Matemática, Campo Grande, v. 9, n. 20, 2016. Disponível em: <https://periodicos.ufms.br/index.php/pedmat/article/view/2875>. Acesso em: 9 set. 2021.
BICUDO, Maria Aparecida Viggiani. Um ensaio sobre concepções a sustentarem sua prática pedagógica e produção de conhecimento. In: FLORES, Cláudia Regina; CASSIANI, Suzani (org.). Tendências contemporâneas nas pesquisas em Educação Matemática e Científica: sobre linguagens e práticas culturais. 1. ed. Campinas: Editora Mercado de Letras, 2013. p. 17-40.
BOURDIEU, Pierre. O campo científico. In: ORTIZ, Renato (org.). Pierre Bourdieu: sociologia. Tradução: Paula Montero e Alícia Auzmendi. São Paulo: Ática, 1983. cap. 4, p. 122-155.
BRISOLA, Elisa Maria Andrade; MARCONDES, Nilsen Aparecida Vieira. A História oral enquanto metodologia dentro do universo da pesquisa qualitativa: um foco a partir da análise por triangulação de métodos. Revista Ciências Humanas, Taubaté, v. 4, n. 1, p. 124-136, 2012. Disponível em: <https://www.rchunitau.com.br/index.php/rch/article/view/9>. Acesso em: 13 set. 2021.
BURKE, Peter. O que é história cultural?. Tradução: Sérgio Goes de Paula. 2. ed. rev. e aum. Rio de Janeiro: Zahar, 2005.
CARDOSO, Wguineuma Pereira Avelino. Educação Matemática na pós-graduação da UFRN (1995-2015): vozes, imagens e escritos. 2017. 145 f. Dissertação (Mestrado Profissional em Ensino de Ciências Naturais e Matemática) - Centro de Ciências Exatas e da Terra, Universidade Federal do Rio Grande do Norte, Natal, 2017. Disponível em: <https://repositorio.ufrn.br/jspui/handle/123456789/24025>. Acesso em: 01 set. 2021.
ENCONTRO NACIONAL DE EDUCAÇÃO MATEMÁTICA, 3., 1990, Natal. Anais [...]. Natal: Editora Universitária, 1990. 262 p. Disponível em: <http://www.sbembrasil.org.br/files/enemIII.pdf>. Acesso em: 11 set. 2021.
FIORENTINI, Dario. Alguns modos de ver e conceber o ensino da matemática no Brasil. Zetetike, Campinas, SP, ano 3, n. 4, p. 1-38, 1995. Disponível em: <https://periodicos.sbu.unicamp.br/ojs/index.php/zetetike/article/view/8646877>. Acesso em: 13 set. 2021.
GARNICA, Antonio Vicente Marafioti. Pesquisa qualitativa e Educação (Matemática): de regulações, regulamentos, tempos e depoimentos. Mimesis, Bauru, v. 22, n. 1, p. 35-48, 2001.
GINZBURG, Carlo. Mitos, emblemas, sinais: morfologia e história. Tradução: Federico Carotti. São Paulo: Companhia das Letras, 1989.
GOODSON, Ivor Frederick. A construção social do currículo. Tradução: Maria João Carvalho. Lisboa: EDUCA, 1997.
LE GOFF, Jacques. História e memória. Tradução: Bernardo Leitão et al. Campinas, SP: Editora da UNICAMP, 1990.
LIMA, Angela Maria de Sousa; AZEVEDO, Mário Luiz Neves. Processo de institucionalização da política nacional e estadual de formação docente: proposições e resistências no Paraná. Educação & Formação, Fortaleza, CE, v. 4, n. 12, p. 124-147, 2019. Disponível em: <https://revistas.uece.br/index.php/redufor/article/view/1126>. Acesso em: 20 nov. 2021.
SILVA, Grazielle Roberta Freitas et al. Entrevista como técnica de pesquisa qualitativa. Online Brazilian Journal of Nursing, v. 5, n. 2, p. 246-257, 2006.
OLIVEIRA, Adriel Gonçalves; ANJOS, Marta Figueredo dos. "E se não fosse Fossa...? Pesquisador que se constitui ao constituir a área que o constituiu". In: DALCIN, Andreia; GOUVEIA, Cristiane Talita Gromann de; GOUVEIA NETO, Sérgio Candido de (org.). Memórias da Educação Matemática no Brasil. Porto Alegre, RS: Editora Fi, 2020. cap. 6, p. 173-182.
VARELA, Marlúcia Oliveira de Santana. Entrevista [27 maio 2021]. Google Meet, 2021. Entrevista concedida a Luís Fernando Mesquita de Lima e Marta Figueredo dos Anjos.
UNIVERSIDADE FEDERAL DO RIO GRANDE DO NORTE. Projeto Pedagógico do Curso de Licenciatura Matemática. Natal: UFRN, 2013. Disponível em: <https://sigaa.ufrn.br/sigaa/verProducao?idProducao=7845584&&key=fbb77b9c1c86169cf9d9c9a5cd53600e>. Acesso em: 07 set. 2021.
Publicado
Cómo citar
Número
Sección
Licencia
Derechos de autor 2022 Luís Fernando Mesquita de Lima, Rayssa Marques Marinho, Marta Figueredo dos Anjos
Esta obra está bajo una licencia internacional Creative Commons Atribución 4.0.
Os autores possuem direitos autorais dos seus textos:
A revista "Práticas Educativas, Memórias e Oralidades permite ao/s autor/es os direitos de publicação, no entanto, recomenda um intervalo de cinco anos para o caso de republicação ou referência ao primeiro local de publicação, no caso, o link da Rev. Pemo..
Os nomes e endereços informados nesta revista serão usados exclusivamente para os serviços prestados por esta publicação, não sendo disponibilizados para outras finalidades ou a terceiros.