Residência Pedagógica em Biologia: uma experiência no ensino médio em uma escola pública de Picuí-PB
DOI:
https://doi.org/10.47149/pemo.v6.e13163Palabras clave:
Magistério de ensino básico, Docência, Formação inicialResumen
O Programa Residência Pedagógica foi lançado com a finalidade de inserir estudantes de cursos de licenciatura no ensino básico, oportunizando formação inicial. O objetivo deste estudo foi descrever as experiências vivenciadas por um grupo de residentes do curso de licenciatura em Biologia. Para tal, apresentamos aqui um estudo de caráter descritivo. As atividades descritas foram realizadas em uma escola pública de ensino médio da cidade de Picuí-PB, no período de agosto a dezembro de 2023. Os residentes foram inseridos em uma ampla diversidade de atividades, como regência de aulas teóricas e práticas, elaboração e correção de exercícios, participação em eventos técnico-científicos e acompanhamento em aulas de campo. Nesse sentido, consideramos que essas atividades oportunizaram uma série de vivências, além do desenvolvimento de competências e habilidades técnicas próprias da licenciatura e da Biologia, fomentando recursos humanos capacitados para a profissão docente.
Descargas
Citas
BENJAMIN-NETO, M. O.; PEREIRA, A. G. G.; PINHEIRO, A. A. S. A contribuição do Programa de Residência Pedagógica para o aperfeiçoamento profissional e a formação docente. Revista do Pemo, v. 2, n. 2, p.1-12, 2020. Disponível em: https://revistas.uece.br/index.php/revpemo/article/view/3669. Acesso em: 08 mai. 2024.
BRAGA, M. N. S. et al. A Importância das Aulas Práticas de Química no Processo de Ensino Aprendizagem no PIBID. Diversitas Journal, v. 6, n. 2, p. 2530–2542, 2021. Disponível em: https://www.diversitasjournal.com.br/diversitas_journal/article/view/1267. Acesso em: 25 jun. 2024.
BRASIL. Ministério da Educação. Edital CAPES n.06/2018 Programa de Residência Pedagógica. Brasília, 2018. Disponível em: https://www.gov.br/capes/pt-br/centrais-de-conteudo/01032018-edital-6-2018-residencia-pedagogica-pdf/view. Acesso em: 14 mai. 2024.
BRAZIL – MAPA DOS ESTADOS BRASILEIROS. MapChart, 2024. Disponível em: https://www.mapchart.net/brazil.html. Acesso em: 10 jan. 2024.
CARDOSO, M. L. M.; KIMURA, P. R. O.; NASCIMENTO, I. P. Residência Pedagógica: estado do conhecimento sobre programa de iniciação à docência. Revista Cocar, v. 15, n. 31, p. 1-16, 2021. Disponível em: https://periodicos.uepa.br/index.php/cocar/article/view/2912. Acesso em: 09 mai. 2024.
COUTINHO, N. C. A.; BORGES, É. O. A insuficiência das políticas públicas referentes ao desenvolvimento do ensino público no Brasil. Revista Direitos Sociais e Políticas Públicas (unifafibe), v. 5, n. 2, p. 921-946, 2017. Disponível em: Revista Direitos Sociais e Políticas Públicas (UNIFAFIBE). Acesso: 25 jul. 2024.
COSTA, C. C. D.; GONÇALVES, S. R. V. A residência pedagógica e o pragmatismo na formação docente. Revista de Estudios y Experiencias em Educación, v. 19, n. 41, p. 307-321, 2020. Disponível em: http://revistas.ucsc.cl/index.php/rexe/article/view/821. Acesso em: 08 mai. 2024.
EGIDIO, J. A. F. et al. Importância de aulas práticas no ensino de biologia na concepção de futuros docentes. Revista Práxis, v. 13, n. 26, 2021. Disponível em: https://unifoa.emnuvens.com.br/praxis/article/view/3320. Acesso em: 25 jun. 2024.
FARIA, J. B.; DINIZ-PEREIRA, J. E. Residência pedagógica: afinal, o que é isso?. Revista de Educação Pública, v. 28, n. 68, p. 333-356, 2019. Disponível em: http://educa.fcc.org.br/scielo.php?pid=S2238-20972019000200333&script=sci_arttext Acesso em: 11 jan. 2024.
FERREIRA, P. C. C.; SIQUEIRA, M. C. S. Residência Pedagógica: um instrumento enriquecedor no processo de formação docente. Revista Práticas de Linguagem, v. 10, n. 1, p. 1-13, 2020. Disponível em: https://periodicos.ufjf.br/index.php/praticasdelinguagem/article/view/31448. Acesso em: 10 mai. 2024.
FERREIRA, S. G.; RIBEIRO, G.; TAFNER, P. Abandono e evasão escolar no Brasil. 2023. Disponível em: https://imdsbrasil.org/doc/ImdsNT001-2022-AbandonoEvas%C3%A3oEscolarBrasil_1.pdf. Acesso em: 25 jul. 2024.
FREITAS, M. C.; FREITAS, B. M.; ALMEIDA, D. M. Residência pedagógica e sua contribuição na formação docente. Ensino em perspectivas, v. 1, n. 2, p. 1-12, 2020. Disponível em: https://revistas.uece.br/index.php/ensinoemperspectivas/article/view/4540. Acesso em: 06 mai. 2024.
INTERAMINENSE, B. K. S. A Importância das aulas práticas no ensino da Biologia: Uma Metodologia Interativa. ID on line. Revista de psicologia, v. 13, n. 45, p. 342-354, 2019. Disponível em: https://idonline.emnuvens.com.br/id/article/view/1842. Acesso em: 25 jun. 2024.
LIMA, G. A. et al. Comparação do nível de satisfação nas aulas de Educação Física de alunos participantes e não participantes do Programa Residência Pedagógica. Revista do PEMO, v. 5, p. 1-21, 2023. Disponível em: https://revistas.uece.br/index.php/revpemo/article/view/10025/9054. Acesso em: 09 mai. 2024.
MONTEIRO, J. H. L. et al. O Programa Residência Pedagógica: dialética entre a teoria e a prática. HOLOS, v. 3, p. 1-12, 2020. Disponível em: https://www2.ifrn.edu.br/ojs/index.php/HOLOS/article/view/9545. Acesso em: 06 mai. 2024.
MUSSI, R. F. F.; FLORES, F. F. F.; ALMEIDA, C. B. Pressupostos para a elaboração de relato de experiência como conhecimento científico. Práxis Educacional, v. 17, n. 48, p. 60-77, 2021. Disponível em: http://educa.fcc.org.br/scielo.php?pid=S2178-26792021000500060&script=sci_arttext. Acesso em: 24 mai. 2024.
OLIVEIRA-NETO, B. M.; PEREIRA, A. G. G.; PINHEIRO, A. A. S. A contribuição do Programa Residência Pedagógica para o aperfeiçoamento profissional e a formação docente. Revista do PEMO, v. 2, n. 2, p. 1-12, 2020. Disponível em: https://revistas.uece.br/index.php/revpemo/article/view/3669. Acesso em: 24 mai. 2024.
ROCHA, L. F.; FERREIRA, O. S.; PIRES, D. A. T. Programa Residência Pedagógica: análise a partir dos estudantes do curso de licenciatura em química. Kiri-Kerê, v. 2, n. 5, p. 1-19. Disponível em: https://periodicos.ufes.br/kirikere/article/view/32638. Acesso em: 09 mai. 2024.
SILVA, K. A. P. C. C. Residência Pedagógica: uma discussão epistemológica. Formação Docente, v. 13, n. 25, p. 109-122, p. 1-14, 2020. Disponível em: https://revformacaodocente.com.br/index.php/rbpfp/article/view/437. Acesso em 26, jun. 2024.
SOARES, R. G. et al. Programa de Residência Pedagógica: perspectivas iniciais e desafios na implementação. Revista Insignare Scientia, v. 3, n. 1, p. 1-16, 2020. Disponível em: https://periodicos.uffs.edu.br/index.php/RIS/article/view/11254. Acesso em: 08 mai. 2024.
SOUSA, D. A.; BARROSO, M. L. A formação inicial docente em Educação Física a partir do Programa Residência Pedagógica: um relato de experiência. Revista do PEMO, v. 1, n. 2, p. 1-15, 2019. Disponível em: https://revistas.uece.br/index.php/revpemo/article/view/3570/3125. Acesso em: 09 mai. 2024.
SOUZA, B, M.; GOMES, K. P.; COSTA, A. G. Programa de Residência Pedagógica: da revisão de literatura às vivências na escola pública. Revista do PEMO, v. 5, p. 1-24, 2023. Disponível em: https://revistas.uece.br/index.php/revpemo/article/view/10172/9657. Acesso em: 09 mai. 2024.
TARTUCE, G. L. B. P. et al. Desafios do ensino médio no Brasil: iniciativas das secretarias de educação. Cadernos de Pesquisa, v. 48, p. 478-504, 2018. Disponível em: https://www.scielo.br/j/cp/a/z7gwS6rpMRXHC7BY7yDfxsj/?lang=pt. Acesso em: 31 dez. 2023.
Descargas
Publicado
Cómo citar
Número
Sección
Licencia
Derechos de autor 2024 Richard Tarcísio de Lima Alves, Daniela Sotério de Souza, Raiane Azevedo de Oliveira, Nildislene Vitória da Sila Santos, Ludmilla Cavalcanti Antunes Lucena, Márcio Frazão Chaves (Autor)
Esta obra está bajo una licencia internacional Creative Commons Atribución 4.0.
Os autores possuem direitos autorais dos seus textos:
A revista "Práticas Educativas, Memórias e Oralidades permite ao/s autor/es os direitos de publicação, no entanto, recomenda um intervalo de cinco anos para o caso de republicação ou referência ao primeiro local de publicação, no caso, o link da Rev. Pemo..
Os nomes e endereços informados nesta revista serão usados exclusivamente para os serviços prestados por esta publicação, não sendo disponibilizados para outras finalidades ou a terceiros.