Ressignificando a prática docente

experiências em tempos de pandemia

Autores/as

DOI:

https://doi.org/10.47149/pemo.v2i3.3917

Palabras clave:

Prática Docente, Formação Continuada do Professor, Tecnologia Educacional, Pandemia

Resumen

O presente artigo trata-se de um estudo exploratório e descritivo, do tipo relato de experiência, com abordagem qualitativa, elaborado no contexto do ensino remoto em decorrência da pandemia do Covid-19, a partir de informações pontuadas por professores que atuam no 4° ano do Ensino Fundamental, da rede pública municipal de ensino do Crato- Ceará, objetivando promover reflexões acerca de limites, desafios e possibilidades mediante experiências indicadas por estes. Contemplando discussões acerca do uso de Tecnologias da Informação e Comunicações(TICs) na educação, formação continuada de professores, práticas docentes e políticas educacionais, o estudo está amparado nas contribuições de Imbernón (2009, 2016), Tardif (2014) bem como nas políticas públicas em educação.

Descargas

Los datos de descargas todavía no están disponibles.

Biografía del autor/a

Narjara Peixoto Xavier Bezerra, Universidade Regional do Cariri - Urca

Graduada em Pedagogia, Especialista em Gestão Educacional, Mestranda em educação pela Universidade Regional do Cariri, Professora efetiva da educação básica da rede pública municipal de ensino do Crato- CE.

Antonia Pereira Veloso, Universidade Regional do Cariri - Urca

Graduada em Pedagogia, Especialista em Gestão da Educação Pública- CAED-UFJF, Tecnologias em educação PUC-RIO, Educação Pobreza e Desigualdade Social-UFC. Mestranda  em Educação pela Universidade Regional do Cariri. Professora da Rede Básica Municipal de Nova Olinda-Ce.

Emerson Ribeiro, Universidade Regional do Cariri - Urca

Professor adjunto da Universidade Regional do Cariri. Formado em geografia pela Universidade de Sorocaba e Pedagogia pela Universidade do estado de Minas Gerais. Mestre e Doutor pela Universidade de São Paulo com pós-doutorado pela Universidade Federal da Paraiba.

Citas

BRASIL – Agência Brasil - Organização Mundial de Saúde declara pandemia do novo Coronavírus; publicado em 11/03/2020 - Por Agência Brasil- Brasília- Disponível em: https://agenciabrasil.ebc.com.br/geral/noticia/2020-03/organizacao-mundial-da-saude-declara-pandemia-de-coronavirus Acesso: 22 de julho de 2020.

BRASIL. Decreto Nº 6.300, de 12 de dezembro de 2007. Dispõe sobre o Programa Nacional de Tecnologia Educacional -ProInfo. Diário Oficial da União Brasília, 12 de dezembro de 2007. Disponível em: http://www.planalto.gov.br/ccivil_03/_Ato2007-2010/2007/Decreto/D6300.htm Acesso: 20 jun de 2020.

BRASIL. Decreto nº 9.204, de 23 de novembro de 2017. Institui o Programa de Inovação Educação Conectada e dá outras providências. Diário Oficial da União. Dez 2017. Disponível: http://www.planalto.gov.br/ccivil_03/_Ato20152018/2017/Decreto/D9204.htm Acesso: 22 jul 2020

BRASIL. Decreto Nº 9.319, de 21 de março de 2018. Institui o Sistema Nacional para a Transformação Digital e estabelece a estrutura de governança para a implantação da Estratégia Brasileira para a Transformação Digital. Disponível: http://www.planalto.gov.br/cciViL_03/_Ato2015-2018/2018/Decreto/D9319.htm Acesso: 22 julho de 2020

BRASIL. Ministério da educação e do desporto Portaria nº 522, de 9 de abril de 1997. Institui a criação do Programa Nacional de Informática na Educação – PROINFO. Diário Oficial da União de 11/04/1997 (nº 69, Seção 1, pág. 7.189). Em: http://www.lex.com.br/doc_348748_PORTARIA_N_522_DE_9_DE_ABRIL_DE_1997.aspx. Acesso em: 20 jun 2020.

BRASIL. Ministério da Saúde. Portaria nº 188, de 3 de fevereiro de 2020. Declara Emergência em Saúde Pública de importância Nacional (ESPIN) em decorrência da Infecção Humana pelo novo Coronavírus (2019-nCoV). Diário Oficial da União, Brasília. Disponível em: http://www.in.gov.br/en/web/dou/-/portaria-n-188-de-3-de-fevereiro-de-2020-241408388. Acesso em: 11 mai. 2020.

CEARÁ. Lei n° 14.026, de 17.12.07. Cria o programa alfabetização na idade certa -PAIC, de cooperação técnica e incentivo para melhoria dos indicadores de aprendizagem nos municípios cearenses e dá outras providências. Fortaleza, CE: Governo do Estado, 19 dez 2007. Disponível: https://belt.al.ce.gov.br/index.php/legislacao-do-ceara/organizacao-tematica/educacao/item/4310-lei-n-14-026-de-17-12-07-d-o-19-12-07 Acesso: 21 set. 2019.

FALSARELLA, Ana Maria. Formação continuada e prática de sala de aula: os efeitos da formação continuada na atuação do professor. Campinas, SP: Autores associados, 2004. (Coleção Formação de Professores).

GIL, Antônio Carlos, 1946- Como elaborar projetos de pesquisa. 4.ed. - São Paulo: Atlas, 2002

HABERMAS, J. Comentários à ética do discurso. São Paulo: Instituto Piaget, 1991.

IMBERNÓN, Francisco. Formação permanente do professorado. (Trad. Sandra Trabucco Valenzuela). São Paulo: Cortez, 2009.

IMBERNÒN, Francisco. Qualidade no ensino e formação do professorado: uma mudança necessária. (trad. Silvana Cobucci Leite) – São Paulo: Cortez, 2016.

JUNGES, F. C.; KETZER, C.; OLIVEIRA, V. M. Formação continuada de professores: Saberes ressignificados e práticas docentes transformadas. Educação & Formação, Fortaleza, v. 3, n. 3, p. 88-101, 2018. Disponível em: https://revistas.uece.br/index.php/redufor/article/view/858 Acesso: 10 set 2020.

LEITE, Werlayne S. S. ; RIBEIRO, Carlos A. do N. . A inclusão das TICs na educação brasileira: problemas e desafios. Magis: Revista Internacional de Investigación en Educación, ISSN-e 2027-1182, Vol. 5, Nº. 10, 2012, págs. 173-187 Disponível: https://dialnet.unirioja.es/ejemplar/344265 Acesso: 30 junho 2020.

LOPES, T. M.; TORRES, M. N.; MENEZES, I. História da formação de professores no Ceará: da escola normal aos ambientes virtuais de aprendizagem. Práticas Educativas, Memórias e Oralidades - Rev. Pemo, v. 2, n. 3, p. e233724, 2020. Disponível: https://revistas.uece.br/index.php/revpemo/article/view/3724 Acesso: 10 set 2020.

MINAYO, M. C. S. O desafio do conhecimento: pesquisa qualitativa em saúde. 8. ed. São Paulo: Hucitec, 2004.

MISKULIN, Rosana G. S. Concepções teórico-metodológicas sobre a introdução e a utilização de computadores no processo ensino/aprendizagem da geometria. Campinas: Tese de Doutorado, Faculdade de Educação da UNICAMP, em:http://repositorio.unicamp.br/bitstream/REPOSIP/252870/1/Miskulin_RosanaGiarettaSguerra_D.pdf Acesso: 20 de julho 2020.

TARDIF, Maurice. Saberes docentes e formação profissional. Petrópolis, RJ: Vozes, 2014.

MINISTÉRIO DA EDUCAÇÃO. Conselho Nacional da Educação- CNE. Parecer 5/2020. Reorganização do Calendário Escolar e da possibilidade de cômputo de atividades não presenciais para fins de cumprimento da carga horária mínima anual, em: http://portal.mec.gov.br/index.php?option=com_docman&view=download&alias=145011-pcp005-20&category_slug=marco-2020-pdf&Itemid=30192. Acesso:11 jun.2020

Publicado

2021-01-03

Cómo citar

BEZERRA, N. P. X.; VELOSO, A. P.; RIBEIRO, E. Ressignificando a prática docente: experiências em tempos de pandemia. Práticas Educativas, Memórias e Oralidades, [S. l.], v. 3, n. 2, p. 323917, 2021. DOI: 10.47149/pemo.v2i3.3917. Disponível em: https://revistas.uece.br/index.php/revpemo/article/view/3917. Acesso em: 24 nov. 2024.