Formação Docente na Educação Básica: uma revisão sistemática de literatura

Autores

DOI:

https://doi.org/10.47149/pemo.v6.e13443

Palavras-chave:

Formação Docente, Educação Básica, Tecnologia

Resumo

Este estudo visa identificar a importância e os desafios na formação continuada de professores da Educação Básica. Trata-se de uma revisão sistemática da literatura, utilizando o método Methodi Ordinatio, no período de 2019 a 2023, com dados das bases Web of Science, Scopus e SciELO, utilizando os descritores "teacher training" e "basic education". Inicialmente, 572 artigos foram listados, resultando em 16 após a aplicação dos critérios de exclusão. A formação continuada determina o sucesso do ensino, exigindo superação de fragilidades, colaboração entre professores e políticas públicas regionais. Os principais desafios incluem a falta de recursos financeiros e materiais, a restrição de tempo para professores com jornadas integrais, a superação de modelos tradicionais e a valorização da pesquisa, ensino e extensão na educação. Conclui-se que a formação continuada é essencial, mas enfrenta desafios como falta de recursos, tempo e políticas públicas adaptadas, necessitando de troca de experiências e políticas regionais para sua melhoria.

Downloads

Não há dados estatísticos.

Biografia do Autor

Simone de Fátima Soltes, Universidade Tecnológica Federal do Paraná

Professora da Secretaria Estadual da Educação do Paraná. Mestranda do Programa de Pós-Graduação em Ensino de Ciência e Tecnologia da Universidade Tecnológica e Federal do Paraná.

Luiz Alberto Pilatti, Universidade Tecnológica Federal do Paraná

Professor Titular na Universidade Tecnológica Federal do Paraná (UTFPR). Foi Diretor-Geral do Campus Ponta Grossa (2004-2012), Vice-Reitor (2012-2016) e Reitor (2016-2020) da UTFPR. Doutor em Educação Física pela Universidade Estadual de Campinas (UNICAMP). Mestre em Educação pela Universidade Metodista de Piracicaba (UNIMEP). Licenciado em Educação Física pela Universidade Estadual de Ponta Grossa (UEPG). Está vinculado aos Programas de Pós-Graduação em Engenharia de Produção (PPGEP) e Ensino de Ciência e Tecnologia (PPGECT) no Campus Ponta Grossa. Bolsista de Produtividade em Pesquisa - CNPq.

Sani de Carvalho Rutz da Silva, Universidade Tecnológica Federal do Paraná

Professora Titular na Universidade Tecnológica Federal do Paraná (UTFPR).Licenciada em Matemática (UEPG), Mestre em Matemática Aplicada e Doutora em Ciência dos Materiais pela Universidade Federal do Rio Grande do Sul (UFRGS). Em pesquisas, tem como ênfase as temáticas: Ensino de Matemática, Educação Matemática Inclusiva, Uso de Tecnologias no ensino de Matemática. Participou do programa internacional PREFALC: França-Colômbia-Brasil (Projeto regional de cooperação França, América Latina e Caribe). Professor responsável externo do Projeto de Mestrado Interdisciplinar Multicultural em Inovação Educativa, Inovação Tecnológica e Gestão do conhecimento (México-BUAP/ INSA de Lyon-França). Recebeu o Prêmio Tese de CAPES (orientador) no ano de 2018, melhor tese na Área de Ensino. É membro eleito do Comitê de Assessores da Área (CAAs)- Ciências Humanas-2020/2024 da Fundação Araucária. Coordenou o Projeto "Rethinking teacher education: Fostering inclusive practices for visually-impaired students in mathematics classes", financiado pela Teachers College e Fundação Lemann. Na Universidade Tecnológica Federal do Paraná (UTFPR), Foi Membro do Conselho de Pesquisa e Pós-Graduação (2015-2023). Foi coordenador e atualmente é professor permanente do Programa de Pós-Graduação em Ensino de Ciência e Tecnologia nos cursos Mestrado Profissional (PPGECT) e Doutorado Acadêmico (PPGECT). Professor de Cálculo Diferencial e Integral II, Líder do Grupo de Pesquisa "O Ensino e a Inclusão de Pessoas com Deficiência", Editor-Chefe da Revista Brasileira de Ensino de Ciência e Tecnologia (RBECT). Membro associado a ANPEd - Associação Nacional de Pós-Graduação e Pesquisa em Educação e Membro do GT13 - Diferença, Inclusão e Educação Matemática da SBEM, Membro da RedDOLAC - Red de Docentes de América Latina y del Caribe.

Referências

ARANHA, Rudervania da Silva Lima; OLIVEIRA, Selma Suely Baçal de. The influence of the Inter-American Development Bank in the training of basic education teachers in Brazil. Educar em Revista, Curitiba, v. 39, e86096, 2023. DOI: http://dx.doi.org/10.1590/1984-0411.86096. Disponível em: https://www.scielo.br/j/er/a/kX3h9K5jv3TTQbKvY6DhdZs/?format=pdf. Acesso em: 7 jul. 2024.

ARÉVALO, Víctor Miguel Sumba. La Formación de docentes en ejercicio a través de la Lesson Study: preocupaciones en una realidad compleja. Praxis educativa, v. 26, n. 1, p. 175-175, 2022. DOI: https://doi.org/10.19137/praxiseducativa-2022-260109. Disponível em: https://www.redalyc.org/journal/1531/153170575009/. Acesso em: 7 jul. 2024.

BIANCH, Bárbara Ferreira Matias; CÔCO, Valdete; ALVES, Kallyne Kafuri. Cursos de formação inicial em Pedagogia nos Institutos Federais: perfis formativos dos docentes. Revista Educação & Formação, v. 7, e8209, 2022. DOI: https://doi.org/10.25053/redufor.v7.e8209. Disponível em: https://revistas.uece.br/index.php/redufor/article/view/8209. Acesso em: 7 jul. 2024.

BRASIL. Lei no 9.394, de 20 de dezembro de 1996. Estabelece as normas e bases da educação nacional. Diário Oficial da União: seção 1, Brasília, DF, ano 134, n. 248, p. 27833-27841, 23 dez. 1996. Disponível em: https://pesquisa.in.gov.br/imprensa/jsp/visualiza/index.jsp?data=23/12/1996&jornal=1&pagina=1&totalArquivos=289. Acesso em: 7 jul. 2024.

COSTA FILHO, Roraima Alves da; IAOCHITE, Roberto Tadeu. Aprendizagem em saúde na e da escola mediada por tecnologias digitais de informação e comunicação: Resultado de estudos no Brasil. ETD - Educação Temática Digital, Campinas, v. 23, n. 4, p. 1041-1060, 2021. DOI: https://doi.org/10.20396/etd.v23i4.8659314. Disponível em: https://periodicos.sbu.unicamp.br/ojs/index.php/etd/article/view/8659314. Acesso em: 7 jul. 2024.

COSTA, Eliane Miranda; MATOS, Cleide Carvalho de; CAETANO, Vivianne Nunes da Silva. Formação e Trabalho Docente: intencionalidades da BNC-Formação Continuada. Currículo sem Fronteiras, v. 21, n. 3, p. 1188-1207, set./dez. 2021. DOI: http://dx.doi.org/10.35786/1645-1384.v21.n3.12. Disponível em: http://curriculosemfronteiras.org/vol21iss3articles/costa-matos-caetano.pdf. Acesso em: 7 jul. 2024.

DUEÑAS, Flor de María Galván; BUSTAMANTE, Frida Huaylinos; HUAYTA-FRANCO, Yolanda Josefina. Desafíos de la Formación Continua Docente: una revisión sistemática. Revista Conrado, v. 19, n. 93, p. 465-472, 2023. DOI: http://dx.doi.org/10.37787/pakamuros-unj.v9i4.237. Disponível em: https://www.researchgate.net/publication/356929388_Desafios_en_la_formacion_continua_docente_Una_revision_sistematica. Acesso em: 7 jjul. 2024.

FERREIRA, Cristina Torres da Silva. Coordenação local do Parfor presencial na Universidade Federal do Maranhão: parte constitutiva do processo de formação dos professores da educação básica. Humanidades & Inovação, Palmas, v. 9, n. 11, p. 169-184, 2022. Disponível em: https://revista.unitins.br/index.php/humanidadeseinovacao/article/view/7588. Acesso em: 7 jul. 2024.

GABRIEL, Gilvete de Lima. A mimese da formação continuada: configuração e refiguração da identidade narrativa docente em grupos-referência. Educação & Formação, Fortaleza, v. 7, e7248, maio/ago. 2022. DOI: https://doi.org/10.25053/educ.form.v7.e7248. Disponível em: https://revistas.uece.br/index.php/redufor/article/view/7248/6836. Acesso em: 7 jul. 2024.

LOCATELLI, Cleomar. A pós-graduação para os professores da educação básica: um estudo a partir dos planos estaduais de educação. Educar em Revista, Curitiba, v. 37, e70684, 2021. DOI: https://doi.org/10.1590/0104-4060.70684. Disponível em: https://www.scielo.br/j/er/a/NkqsgwjnnGbqmStDxqDmGGS/#. Acesso em: 7 jul. 2024.

PAGANI, R. N.; KOVALESKI, J. L.; RESENDE, L. M. M. de. Methodi Ordinatio: A proposed methodology to select and rank relevant scientific papers encompassing the impact factor, citation number, and publication year. Scientometrics, v. 105, n. 3, p. 2109-2135, 2015. DOI: https://doi.org/10.1007/s11192-015-1744-x. Disponível em: https://link.springer.com/article/10.1007/s11192-015-1744-x. Acesso em: 7 jul. 2024.

ROCHA, Renan; LAGARES, Rosilene. Formação de professores da educação básica antes e pós BNCC e BNC-formação. Humanidades & Inovação, Palmas, v. 9, n. 18, p. 405-417, 2022. Disponível em: https://revista.unitins.br/index.php/humanidadeseinovacao/article/view/7289. Acesso em: 7 jul. 2024.

SILVA, Fabrício Oliveira da; SOUZA, Geruza Ferreira Ribeiro de. Formação permanente de professores no cotidiano escolar: o real e o possível. Educação & Formação, Fortaleza, v. 7, e8002, 2022. DOI: https://doi.org/10.25053/redufor.v7.e8002. Disponível em: https://revistas.uece.br/index.php/redufor/article/view/8002. Acesso em: 7 jul. 2024.

SILVÉRIO, Leandra Domingues; ISOBE, Rogéria Moreira Rezende. Educação do Campo em perspectiva: história, política pública e formação continuada de professores/as do ensino básico. Revista Brasileira de Educação do Campo, v. 5, e6894-e6894, 2020. DOI: http://dx.doi.org/10.20873/uft.rbec.e6894. Disponível em: https://app.amanote.com/v4.0.74/research/note-taking?resourceId=OZXe2HMBKQvf0Bhi5w0g. Acesso em: 7 jul. 2024.

SOUZA, Celestina Maria Pereira de; ROCHA, José Damião Trindade. (Con)textos da formação de professores no Tocantins, os postulados neoliberais e a BNCC. Humanidades & Inovação, Palmas, v. 9, n. 22, p. 10-27, 2022. Disponível em: https://revista.unitins.br/index.php/humanidadeseinovacao/article/view/8074. Acesso em: 7 jul. 2024.

VASQUES, Andréia Lopes Pacheco; SARTI, Flavia Medeiros. Entre a forma escolar e a forma universitária na formação docente: o caso do plano nacional de formação dos professores da educação básica. Revista Brasileira de Educação, Rio de Janeiro, v. 27, e270082, 2022. DOI: https://doi.org/10.1590/S1413-24782022270082. Disponível em: https://www.scielo.br/j/rbedu/a/RGTsbvtvn6YssNdgJ4hSpKm/#. Acesso em: 7 jul. 2024.

VIVIAN, Marcelo Fonseca; GOI, Mara Elisângela Jappe. Formação continuada de professores: um estudo exploratório no Rio Grande do Sul. Comunicações, Piracicaba, v. 28, n. 1, p. 243-260, 2021. DOI: http://dx.doi.org/10.15600/2238-121X/comunicacoes.v28n1p243-260. Disponível em: https://revistas.metodista.br/index.php/comunicacoes/article/view/4555. Acesso em: 7 jul. 2024.

ZERBATO, Ana Paula; MENDES, Enicéia Gonçalves. O desenho universal para a aprendizagem na formação de professores: da investigação às práticas inclusivas. Educação e Pesquisa, São Paulo, v. 47, e233730, 2021. DOI: https://doi.org/10.1590/S1678-4634202147233730. Disponível em: https://www.scielo.br/j/ep/a/XrThMT5Hhn6D9CSqcn3HHSM/#. Acesso em: 7 jul. 2024.

Publicado

2024-09-04

Como Citar

SOLTES, S. de F.; PILATTI, L. A.; SILVA, S. de C. R. da. Formação Docente na Educação Básica: uma revisão sistemática de literatura. Práticas Educativas, Memórias e Oralidades - Rev. Pemo, [S. l.], v. 6, p. e13443, 2024. DOI: 10.47149/pemo.v6.e13443. Disponível em: https://revistas.uece.br/index.php/revpemo/article/view/13443. Acesso em: 21 nov. 2024.