História de vida y Método Autobiográfico – una nueva perspectiva de formación – a autoformacion.

Autores/as

DOI:

https://doi.org/10.47149/pemo.v3i2.4380

Palabras clave:

Escritura de sí. Formación de profesores. Reflexividad docente

Resumen

El presente trabajo se trata de una reflexión pertinente a la formación de profesores donde se destaca la autobiografía de dos profesores de geografía del sistema escolar municipal de Nova Russas - CE. Según Nóvoa (2017), Josso, Dominicé, Pineau (2010), el método autobiográfico da una nueva mirada a la formación continua de los profesores, la escritura de sí mismo permite una reflexión sobre la práctica docente asumiendo un proceso de autoformación. El itinerario metodológico biográfico-narrativo tiene una naturaleza cualitativa con carácter participante. Las narraciones explican la necesidad del proceso de formación / autoformación en virtud de las exigencias con respecto a la postura crítica que debe agregarse a las clases de geografía

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Biografía del autor/a

Maria do Socorro Correia Costa, Universidade Vale do Acaraú

Possui graduação em Curso de Licenciatura Específica em Geografia pela Universidade Vale do Acaraú, graduação em Pedagogia pela Universidade Estadual do Ceará e mestrado em Mestrado Acadêmico em Geografia pela Universidade Vale do Acaraú (2020). Atualmente é professora temporária do Governo do Estado do Ceará e professora efetiva da Prefeirura Municipal de Nova Russas-CE.

Virgínia Célia Cavalcante de Holanda, Universidade Vale do Acaraú

Graduada e Mestre em Geografia pela Universidade Estadual do Ceará (UECE), Doutora em Geografia Humana pela Universidade de São Paulo (USP). Realizou estágio Pós-Doutoral na linha de Pesquisa: Dinâmica Urbana e Regional junto ao Programa de Pós-Graduação em Geografia da Universidade Federal do Rio Grande do Norte (UFRN), onde desenvolveu Pesquisa sobre: O papel da Interiorização do Ensino Superior no espaço Urbano e Regional das cidades médias do Nordeste Brasileiro." É Professora Associada da Universidade Estadual Vale do Acaraú (UVA), onde ingressou por meio de concurso publico em 1995, sendo coordenadora do Mestrado Acadêmico da mesma Instituição no período de (2012 a 2016), fazendo atualmente parte do quadro de orientadores permanentes. É líder do Grupo de Estudos e Pesquisas em Planejamento Urbano e Regional (GEPPUR), certificado pelo CNPq. Foi Bolsista Produtividade em Pesquisa (2008-2018) da Fundação Cearense de Apoio ao Desenvolvimento Científico e Tecnológico (FUNCAP). Desenvolve pesquisa nos seguintes temas: Cidades Médias, Circuitos Espaciais da Economia Urbana e a Geografia da Expansão do Ensino Superior no Nordeste Brasileiro. Foi Professora Permanente do Programa de Pós-Graduação em Geografia da UECE no período de (2007 a 2018).

 

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Publicado

2021-01-03

Cómo citar

COSTA, M. do S. C.; HOLANDA, V. C. C. de. História de vida y Método Autobiográfico – una nueva perspectiva de formación – a autoformacion. Práticas Educativas, Memórias e Oralidades, [S. l.], v. 3, n. 2, p. e324380, 2021. DOI: 10.47149/pemo.v3i2.4380. Disponível em: https://revistas.uece.br/index.php/revpemo/article/view/4380. Acesso em: 22 jul. 2024.