Conhecimento materno sobre aleitamento: aplicação de questionário piloto elaborado para Unidade de Terapia Neonatal (UTIN)

Autores/as

DOI:

https://doi.org/10.47149/pemo.v6.e12396

Palabras clave:

Amamentação., Criança Prematura. , Ensino., Psicologia.

Resumen

Este artigo aborda discussões que envolvem Unidades de Terapia Intensiva Neonatal (UTIN) e suas inter-relações com os cuidados destinados aos bebês prematuros. Os sujeitos foram mães de bebês internados em UTIN e a coleta dos dados foi realizada por meio de um questionário semiestruturado, aplicado de forma presencial e remota (impresso e eletrônico). O objetivo foi capturar o conhecimento das mães sobre o aleitamento materno. A análise dos dados valeu-se do software Iramuteq, utilizando a teoria dos grafos, o dendrograma, a nuvem de palavras e a análise de similitude. Identificamos que, embora haja um entendimento geral das mães em relação aos aspectos fundamentais sobre o aleitamento, há uma necessidade de fortalecer o conhecimento sobre a 'pega correta', o manejo do 'ingurgitamento mamário' e o tratamento de 'fissuras'. Os resultados apresentam temas para que profissionais da saúde aprimorem estratégias a fim de capacitar mães diante de desafios relativos à amamentação.

Descargas

Los datos de descargas todavía no están disponibles.

Biografía del autor/a

Eliesia de Figueredo Paiva, CENTRO UNIVERSITÁRIO DE VOLTA REDONDA - UNIFOA

Psicóloga pelo Centro Universitário de Barra Mansa (2016). Mestrado profissional no Centro Universitário de Volta Redonda. Psicóloga da UTINP da Santa Casa de Misericórdia de Barra Mansa. Associada ao Corpo Freudiano - Núcleo Barra Mansa.

Júlio César Soares Aragão, Centro Universitário de Volta Redonda

Pós-Doutorado em Educação na Universidade do Minho; Doutorado em Saúde Coletiva pela UERJ; Mestrado em Saúde da Mulher e da Criança pela Fiocruz; Graduação em Medicina pelo UniFOA. Professor de Medicina e do Mestrado em Ciências da Saúde no UniFOA.

 

Ana Paula Cunha Pereira, Centro Universitário de Volta Redonda

Doutora em Educação Física pela UNICAMP. Professora do Mestrado Profissional em Ensino em Ciências da Saúde e do Meio Ambiente e dos Cursos de Licenciatura em Educação Física e em Ciências Biológicas do Centro Universitário de Volta Redonda -UniFOA.

 

Citas

ALMEIDA, Natália de Sousa; GOLDSTEIN, Rosely Abramowicz. Impactos psíquicos nas vivências de mães de bebê com extremo baixo peso internado em UTI Neonatal. Revista da Sociedade Brasileira de Psicologia Hospitalar, v. 25, n. 1, p. 84–96, 17 nov. 2022. Disponível em: http://pepsic.bvsalud.org/scielo.php?script=sci_arttext&pid=S1516-08582022000100008. Acesso em: 18 dez. 2023.

ALVES, Viviane Garcia da Silva; MOTA, Maria Carliana; PAGLIARI, Carla. Sociodemographic Characteristics Related To Knowing The Benefits Of Breastfeeding. Revista Paulista de Pediatria, v. 39, p. e2020101, 2021. Disponível em: https://www.scielo.br/j/rpp/a/BLZNx9W5m6FRKQypcWxDc6L/?lang=en#. Acesso em: 18 dez. 2023. DOI: https://doi.org/10.1590/1984-0462/2021/39/2020101

AZEVEDO, Creuza da Silva; PFEIL, Natália Vodopives. No fio da navalha: a dimensão intersubjetiva do cuidado aos bebês com condições crônicas complexas. Physis: Revista de Saúde Coletiva, v. 29, p. e290406, 25 nov. 2019. Disponível em: https://www.scielo.br/j/physis/a/G5YDqyxZhV46QqSVnB4XV3G/#. Acesso em: 18 dez. 2023. DOI: https://doi.org/10.1590/S0103-73312019290406

BALDINI, Sonia Maria; KREBS, Vera Lúcia Jornada. Humanização em UTI Pediátrica e Neonatal: estratégias de intervenção junto ao paciente, aos familiares e à equipe. 1a ed. [s.l.] Editora Atheneu, 2010.

CARVALHO, Marcus Renato de; GOMES, Cristiane. F. (Orgs.). Amamentação - Bases Científicas. Grupo GEN, 2019. E-book. ISBN 9788527730846.

COSTA, Roberta; PADILHA, Maria Itayra. A Unidade De Terapia Intensiva Neonatal Possibilitando Novas Práticas No Cuidado Ao Recém-Nascido. Revista Gaúcha de Enfermagem, v. 32, n. 2, p. 248-255, jun. 2011. Disponível em: https://www.scielo.br/j/rgenf/a/vQWYmVCzjbShVfs7Nr9FT7q/abstract/?lang=pt#. Acesso em: 18 dez. 2023. DOI: https://doi.org/10.1590/S1983-14472011000200006

FREITAS, Andréa Leão Leonardo-Pereira de; LAZZARINI, Eliana Rigotto; SEIDL, Eliane Maria Fleury Um Olhar Psicanalítico sobre a Amamentação de Bebês Prematuros na UTI Neonatal. Revista Psicologia e Saúde, v. 13, n. 2, p. 111–124, 2021. Disponível em: http://pepsic.bvsalud.org/scielo.php?script=sci_arttext&pid=S2177-093X2021000200009. Acesso em: 18 dez. 2023.

GUEDES, Jakelline Aparecida Dias. Enfermagem Na Pesquisa Sobre Visitas Ao Recém-Nascido Em UTI Neonatal. Revista de Pesquisa Cuidado é Fundamental Online, v. 2, p. 760–763, 2010. Disponível em: https://seer.unirio.br/cuidadofundamental/article/view/1121. Acesso em: 18 dez. 2023. DOI: https://doi.org/10.9789/2175-5361.2010.v0i0.%25p

LIMA, Joselha Marculino de; SOARES, Diane Pereira; SANTANA, Juliana Silva. As fronteiras caíram e você lá trabalhando: maternidade e pandemia. Práticas Educativas, Memórias e Oralidades - Rev. Pemo, v. 4, p. e49166–e49166, 20 nov. 2022. Disponível em: https://revistas.uece.br/index.php/revpemo/article/view/9166. Acesso em: 18 dez. 2023. DOI: https://doi.org/10.47149/pemo.v4.e49166

LUZ, Susian Cássia Liz et al. Kangaroo Method: potentialities, barriers and difficulties in humanized care for newborns in the Neonatal ICU. Revista Brasileira de Enfermagem, v. 75, p. e20201121, 1 out. 2021a. Disponível em: https://www.scielo.br/j/reben/a/D8Syrvy8TQLdTxzvpQ7BYDq/#. Acesso em: 18 dez. 2023. DOI: https://doi.org/10.1590/0034-7167-2020-1121

MARQUES, Emanuele. Souza; COTTA, Rosângela Minardi Mitre; PRIORE, Silvia Eloiza Mitos e crenças sobre o aleitamento materno. Ciência & Saúde Coletiva, v. 16, p. 2461–2468, 2011. Disponível em: https://www.scielo.br/j/csc/a/Trz3GfpjZvBfGT3BfFygs4v/#. Acesso em: 18 dez. 2023. DOI: https://doi.org/10.1590/S1413-81232011000500015

MELO, Gildson. Soares de. Introdução à Teoria dos Grafos. 2014. 35 f. Dissertação (Mestrado Profissional em Matemática) – Centro de Ciências Exatas e da Natureza, Universidade Federal da Paraíba, João Pessoa, 2014.

MOIMAZ, Suzely Adas Saliba et al. Análise qualitativa do aleitamento materno com o uso do software IRAMUTEQ. Saúde e Pesquisa, v. 9, n. 3, p. 567–577, 2016. Disponível em: https://periodicos.unicesumar.edu.br/index.php/saudpesq/article/view/5649. Acesso em: 18 dez. 2023. DOI: https://doi.org/10.17765/1983-1870.2016v9n3p567-577

MORAIS, Aisiane Cedraz; GUIRARDI, Siena Nogueira; MIRANDA, Juliana de Oliveira Freitas. Práticas de Aleitamento Materno em Unidade de Terapia Intensiva Neonatal. Revista Baiana de Enfermagem‏, v. 34, 2020. Disponível em: https://periodicos.ufba.br/index.php/enfermagem/article/view/35643. Acesso em: 18 dez. 2023. DOI: https://doi.org/10.18471/rbe.v34.35643

OLIVEIRA, Maiellen Pinheiro de et al. Fatores que dificultam o aleitamento materno na Unidade de Terapia Intensiva Neonatal. Research, Society and Development, v. 10, n. 8, p. e39010817190–e39010817190, 14 jul. 2021. Disponível em: https://rsdjournal.org/index.php/rsd/article/download/17190/15608/221458. Acesso em: 18 dez. 2023.

OMS promove novas diretrizes para cuidados com bebês prematuros. ONU News, 17/11/2022. Disponível em: https://news.un.org/pt/story/2022/11/1805477. Acesso em: 18 dez. 2023.

PAULA, Lívia dos Santos et al. Frequência de estresse materno e de risco psíquico em recém-nascidos que foram hospitalizados em unidade de terapia intensiva neonatal. Revista Brasileira de Saúde Materno Infantil, v. 22, p. 783–791, 27 jan. 2023. Disponível em: https://www.scielo.br/j/rbsmi/a/9CprzZTHLyqwqdF6m4JP9gL/?lang=pt#ModalTutorss1. Acesso em: 18 dez. 2023. DOI: https://doi.org/10.1590/1806-9304202200040004

PORTO, Lais Alves et al. Práticas De Aleitamento Materno: concepções das trabalhadoras de saúde de um hospital público de Salvador. Revista Baiana de Saúde Pública, v. 42, n. 4, p. 653–670, 2020. Disponível em: https://rbsp.sesab.ba.gov.br/index.php/rbsp/article/view/2828. Acesso em: 18 dez. 2023. DOI: https://doi.org/10.22278/2318-2660.2018.v42.n4.a2828

PROBO, Débora Rodrigues Guerra et al. Aspectos subjetivos relacionados ao processo ensino-aprendizagem de enfermagem na perspectiva de docentes. Práticas Educativas, Memórias e Oralidades - Rev. Pemo, v. 5, p. e510223–e510223, 2023. Disponível em: https://revistas.uece.br/index.php/revpemo/article/view/10223/9704. Acesso em: 18 dez. 2023. DOI: https://doi.org/10.47149/pemo.v5.e510223

ROCHA, Flávia Nataly Pereira da Silva et al. Caracterização do conhecimento das puérperas acerca do aleitamento materno. Revista de Enfermagem UFPE online, v. 12, n. 9, p. 2386–2392, 2018. Disponível em: https://periodicos.ufpe.br/revistas/revistaenfermagem/article/view/235911. Aceso em: 18 dez. 2023. DOI: https://doi.org/10.5205/1981-8963-v12i9a235911p2386-2392-2018

SANTANA, Thiago Pires; MATIAS, Rogério Gomes; SANTANA, Paulo Henrique Gomes. Conceitos da Teoria dos Grafos no desenvolvimento do raciocínio lógico aplicados aos jogos com estudantes da EJA. Boletim Cearense de Educação e História da Matemática, v. 10, n. 29, p. 01–19, 2023. Disponível em: https://revistas.uece.br/index.php/BOCEHM/article/view/10347. Acesso em: 18 dez. 2023. DOI: https://doi.org/10.30938/bocehm.v10i29.10347

SILVA, Larissa Gallina da et al. Validação de um questionário para puérperas sobre o conhecimento em aleitamento materno. Brazilian Journal of Health Review, v. 4, n. 1, p. 2303–2315, 2021. Disponível em: https://ojs.brazilianjournals.com.br/ojs/index.php/BJHR/article/view/24002. Acesso em: 18 dez. 2023. DOI: https://doi.org/10.34119/bjhrv4n1-186

SILVA, Luiz Fernando da. Introdução ao estudo da teoria dos grafos: uma proposta de sequência didática para o Ensino Médio. 2015. Disponível em: https://lume.ufrgs.br/handle/10183/134082. Acesso em: 22 jan. 2024.

SOUZA, Adriany Miorini Vieira de; PEGORARO, Renata Fabiana. O psicólogo na UTI neonatal: revisão integrativa de literatura. Saúde & Transformação Social, v. 8, n. 1, p. 117–128, 2017. Disponível em: https://incubadora.periodicos.ufsc.br/index.php/saudeetransformacao/article/view/3688. Aceso em: 18 dez. 2023.

SOUZA, Marli Aparecida Rocha de et al. O uso do software IRAMUTEQ na análise de dados em pesquisas qualitativas. Revista da Escola de Enfermagem da USP, v. 52, p. e03353, 2018. Disponível em: https://www.scielo.br/j/reeusp/a/pPCgsCCgX7t7mZWfp6QfCcC/abstract/?lang=pt#ModalHowcite. Acesso em: 18 dez. 2023. DOI: https://doi.org/10.1590/S1980-220X2017015003353

TESTON, Elen Ferraz et al. Aleitamento materno: percepção do pai sobre seu papel. Revista de Enfermagem do Centro-Oeste Mineiro, v. 8, 2018. Disponível em: http://seer.ufsj.edu.br/index.php/recom/article/view/2723. Acesso em: 18 dez. 2023. DOI: https://doi.org/10.19175/recom.v8i0.2723

TINTI, Douglas da Silva; BARBOSA, Geovane Carlos; LOPES, Celi Espasandin. O software IRAMUTEQ e a Análise de Narrativas (Auto)biográficas no Campo da Educação Matemática. Bolema, v. 35, n. 69, p. 479–496, 2021. Disponível em: https://www.scielo.br/j/bolema/a/wLCkrYZgyQSKVCQBcczgbRn/?format=pdf. Acesso em: 18 dez. 2021.

VICENTE, Eliézer Reis; FREITAS, Ellen Risia de Siqueira. Vida e morte no feminino: discursos na ordem do patriarcado. Práticas Educativas, Memórias e Oralidades - Rev. Pemo, v. 4, p. e49172–e49172, 2022. Disponível em: https://revistas.uece.br/index.php/revpemo/article/view/9172. Acesso em: 18 dez. 2023. DOI: https://doi.org/10.47149/pemo.v4.e49172

WANDERLEY, Daniele de Brito. Agora Eu Era o Rei? Os Entraves da Prematuridade - Coleção de Calças Curtas. 1a edição ed. [s.l.] Ágalma, 2011.

WINNICOTT, Donald Wood. Bebês e suas mães. [s.l.] Ubu Editora, 2020.

WORLD HEALTH ORGANIZATION- WHO. Born too soon: the global action report on preterm birth. 2012. Disponível em: https://www.who.int/publications/i/item/9789241503433. Acesso em: 18 dez. 2023.

Publicado

2024-04-02

Cómo citar

DE FIGUEREDO PAIVA, E.; ARAGÃO, J. C. S.; PEREIRA, A. P. C. Conhecimento materno sobre aleitamento: aplicação de questionário piloto elaborado para Unidade de Terapia Neonatal (UTIN). Práticas Educativas, Memórias e Oralidades, [S. l.], v. 6, p. e12396, 2024. DOI: 10.47149/pemo.v6.e12396. Disponível em: https://revistas.uece.br/index.php/revpemo/article/view/12396. Acesso em: 21 nov. 2024.