O estágio supervisionado de alunos com deficiência em uma perspectiva inclusiva

Autores/as

DOI:

https://doi.org/10.47149/pemo.v3i1.3944

Palabras clave:

Estagiário com deficiência, Inclusão, Professores orientadores, Estágio supervisionado

Resumen

As políticas do ensino superior para a formação de professores que lecionam e acompanham o estágio supervisionado ainda são incipientes e ineficazes quando se percebe a dificuldade de inserção do Público Alvo da Educação Especial (PAEE). Este estudo teve como objetivo discutir sobre as relações que permeiam a prática do estágio supervisionado com estagiários que possuem deficiência. O caminho metodológico percorrido se deu através da pesquisa bibliográfica, com base notadamente em autores como Pimenta e Lima (2017), Candau (2014) e Bego (2016). Os resultados indicaram a necessidade de uma revisão dos instrumentos de gestão para o atendimento ao PAEE e que os professores orientadores encontrem no PEI (Plano Educacional Individualizado) uma ferramenta a serviço de uma prática inclusiva. Conclui-se que assim procedendo pode-se chegar a novas configurações e percepções que ampliem a participação e acolhimento da pessoa com deficiência no campo de estágio.

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Biografía del autor/a

Ana Paula de Oliveira Ribeiro Leite, Escola Técnica do SUS - ETSUS/Cariri.

Gestora da Escola Técnica do SUS ETSUS/Cariri. Especialista em Educação Inclusiva pelas Faculdades Integradas de Patos – FIP. Graduada em Pedagogia pela Universidade Regional do Cariri (URCA).

Cicera Maria Mamede Santos, Universidade Federal do Cariri

Pedagoga (UFCA). Mestranda em Educação (URCA). Especialista em Educação Profissional (PROEJA) – Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia do Ceará (IFCE). Graduação em Pedagogia (URCA).

Fabrícia Gomes da Silva, Universidade Estadual do Piauí

Mestrado acadêmico em Educação (UECE). Psicopedagogia Clínica e Institucional (FAK). Graduação em Pedagogia (URCA).

Juliana Oliveira de Malta, Instituto Federal do Piauí

Pedagoga (IFPI), campus Oeiras. Mestranda em Educação (URCA). Especialista em Psicopedagogia (FIP-2018). Graduada em Pedagogia (UFPB – 2015).

 

Lídia Karla Rodrigues Araújo, Universidade Federal do Cariri

Pedagoga Universidade Federal do Cariri (UFCA), campus Brejo Santo. Mestra em Desenvolvimento Regional  Sustentável (UFCA 2017-2019), Graduação Pedagogia (URCA), 2001.  

Maria Socorro Lucena Lima, Universidade Federal do Cariri

Programa de Mestrado em Educação Profissional (URCA). Programa de Pós-Graduação em Educação (UECE). Doutora em Educação (USP). Pós-doutorado em Educação (USP).  Mestre em Educação (UFC). Graduada em Letras e em Pedagogia (URCA).

Citas

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Publicado

2020-10-13

Cómo citar

LEITE, A. P. de O. R.; SANTOS, C. M. M.; SILVA, F. G. da; MALTA, J. O. de; ARAÚJO, L. K. R.; LIMA, M. S. L. O estágio supervisionado de alunos com deficiência em uma perspectiva inclusiva. Práticas Educativas, Memórias e Oralidades, [S. l.], v. 3, n. 1, p. e313944, 2020. DOI: 10.47149/pemo.v3i1.3944. Disponível em: https://revistas.uece.br/index.php/revpemo/article/view/3944. Acesso em: 21 nov. 2024.