O protagonismo do professor Pasquale Vigliante no Bairro Icuí –Guajará

o legado e o papel social de um educador social

Autores/as

DOI:

https://doi.org/10.47149/pemo.v2i3.3731

Palabras clave:

Educador social, Memórias, Práticas educativas, Protagonismo

Resumen

Este artigo tem como objetivo investigar o legado educacional do professor Pasquale Vigliante na localidade de Icuí – Guajará, na cidade de Ananindeua no estado do Pará (1970-1990). É uma pesquisa com abordagem qualitativa, com centralidade em estudos sobre memória, com o uso de fotografias, jornais e oralidades, em que o esforço foi narrar as contribuições deste educador social para as melhorias nas estruturas sociais e, por conseguinte nas condições de vidas na referida localidade.

Descargas

Los datos de descargas todavía no están disponibles.

Biografía del autor/a

Ana Maria Leite Lobato, Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia do Pará - IFPA

Doutora em Educação (UFC), Professora Titular no Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia do Pará (IFPA), na EBTT, no Mestrado do Programa de Pós-graduação em Educação Profissional e Tecnológica- ProfEPT; no Curso de Pedagogia no IFPA Campus Belém.

Cintia Rejane Cunha de Souza, Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia do Pará - IFPA

Graduanda em Licenciatura Plena em Pedagogia pelo IFPA Campus Belém. Bolsista do PIBID (Programa Institucional de Bolsa de Iniciação à Docência) – E.E.E.F. Presidente Castelo Branco. • Bolsista no Programa Residência Pedagógica  (E.M.E.F. Geraldo Manso  Palmeira).

Citas

ARANHA, Antônia V. S; DANIEL, Ilma Bicalho S. A dialética dos saberes produzidos e mobilizados no trabalho: a atividade do trabalho como princípio educativo. Educação & Formação, Fortaleza, v.2, n.5, p.33-55, mai./ago., 2017.

Disponível em: https://revistas.uece.br/index.php/redufor/article/view/135. Acesso em: 28 de ago. 2019.

ALZAMORA, Geane. Imagem e Verbo nas capas da revista veja em contraste com Der Spiegel. In org. SANTAELLA, Lucia. NÖTH, Winfried. Palavra e imagem nas mídias: um estudo intercultural. Belém-Pa: EDUFPA, 2008.

CIAVATTA, Maria. A formação integrada: a escola e o trabalho como lugares de memória e identidade. In. FRIGOTTO, G.; CIAVATTA, M.; RAMOS, M. (Orgs.) Ensino Médio Integrado: concepção e contradições. São Paulo: Cortez, 2005.

CIAVATTA, Maria. O Mundo do Trabalho em Imagens: Memória História e Fotografia. Revista Psicologia: Organização e Trabalho, 12(1), jan-abr 2012, pp. 33-46. Disponível em: httpp://submisson-pepsic.scielo.br/index.php/rpot/index. Acesso em: 09 mar 2020.

CRESWELL, John W. Projeto de pesquisa: métodos qualitativo, quantitativo e misto. Porto Alegre: Artmed, 2007.

DELGADO, Lucília de Almeida Neves. História oral: memória, tempo, identidades. Belo Horizonte: Autêntica, 2006.

ENTREVISTADA 10 – E10. Entrevista. Belém, 3 de setembro. 2019.

GATTI JR, Décio. O ensino de História da Educação no Brasil: fontes e métodos de pesquisa. Cadernos de História da Educação (online), v. 16, p. 64-88, 2019.

LEDO, Guilherme. Exemplo de comunidade. A Província do Pará. Belém, 15 de abril de 1975, 2º caderno, p. 01.

LEDO, Guilherme. Só o amor não tem fronteiras. A Província do Pará. Belém, 13 de janeiro de 1971, 2º caderno, p. 08.

NORA, Pierre. Entre memória e história: a problemática dos lugares. São Paulo:

Projeto História, n. 10, dez. 1993.

VEIGA, Cynthia Greive; TABORDA DE OLIVEIRA, Marcus Aurelio (orgs.). Historiografia da educação: abordagens teóricas e metodológicas. Belo Horizonte: Fino Traço, 2019.

OLIVEIRA, Maria Marly de. Como fazer pesquisa qualitativa. Petrópolis: RJ: Editora Vozes, 2010.

PASQUALINO. Entrevista. Belém, 25 de fevereiro. 2020.

PARÁ. Italiano desenvolve comunidade em Ananindeua. O Estado do Pará. Belém, 02 de maio de 1976, 1º caderno, p. 03.

PARÁ. Projeto Político Pedagógico da Escola Estadual de Ensino Fundamental Celina Del Tetto, 2015, p. 2.

ROMANS, M; TRILLA, J.; PETRUS, A. Profissão Educador Social. Porto Alegre: Artmed, 2003.

STRAUSS, Anselm; CORBIN, Juliet. Pesquisa qualitativa: técnicas e procedimentos para o desenvolvimento da teoria fundamentada. Porto Alegre: Artmed, 2008.

SAVIANI, Demerval. História das ideias pedagógicas no Brasil. Campinas: Autores Associados, 2008, p. 317.

SAVIANI, Dermeval. Trabalho e educação: fundamentos ontológicos e históricos. Revista Brasileira de Educação v. 12 n. 34 jan./abr. 2007, p. 154.

ZABALA, Antonio. A prática educativa: como ensinar. Porto Alegre: Artmed, 1998. Reimpressão, 2008.

Publicado

2020-09-24

Cómo citar

LOBATO, A. M. L.; SOUZA, C. R. C. de. O protagonismo do professor Pasquale Vigliante no Bairro Icuí –Guajará: o legado e o papel social de um educador social. Práticas Educativas, Memórias e Oralidades, [S. l.], v. 2, n. 3, p. e233731, 2020. DOI: 10.47149/pemo.v2i3.3731. Disponível em: https://revistas.uece.br/index.php/revpemo/article/view/3731. Acesso em: 21 nov. 2024.