Formação Docente na Educação Básica: uma revisão sistemática de literatura
DOI:
https://doi.org/10.47149/pemo.v6.e13443Palabras clave:
Formação Docente, Educação Básica, TecnologiaResumen
Este estudo visa identificar a importância e os desafios na formação continuada de professores da Educação Básica. Trata-se de uma revisão sistemática da literatura, utilizando o método Methodi Ordinatio, no período de 2019 a 2023, com dados das bases Web of Science, Scopus e SciELO, utilizando os descritores "teacher training" e "basic education". Inicialmente, 572 artigos foram listados, resultando em 16 após a aplicação dos critérios de exclusão. A formação continuada determina o sucesso do ensino, exigindo superação de fragilidades, colaboração entre professores e políticas públicas regionais. Os principais desafios incluem a falta de recursos financeiros e materiais, a restrição de tempo para professores com jornadas integrais, a superação de modelos tradicionais e a valorização da pesquisa, ensino e extensão na educação. Conclui-se que a formação continuada é essencial, mas enfrenta desafios como falta de recursos, tempo e políticas públicas adaptadas, necessitando de troca de experiências e políticas regionais para sua melhoria.
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