Didactic sequence based on the Didactics of Historical-Critical Pedagogy

Authors

DOI:

https://doi.org/10.47149/pemo.v6.e11953

Keywords:

Reading, Literary reader formation, Theater, Teaching sequence, Didactics of Historical-Critical Pedagogy.

Abstract

The objective of this article is to socialize a didactic sequence, that is the pedagogical product of a qualitative investigation of applied nature, with an interventional scope, which used action research methods (Thiollent, 1986). It is supported by Historical-Cultural Theory (Vygotsky), Historical-Critical Pedagogy (Saviani, 1986) and the Didactics of Historical-Critical Pedagogy (Gasparin, 2012), designed and applied with students of Middle School. It originated from obstacles observed in the context of teaching Portuguese, especially regarding the place of theater in the school curriculum, and was problematized based on the following guiding question: how can theater contribute to the process of educating readers in a meaningful and relevant way, in the subject of Portuguese Language in Middle School in the public school system? Through this sequence, it is intended to offer to the teachers a succinct proposal that they can obtain theoretical support, thus providing a pedagogical practice guided by the conception of this Pedagogy.

Downloads

Download data is not yet available.

Author Biographies

Fabrícia Cristiane Guckert, Escola de Educação Básica Bertino Silva

Atualmente, é professora efetiva de Língua Portuguesa, Literatura e Língua Inglesa na Rede Estadual e Pública de Ensino do Estado de Santa Catarina. Graduada em Letras - Língua Portuguesa, Língua Inglesa e respectivas Literaturas pela Universidade para o Desenvolvimento do Alto Vale do Itajaí (2005), com especialização em Práticas Pedagógicas Interdisciplinares: Educação Infantil, Séries do Ensino Fundamental e Médio pela Faculdades Integradas FACVEST (2007) e Pós-Graduação em nível de mestrado em Estudos da Tradução (2019) e em Letras (PROFLETRAS) (2023) pela Universidade Federal de Santa Catarina. Bolsista Fulbright no Programa de Desenvolvimento Profissional para Professores de Inglês nos EUA (PDPI) em 2012 e Bolsista CAPES. É pesquisadora do Grupo de Pesquisa Observatório de Práticas Curriculares (OPC/UFSC) e do Grupo de Pesquisa e Estudos Formação de Professores e Práticas de Ensino (FOPPE/UFSC).Coordena os seguintes projetos: projeto de leitura "Ler é legal", projeto voluntário de ensino de língua inglesa para crianças do Ensino Fundamental I de escolas públicas municipais que não oferecem língua inglesa na grade curricular, intitulado "Untwist your tongue"; projeto de incentivo ao protagonismo juvenil e político "Vereador Mirim - programa ECALLEAL", e projeto de resgate e valorização da cultura local "Boi-de-mamão do Bertino Silva".

Alaim Souza Neto, Universidade Federal de Santa Catarina

Mestra em Estudos da Tradução e Letras. Professora de Língua Portuguesa, Literatura e Língua Inglesa da EEB Bertino Silva. É técnica da Coordenaria Regional de Educação de Ituporanga e pesquisadora do Grupo de Pesquisa Observatório de Práticas Curriculares (OPC/UFSC) e do Grupo de Pesquisa e Estudos Formação de Professores e Práticas de Ensino (FOPPE/UFSC).

References

ANDRADE, Jorge. A moratória: teatro moderno. 15. ed. Rio de Janeiro: Agir, 1975.

ANTUNES, Irandé. Aula de português: encontro e interação. 18. ed. São Paulo: Parábola, 2021. (Aula 1).

BRASIL. Secretaria de educação básica. Base Nacional Comum Curricular. Brasília, DF, MEC, 2017. Disponível em: http://basenacionalcomum.mec.gov.br/images/BNCC_EI_EF_110518_versaofinal_site.pdf. Acesso em: 20 out. 2019.

CALVINO, Italo. Por que ler os clássicos. 2. ed. São Paulo: Companhia das Letras, 1993. Tradução: Nilson Moulin.

CANDIDO, Antônio. O direito à literatura. Vários escritos. Rio de Janeiro: Ouro sobre azul, 2004.

CALZAVARA, Rosemari Bendlin. Encenar e ensinar o texto dramático na escola. Revista Científica da FAP. Curitiba, v. 4, jul./dez., 2009, p. 149-154.

COLOMER, Teresa. Andar entre livros: a leitura literária na escola. São Paulo: Global, 2007.

COSTA, Cibeli Lopreste et al. Geração alpha: ensino fundamental anos finais 7º ano. 2. ed. São Paulo: Sm, 2018.

COSTA, Elisa Augusta Lopes. Teatro na aula de língua portuguesa: Um espetáculo em três atos. Educamazônia – Educação, sociedade e meio ambiente. Pará, n. 2, p. 125-145, jul. 2013.

COSSON, Rildo. Círculos de leitura e letramento literário. São Paulo: Contexto, 2021.

DUARTE, Newton. Os conteúdos escolares e a ressurreição dos mortos: contribuição à teoria histórico-crítica do currículo, Campinas, SP: Autores Associados, 2016.

GASPARIN, João Luiz. Uma didática para uma pedagogia histórico-crítica. Campinas, SP: Autores Associados, 2012.

GERHARDT, Tatiana Engel; SILVEIRA, Denise Tolfo. Métodos de pesquisa. Porto Alegre: Editora da UFRGS, 2009.

GIL, Antônio Carlos. Métodos e técnicas de pesquisa social. 6. ed. São Paulo: Atlas, 2008.

GRANEIRO, Vic Vieira. Como usar o teatro na sala de aula. São Paulo: Contexto, 2020.

MONTE, Carlos Eduardo. O jogo de esperança e desespero em a moratória, de Jorge Andrade. Caderno de Letras. Pelotas, n. 26, p. 329-348, jun. 2016. Disponível em: https://periodicos.ufpel.edu.br/ojs2/index.php/cadernodeletras/article/view/8164/6084. Acesso em: 03 set. 2022.

MIRANDA, Juliana Lourenço et al. Teatro e a escola: funções, importâncias e práticas. Revista CEPPG: CESUC, Catalão, ano XI, n. 20, p. 172-181, jan. 2009. Disponível em: http://www.portalcatalao.com/painel_clientes/cesuc/painel/arquivos/upload/temp/a1129237b5 5edac1c4426c248a834be2.pdf. Acesso em: 11 jul. 2021.

PEREIRA, Simone Maria Gomes de Souza; PEDROSA, Eliane Maria Pinto. Proposta didática à luz da pedagogia Histórico-Crítica: da pratica social inicial à prática social final. São Luís: IFSC, 2021. 50 p. Disponível em: https://educapes.capes.gov.br/handle/capes/586485. Acesso em: 12 mar. 2021.

PERROTTI, Edmir. Leitores, ledores e outros afins: (apontamentos sobre a formação ao leitor). In: PRADO, Jason; CONDINI, Paulo (org.). A formação do leitor: Pontos de vista. Rio de Janeiro: Argus, 1999. p. 31-43. Disponível em: https://visionvox.net/biblioteca/e/Edmir_Perrotti_Leitores,_Ledores_E_Outros_Afins.pdf. Acesso em: 15 jul. 2022.

PARANÁ. Diretrizes curriculares da educação básica: ARTE. Paraná, 2008.

SANTA CATARINA. Proposta curricular de Santa Catarina: educação infantil, ensino fundamental e médio (disciplinas curriculares). Florianópolis: Cogen, 1998.

SAVIANI, Demerval; DUARTE, Newton. Conhecimento escolar e luta de classes: A Pedagogia Histórico-Crítica contra a barbárie. Campinas: Autores Associados, 2021.

SILVA, Efrain Maciel e. Pedagogia histórico-crítica e o desenvolvimento da natureza humana. Curitiba: Appris, 2019.

SUASSUNA, Ariano. A pena e a lei. 7. ed. Rio de Janeiro: Ediouro Publicações de Lazer e Cultura, 2018.

THIOLLENT, Michel. Metodologia da pesquisa-ação. 2. ed. São Paulo: Cortez, 1986.

VASCONCELLOS, Celso dos S. Metodologia dialética em sala de aula. In: Revista de Educação AEC. Brasília: abril de 1992 (n. 83).

YOUNG, Michael. Para que servem as escolas? Educação e Sociedade, Campinas, v. 28, n. 101, p. 1287-1302, dez. 2007. Trimestral. Disponível em: https://www.scielo.br/j/es/a/GshnGtmcY9NPBfsPR5HbfjG/?lang=pt. Acesso em: 14 abr. 2023.

Published

2024-11-21

How to Cite

GUCKERT, F. C.; SOUZA NETO, A. Didactic sequence based on the Didactics of Historical-Critical Pedagogy. Educational Practices, Memories and Oralities, [S. l.], v. 6, p. e11953, 2024. DOI: 10.47149/pemo.v6.e11953. Disponível em: https://revistas.uece.br/index.php/revpemo/article/view/11953. Acesso em: 24 nov. 2024.