História de vida y Método Autobiográfico – una nueva perspectiva de formación – a autoformacion.
DOI:
https://doi.org/10.47149/pemo.v3i2.4380Palabras clave:
Escritura de sí. Formación de profesores. Reflexividad docenteResumen
El presente trabajo se trata de una reflexión pertinente a la formación de profesores donde se destaca la autobiografía de dos profesores de geografía del sistema escolar municipal de Nova Russas - CE. Según Nóvoa (2017), Josso, Dominicé, Pineau (2010), el método autobiográfico da una nueva mirada a la formación continua de los profesores, la escritura de sí mismo permite una reflexión sobre la práctica docente asumiendo un proceso de autoformación. El itinerario metodológico biográfico-narrativo tiene una naturaleza cualitativa con carácter participante. Las narraciones explican la necesidad del proceso de formación / autoformación en virtud de las exigencias con respecto a la postura crítica que debe agregarse a las clases de geografía
Descargas
Citas
CALLAI, Helena Copetti. Projetos interdisciplinares e a formação do professor em serviço. IN: Geografia em perspectiva: ensino e pesquisa. São Paulo: Contexto, 2010.
CAVALCANTI, Lana de Souza. A geografia Escolar e a cidade. Ensaios sobre o ensino de geografia para a vida urbana cotidiana. Campinas: Papirus, 2008.
DOMINICÉ, Pierre. O processo de formação e alguns dos seus componentes relacionais. In: NÓVOA, A; FINGER, M. O método (auto)biográfico e a formação. Lisboa: Ministério da Saúde, 2010.
EXUPERY, Saint, Antoine de. O pequeno príncipe. São Paulo: Ed. Harper Collins, 2018.
FERREIRA, Edith Maria Batista; SILVA, Joselma Ferreira Lima; THERRIEN Jacques. (Re). Encontrando sentidos do ser docente: contribuições da escrita de si. Docência e formação: percursos e narrativas. Lia Machado Fiuza Fialho, Tânia Maria Rodrigues Lopes. (Orgs.) Fortaleza: Educe, 2017.
FERRAROTTI F. Sobre a autonomia do método biográfico. In: NÓVOA, A; FINGER, M. O método (auto)biográfico e a formação. Lisboa: Ministério da Saúde, 2010.
FINGER, Matias. As implicações do Método Autobiográfico. In: NÓVOA, A; FINGER, M. O método (auto)biográfico e a formação. Lisboa: Ministério da Saúde, 2010.
FREIRE, Paulo. Pedagogia da Autonomia. São Paulo: Paz e Terra, 1996.
IMBERNON, Francisco. Formação docente e profissional: formar-se para a mudança e a incerteza. São Paulo: Cortez, 2005.
JOSSO, Marie-Christine. Da formação do sujeito...Ao sujeito da formação. In: NÓVOA, A; FINGER, M. O método (auto)biográfico e a formação. Lisboa: Ministério da Saúde, 2010.
LIMA, Maria do Socorro Lucena. Redimensionando o papel dos profissionais da educação: algumas considerações. IN: Professor Reflexivo no Brasil: gênese e crítica de um conceito. 4ª Ed. São Paulo: Cortez, 2006
NÓVOA, Antonio. Formação de Professores e profissão docente. Lisboa: Dom Quixote, 1991.
PINEAU, Gaston. A autoformação no decurso da vida: entre a hetero e a ecoformação. In: NÓVOA, A; FINGER, M. O método (auto) biográfico e a formação. Lisboa: Ministério da Saúde, 2010.
PONTUSCHA, Nídia Nacib; PAGANELLI, Tamoko Iyda; CACETE, Núria Hanglei. Para ensinar e aprender Geografia. 3ª Ed. São Paulo: Cortez, 2009.
POPKEWITZ, T.S. profissionalização e formação de professores: algumas notas sobre sua história, identidade e potencial. IN: Formação de Professores e profissão docente. Lisboa: Dom Quixote, 1991.
SILVA, Fabrício de Oliveira da, RIOS, Jane Adriana Vasconcelos Pacheco. Narrativas de si na iniciação à docência: O PIBID como espaço e tempo formativos. Educação & Formação, Fortaleza, v. 3, n. 8, p. 57-74 2018. Disponível em: https://revistas.uece.br/index.php/redufor/article/view/270 Acesso em: 30 ago. 2020.
THERRIEN, Jacques. Professores em formação: a escola como lugar de pesquisa. Fortaleza: Seduc, 2011.
VASCONCELLOS, K. R.; BERNARDO, E. Profissionalização docente: reflexões e perspectivas no Brasil. Educação & Formação, Fortaleza, v. 1, n. 2, p. 208-222, 2016. Disponível em: https://revistas.uece.br/index.php/redufor/article/view/109 Acesso em: 02 set. 2020.
Descargas
Publicado
Cómo citar
Número
Sección
Licencia
Derechos de autor 2021 Maria do Socorro Correia Costa, Virgínia Célia Cavalcante de Holanda (Autor)
Esta obra está bajo una licencia internacional Creative Commons Atribución 4.0.
Os autores possuem direitos autorais dos seus textos:
A revista "Práticas Educativas, Memórias e Oralidades permite ao/s autor/es os direitos de publicação, no entanto, recomenda um intervalo de cinco anos para o caso de republicação ou referência ao primeiro local de publicação, no caso, o link da Rev. Pemo..
Os nomes e endereços informados nesta revista serão usados exclusivamente para os serviços prestados por esta publicação, não sendo disponibilizados para outras finalidades ou a terceiros.