Teacher Training

Authors

DOI:

https://doi.org/10.47149/pemo.v6.e13443

Keywords:

Formação Docente, Educação Básica, Tecnologia

Abstract

The aim was to identify, in the literature, the importance of continuing training for primary school teachers, pointing out the challenges faced in carrying it out. The results showed that continuing training for these teachers takes place in person, with courses and seminars, and online, with the improvement of skills in Information and Communication Technologies (ICTs). The challenges encountered include: a lack of financial and material resources, time constraints for full-time teachers, a shortage of public policies adapted to local contexts, overcoming traditional and fragmented models, and the need to value research, teaching and extension in education. The importance of continuing training for successful teaching was noted, and it is crucial to overcome the weaknesses identified and implement strategies that promote collaboration between teachers and the creation of public policies that take into account regional specificities. This will contribute to a more reflective and effective teaching practice, resulting in better educational outcomes.

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Author Biographies

Simone de Fátima Soltes, Universidade Tecnológica Federal do Paraná

Professora da Secretaria Estadual da Educação do Paraná. Mestranda do Programa de Pós-Graduação em Ensino de Ciência e Tecnologia da Universidade Tecnológica e Federal do Paraná.

Luiz Alberto Pilatti, Universidade Tecnológica Federal do Paraná

Professor Titular na Universidade Tecnológica Federal do Paraná (UTFPR). Foi Diretor-Geral do Campus Ponta Grossa (2004-2012), Vice-Reitor (2012-2016) e Reitor (2016-2020) da UTFPR. Doutor em Educação Física pela Universidade Estadual de Campinas (UNICAMP). Mestre em Educação pela Universidade Metodista de Piracicaba (UNIMEP). Licenciado em Educação Física pela Universidade Estadual de Ponta Grossa (UEPG). Está vinculado aos Programas de Pós-Graduação em Engenharia de Produção (PPGEP) e Ensino de Ciência e Tecnologia (PPGECT) no Campus Ponta Grossa. Bolsista de Produtividade em Pesquisa - CNPq.

Sani de Carvalho Rutz da Silva, Universidade Tecnológica Federal do Paraná

Professora Titular na Universidade Tecnológica Federal do Paraná (UTFPR).Licenciada em Matemática (UEPG), Mestre em Matemática Aplicada e Doutora em Ciência dos Materiais pela Universidade Federal do Rio Grande do Sul (UFRGS). Em pesquisas, tem como ênfase as temáticas: Ensino de Matemática, Educação Matemática Inclusiva, Uso de Tecnologias no ensino de Matemática. Participou do programa internacional PREFALC: França-Colômbia-Brasil (Projeto regional de cooperação França, América Latina e Caribe). Professor responsável externo do Projeto de Mestrado Interdisciplinar Multicultural em Inovação Educativa, Inovação Tecnológica e Gestão do conhecimento (México-BUAP/ INSA de Lyon-França). Recebeu o Prêmio Tese de CAPES (orientador) no ano de 2018, melhor tese na Área de Ensino. É membro eleito do Comitê de Assessores da Área (CAAs)- Ciências Humanas-2020/2024 da Fundação Araucária. Coordenou o Projeto "Rethinking teacher education: Fostering inclusive practices for visually-impaired students in mathematics classes", financiado pela Teachers College e Fundação Lemann. Na Universidade Tecnológica Federal do Paraná (UTFPR), Foi Membro do Conselho de Pesquisa e Pós-Graduação (2015-2023). Foi coordenador e atualmente é professor permanente do Programa de Pós-Graduação em Ensino de Ciência e Tecnologia nos cursos Mestrado Profissional (PPGECT) e Doutorado Acadêmico (PPGECT). Professor de Cálculo Diferencial e Integral II, Líder do Grupo de Pesquisa "O Ensino e a Inclusão de Pessoas com Deficiência", Editor-Chefe da Revista Brasileira de Ensino de Ciência e Tecnologia (RBECT). Membro associado a ANPEd - Associação Nacional de Pós-Graduação e Pesquisa em Educação e Membro do GT13 - Diferença, Inclusão e Educação Matemática da SBEM, Membro da RedDOLAC - Red de Docentes de América Latina y del Caribe.

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Published

2024-09-04

How to Cite

SOLTES, S. de F.; PILATTI, L. A.; SILVA, S. de C. R. da. Teacher Training. Educational Practices, Memories and Oralities, [S. l.], v. 6, p. e13443, 2024. DOI: 10.47149/pemo.v6.e13443. Disponível em: https://revistas.uece.br/index.php/revpemo/article/view/13443. Acesso em: 28 oct. 2024.