Sequência didática à luz da Didática da Pedagogia Histórico-Crítica

Autores/as

DOI:

https://doi.org/10.47149/pemo.v6.e11953

Palabras clave:

Leitura, Formação de leitor literário, Teatro, Sequência didática, Pedagogia Histórico-Crítica, Didática da Pedagogia Histórico-Crítica

Resumen

O objetivo deste artigo é socializar uma sequência didática, que é o produto pedagógico de uma investigação qualitativa de natureza aplicada, com escopo interventivo, o qual empregou métodos da pesquisa-ação (Thiollent, 1986). É amparada pela Teoria Histórico-Cultural (Vygotsky), pela Pedagogia
Histórico-Crítica (Saviani, 1986) e pela Didática da Pedagogia Histórico-Crítica (Gasparin, 2012), projetada e aplicada com alunos dos Anos Finais do Ensino Fundamental. Originou-se a partir de obstáculos constatados no contexto do ensino de Língua Portuguesa, especialmente sobre o lugar do teatro no currículo escolar e foi problematizada a partir da seguinte indagação: de que forma o teatro pode contribuir com o processo de formação de leitores de modo significativo e relevante na disciplina de Língua Portuguesa do Ensino Fundamental Anos Finais na rede pública de ensino? Por meio dessa sequência, pretende-se oferecer aos profissionais da educação uma proposta sucinta para que eles obtenham amparo teórico, proporcionando, assim, uma prática pedagógica norteada pela concepção da Pedagogia Histórico-Crítica.

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Biografía del autor/a

Fabrícia Cristiane Guckert, Escola de Educação Básica Bertino Silva

Atualmente, é professora efetiva de Língua Portuguesa, Literatura e Língua Inglesa na Rede Estadual e Pública de Ensino do Estado de Santa Catarina. Graduada em Letras - Língua Portuguesa, Língua Inglesa e respectivas Literaturas pela Universidade para o Desenvolvimento do Alto Vale do Itajaí (2005), com especialização em Práticas Pedagógicas Interdisciplinares: Educação Infantil, Séries do Ensino Fundamental e Médio pela Faculdades Integradas FACVEST (2007) e Pós-Graduação em nível de mestrado em Estudos da Tradução (2019) e em Letras (PROFLETRAS) (2023) pela Universidade Federal de Santa Catarina. Bolsista Fulbright no Programa de Desenvolvimento Profissional para Professores de Inglês nos EUA (PDPI) em 2012 e Bolsista CAPES. É pesquisadora do Grupo de Pesquisa Observatório de Práticas Curriculares (OPC/UFSC) e do Grupo de Pesquisa e Estudos Formação de Professores e Práticas de Ensino (FOPPE/UFSC).Coordena os seguintes projetos: projeto de leitura "Ler é legal", projeto voluntário de ensino de língua inglesa para crianças do Ensino Fundamental I de escolas públicas municipais que não oferecem língua inglesa na grade curricular, intitulado "Untwist your tongue"; projeto de incentivo ao protagonismo juvenil e político "Vereador Mirim - programa ECALLEAL", e projeto de resgate e valorização da cultura local "Boi-de-mamão do Bertino Silva".

Alaim Souza Neto, Universidade Federal de Santa Catarina

Mestra em Estudos da Tradução e Letras. Professora de Língua Portuguesa, Literatura e Língua Inglesa da EEB Bertino Silva. É técnica da Coordenaria Regional de Educação de Ituporanga e pesquisadora do Grupo de Pesquisa Observatório de Práticas Curriculares (OPC/UFSC) e do Grupo de Pesquisa e Estudos Formação de Professores e Práticas de Ensino (FOPPE/UFSC).

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Publicado

2024-11-21

Cómo citar

GUCKERT, F. C.; SOUZA NETO, A. Sequência didática à luz da Didática da Pedagogia Histórico-Crítica. Práticas Educativas, Memórias e Oralidades, [S. l.], v. 6, p. e11953, 2024. DOI: 10.47149/pemo.v6.e11953. Disponível em: https://revistas.uece.br/index.php/revpemo/article/view/11953. Acesso em: 24 nov. 2024.