Pedagogical Residency in Biology: a study in high school in a public school in Picuí-PB

Authors

DOI:

https://doi.org/10.47149/pemo.v6.e13163

Keywords:

Basic education teaching, Teaching, Initial formation. Chemistry teacher. Didactic Sequences.

Abstract

The Pedagogical Residency Program was launched with the aim of integrating students from teaching degree programs into basic education, providing initial training. The objective of this study was to describe the experiences of the program to a group of residents from the Biology teaching degree course. To this end, we present here a descriptive study. The activities described were carried out at a public high school in the city of Picuí-PB, from August 2023 to December of the same year. The residents were involved in a wide range of activities, such as conducting theoretical and practical lessons, creating and grading exercises, participating in technical-scientific events, and assisting in field classes. In this sense, we believe that these activities provided a series of experiences and the development of competencies and technical skills specific to teaching and Biology, fostering qualified human resources for the teaching profession.

Downloads

Download data is not yet available.

Author Biographies

Richard Tarcísio de Lima Alves, Universidade Federal de Campina Grande - Centro de Educação e Saúde (UFCG/CES)

Licenciado em Ciências Biológicas (UFCG-CES) e mestrando em Biodiversidade (UFPB). Durante a graduação atuou como residente no PRP, como monitor das disciplinas sistemática de fanerógamas e genética geral, além de ter atuado como estagiário no laboratório didático de botânica.

Daniela Sotério de Souza, Universidade Federal de Campina Grande - Centro de Educação e Saúde (UFCG/CES)

Licenciada em Ciências Biológicas (UFCG-CES). Atuou como residente no PRP, monitora da disciplina História da Biologia, como também é estagiária do laboratório de pesquisa em invertebrados marinhos (LAPEIMAR). Também faz parte do projeto de extensão de divulgação científica da UEPB.

Raiane Azevedo de Oliveira, Universidade Federal de Campina Grande - Centro de Educação e Saúde (UFCG/CES)

Licenciada em Ciências Biológicas (UFCG-CES). Pós graduada em Ensino de Ciências (FAVENI). Atuou como residente no PRP, fez parte do laboratório Multidisciplinar voltado a pesquisa, ensino e extensão nos estudos de Herpetofauna na Caatinga (LABAN).

Nildislene Vitória da Sila Santos, Universidade Federal de Campina Grande - Centro de Educação e Saúde (UFCG/CES)

Licencianda em Ciências Biológicas (UFCG-CES). Atuou como bolsista no Programa de Iniciação Científica PIBIC/CNPq, residente no PRP, e como monitora nas disciplinas sistemática de fanerógamas e morfologia e anatomia vegetal, além de ter estagiado no laboratório de biologia de anuros (LABAN).

Ludmilla Cavalcanti Antunes Lucena, ECIT Professor Lordão

Possui mestrado em Ecologia e Conservação pela Universidade Estadual da Paraíba (UEPB) e graduação em Licenciatura e Bacharelado em Ciências Biológicas pela mesma instituição. É professora de Ciências e Biologia da ECIT Professor Lordão e preceptora do PRP.

Márcio Frazão Chaves, Universidade Federal de Campina Grande - Centro de Educação e Saúde (UFCG/CES)

É mestre em Ciências Biológicas (Zoologia) pela UFPB e doutor em Ciência Animal Tropical pela Universidade Federal Rural do Pernambuco (UFRPE). É docente do curso de licenciatura em Ciências Biológicas da UFCG – CES, onde coordena o núcleo local do PRP em Biologia.

References

BENJAMIN-NETO, M. O.; PEREIRA, A. G. G.; PINHEIRO, A. A. S. A contribuição do Programa de Residência Pedagógica para o aperfeiçoamento profissional e a formação docente. Revista do Pemo, v. 2, n. 2, p.1-12, 2020. Disponível em: https://revistas.uece.br/index.php/revpemo/article/view/3669. Acesso em: 08 mai. 2024.

BRAGA, M. N. S. et al. A Importância das Aulas Práticas de Química no Processo de Ensino Aprendizagem no PIBID. Diversitas Journal, v. 6, n. 2, p. 2530–2542, 2021. Disponível em: https://www.diversitasjournal.com.br/diversitas_journal/article/view/1267. Acesso em: 25 jun. 2024.

BRASIL. Ministério da Educação. Edital CAPES n.06/2018 Programa de Residência Pedagógica. Brasília, 2018. Disponível em: https://www.gov.br/capes/pt-br/centrais-de-conteudo/01032018-edital-6-2018-residencia-pedagogica-pdf/view. Acesso em: 14 mai. 2024.

BRAZIL – MAPA DOS ESTADOS BRASILEIROS. MapChart, 2024. Disponível em: https://www.mapchart.net/brazil.html. Acesso em: 10 jan. 2024.

CARDOSO, M. L. M.; KIMURA, P. R. O.; NASCIMENTO, I. P. Residência Pedagógica: estado do conhecimento sobre programa de iniciação à docência. Revista Cocar, v. 15, n. 31, p. 1-16, 2021. Disponível em: https://periodicos.uepa.br/index.php/cocar/article/view/2912. Acesso em: 09 mai. 2024.

COUTINHO, N. C. A.; BORGES, É. O. A insuficiência das políticas públicas referentes ao desenvolvimento do ensino público no Brasil. Revista Direitos Sociais e Políticas Públicas (unifafibe), v. 5, n. 2, p. 921-946, 2017. Disponível em: Revista Direitos Sociais e Políticas Públicas (UNIFAFIBE). Acesso: 25 jul. 2024.

COSTA, C. C. D.; GONÇALVES, S. R. V. A residência pedagógica e o pragmatismo na formação docente. Revista de Estudios y Experiencias em Educación, v. 19, n. 41, p. 307-321, 2020. Disponível em: http://revistas.ucsc.cl/index.php/rexe/article/view/821. Acesso em: 08 mai. 2024.

EGIDIO, J. A. F. et al. Importância de aulas práticas no ensino de biologia na concepção de futuros docentes. Revista Práxis, v. 13, n. 26, 2021. Disponível em: https://unifoa.emnuvens.com.br/praxis/article/view/3320. Acesso em: 25 jun. 2024.

FARIA, J. B.; DINIZ-PEREIRA, J. E. Residência pedagógica: afinal, o que é isso?. Revista de Educação Pública, v. 28, n. 68, p. 333-356, 2019. Disponível em: http://educa.fcc.org.br/scielo.php?pid=S2238-20972019000200333&script=sci_arttext Acesso em: 11 jan. 2024.

FERREIRA, P. C. C.; SIQUEIRA, M. C. S. Residência Pedagógica: um instrumento enriquecedor no processo de formação docente. Revista Práticas de Linguagem, v. 10, n. 1, p. 1-13, 2020. Disponível em: https://periodicos.ufjf.br/index.php/praticasdelinguagem/article/view/31448. Acesso em: 10 mai. 2024.

FERREIRA, S. G.; RIBEIRO, G.; TAFNER, P. Abandono e evasão escolar no Brasil. 2023. Disponível em: https://imdsbrasil.org/doc/ImdsNT001-2022-AbandonoEvas%C3%A3oEscolarBrasil_1.pdf. Acesso em: 25 jul. 2024.

FREITAS, M. C.; FREITAS, B. M.; ALMEIDA, D. M. Residência pedagógica e sua contribuição na formação docente. Ensino em perspectivas, v. 1, n. 2, p. 1-12, 2020. Disponível em: https://revistas.uece.br/index.php/ensinoemperspectivas/article/view/4540. Acesso em: 06 mai. 2024.

INTERAMINENSE, B. K. S. A Importância das aulas práticas no ensino da Biologia: Uma Metodologia Interativa. ID on line. Revista de psicologia, v. 13, n. 45, p. 342-354, 2019. Disponível em: https://idonline.emnuvens.com.br/id/article/view/1842. Acesso em: 25 jun. 2024.

LIMA, G. A. et al. Comparação do nível de satisfação nas aulas de Educação Física de alunos participantes e não participantes do Programa Residência Pedagógica. Revista do PEMO, v. 5, p. 1-21, 2023. Disponível em: https://revistas.uece.br/index.php/revpemo/article/view/10025/9054. Acesso em: 09 mai. 2024.

MONTEIRO, J. H. L. et al. O Programa Residência Pedagógica: dialética entre a teoria e a prática. HOLOS, v. 3, p. 1-12, 2020. Disponível em: https://www2.ifrn.edu.br/ojs/index.php/HOLOS/article/view/9545. Acesso em: 06 mai. 2024.

MUSSI, R. F. F.; FLORES, F. F. F.; ALMEIDA, C. B. Pressupostos para a elaboração de relato de experiência como conhecimento científico. Práxis Educacional, v. 17, n. 48, p. 60-77, 2021. Disponível em: http://educa.fcc.org.br/scielo.php?pid=S2178-26792021000500060&script=sci_arttext. Acesso em: 24 mai. 2024.

OLIVEIRA-NETO, B. M.; PEREIRA, A. G. G.; PINHEIRO, A. A. S. A contribuição do Programa Residência Pedagógica para o aperfeiçoamento profissional e a formação docente. Revista do PEMO, v. 2, n. 2, p. 1-12, 2020. Disponível em: https://revistas.uece.br/index.php/revpemo/article/view/3669. Acesso em: 24 mai. 2024.

ROCHA, L. F.; FERREIRA, O. S.; PIRES, D. A. T. Programa Residência Pedagógica: análise a partir dos estudantes do curso de licenciatura em química. Kiri-Kerê, v. 2, n. 5, p. 1-19. Disponível em: https://periodicos.ufes.br/kirikere/article/view/32638. Acesso em: 09 mai. 2024.

SILVA, K. A. P. C. C. Residência Pedagógica: uma discussão epistemológica. Formação Docente, v. 13, n. 25, p. 109-122, p. 1-14, 2020. Disponível em: https://revformacaodocente.com.br/index.php/rbpfp/article/view/437. Acesso em 26, jun. 2024.

SOARES, R. G. et al. Programa de Residência Pedagógica: perspectivas iniciais e desafios na implementação. Revista Insignare Scientia, v. 3, n. 1, p. 1-16, 2020. Disponível em: https://periodicos.uffs.edu.br/index.php/RIS/article/view/11254. Acesso em: 08 mai. 2024.

SOUSA, D. A.; BARROSO, M. L. A formação inicial docente em Educação Física a partir do Programa Residência Pedagógica: um relato de experiência. Revista do PEMO, v. 1, n. 2, p. 1-15, 2019. Disponível em: https://revistas.uece.br/index.php/revpemo/article/view/3570/3125. Acesso em: 09 mai. 2024.

SOUZA, B, M.; GOMES, K. P.; COSTA, A. G. Programa de Residência Pedagógica: da revisão de literatura às vivências na escola pública. Revista do PEMO, v. 5, p. 1-24, 2023. Disponível em: https://revistas.uece.br/index.php/revpemo/article/view/10172/9657. Acesso em: 09 mai. 2024.

TARTUCE, G. L. B. P. et al. Desafios do ensino médio no Brasil: iniciativas das secretarias de educação. Cadernos de Pesquisa, v. 48, p. 478-504, 2018. Disponível em: https://www.scielo.br/j/cp/a/z7gwS6rpMRXHC7BY7yDfxsj/?lang=pt. Acesso em: 31 dez. 2023.

Published

2024-11-01

How to Cite

ALVES, R. T. de L.; SOUZA, D. S. de; OLIVEIRA, R. A. de; SANTOS, N. V. da S.; LUCENA, L. C. A.; CHAVES, M. F. Pedagogical Residency in Biology: a study in high school in a public school in Picuí-PB. Educational Practices, Memories and Oralities, [S. l.], v. 6, p. e13163, 2024. DOI: 10.47149/pemo.v6.e13163. Disponível em: https://revistas.uece.br/index.php/revpemo/article/view/13163. Acesso em: 18 nov. 2024.