Sequência didática à luz da Didática da Pedagogia Histórico-Crítica
DOI:
https://doi.org/10.47149/pemo.v6.e11953Palavras-chave:
Leitura, Formação de leitor literário, Teatro, Sequência didática, Pedagogia Histórico-Crítica, Didática da Pedagogia Histórico-CríticaResumo
O objetivo deste artigo é socializar uma sequência didática, que é o produto pedagógico de uma investigação qualitativa de natureza aplicada, com escopo interventivo, o qual empregou métodos da pesquisa-ação (Thiollent, 1986). É amparada pela Teoria Histórico-Cultural (Vygotsky), pela Pedagogia
Histórico-Crítica (Saviani, 1986) e pela Didática da Pedagogia Histórico-Crítica (Gasparin, 2012), projetada e aplicada com alunos dos Anos Finais do Ensino Fundamental. Originou-se a partir de obstáculos constatados no contexto do ensino de Língua Portuguesa, especialmente sobre o lugar do teatro no currículo escolar e foi problematizada a partir da seguinte indagação: de que forma o teatro pode contribuir com o processo de formação de leitores de modo significativo e relevante na disciplina de Língua Portuguesa do Ensino Fundamental Anos Finais na rede pública de ensino? Por meio dessa sequência, pretende-se oferecer aos profissionais da educação uma proposta sucinta para que eles obtenham amparo teórico, proporcionando, assim, uma prática pedagógica norteada pela concepção da Pedagogia Histórico-Crítica.
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