Ensino remoto emergencial em Fortaleza (CE):desempenho e ambiente de estudos de alunos do nível médio

Autores/as

DOI:

https://doi.org/10.47149/pemo.v5.e11566

Palabras clave:

Pandemia, Ensino médio, Ensino Remoto Emergencial (ERE), Ceará

Resumen

A pandemia de COVID-19, deflagrada em 2020, impôs, no Brasil, o fechamento de escolas e a implementação do Ensino Remoto Emergencial (ERE). Para dar continuidade às atividades escolares, no meio do semestre letivo, professores e alunos encontraram muitas dificuldades de acesso à internet e manuseio de equipamentos, técnicas e materiais didáticos. O presente artigo analisa resultados de survey respondido por 397 alunos do Ensino Médio da Região Metropolitana da cidade de Fortaleza (capital do estado do Ceará, Brasil), no segundo semestre de 2021, que passaram pelo referido momento de isolamento social, quando se detectaram: impacto negativo no aprendizado, dificuldades para acompanhar as aulas remotas, isolamento e menos motivação para estudar. O estudo, que faz a segmentação por renda mensal média familiar, é do tipo descritivo e quantitativo, e analisa aspectos do ambiente de estudos e do desempenho escolar dos aprendizes.

Descargas

Los datos de descargas todavía no están disponibles.

Biografía del autor/a

Felipe dos Reis Barroso, Centro Universitário 7 de Setembro

doutorando em Educação do Programa de Pós-Graduação em Educação da Universidade Estadual do Ceará (PPGE-UECE, conceito CAPES 5 - na linha de pesquisa A: Formação, Didática e Trabalho Docente - ingresso em 2020.1); mestre em Administração ("International Business") pela DePaul University (Chicago, EUA, 1992); tem aperfeiçoamento em "Commercial Law" na University of Bristol (como "Chevening Scholar", Reino Unido, 1997); graduado em Direito pela Universidade Federal do Ceará (1986). Mora em Fortaleza (CE), onde trabalha como advogado, professor e coordenador geral no curso de Direito do Centro Universitário 7 de Setembro (UNI7). Experiência profissional em Direito e Administração, atuando principalmente nas seguintes áreas: Direito da Comunicação, Direito Internacional, Arbitragem e Docência Universitária. É autor da coletânea de contos e crônicas "O velho que ainda escrevia cartas de amor" (RJ: 7Letras, 2005), dirigiu os videodocumentários "A Padaria Espiritual" (2005) e "Subversivos" (2008). e dezenas de programas culturais para canal de tv universitária. É diretor da Regional Nordeste da Associação Brasileira de Ensino do Direito (ABEDi, gestão 2020-22). 

Lucas Souza Silva, Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia do Ceará-Campus Iguatu

Licenciado em Educação Física pela Universidade Regional do Cariri (URCA - Campus Multi-Institucional Humberto Teixeira-Iguatu). Pós-Graduado em Educação Física Escolar pela Faculdade Mantenense dos Vales Gerais (FMVG). Membro pesquisador do Grupo de Estudo, Aplicação e Pesquisa em Avaliação Motora (GeAPAM/URCA/CNPq). Professor do Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia do Estado do Ceará (IFCE - Campus Iguatu) Secretário e pesquisador do Núcleo de Estudos e Pesquisas em Educação Física Escolar (NePEFE/URCA). Membro pesquisador do Grupo de Instrumentos, Modelos e Políticas em Avaliação Educacional (IMPA/UECE/CNPq). Bolsista de Iniciação Cientifica pelo Programa Institucional de Bolsas de Iniciação Cientifica - PIBIC/URCA/CNPq (2020-2021 / 2021-2022 / 2022 - 2023).

Tatiana Maria Ribeiro Silva, Universidade Estadual do Ceará

Doutora em Educação pela Universidade Estadual do Ceará - PPGE/UECE (2022), com pesquisa voltada para a área da Psicologia e Formação Docente. Mestre em Saúde Pública pela Universidade Estadual do Ceará (2015), com pesquisa na área de Acolhimento e Vínculo na Atenção Primária de Saúde. Graduada em psicologia pela Universidade de Fortaleza (2009). Especialista em Saúde Mental ela Universidade Estadual do Ceará - PPSAC/UECE. Conselheira do Conselho Penitenciário do Estado do Ceará.

José Airton de Freitas Pontes Júnior, Universidade Estadual do Ceará

Possui Doutorado em Educação, na linha de pesquisa Avaliação Educacional, pela Universidade Federal do Ceará (UFC), com estágio científico (bolsista PDSE/CAPES) na Universidade do Minho (UMinho), Portugal. Pós-Doutorado em Educação, com ênfase em Psicologia da Educação, na Universidade do Minho (Portugal), e Pós-Doutorado em Educação, na linha de Políticas e Gestão Educacional, pela Universidade Federal do Acre (UFAC). Concluiu o curso de Licenciatura em Educação Física e Mestrado em Educação, ambos também na UFC, além de Especialização em Relações Internacionais pela Faculdade Verbo Jurídico Educacional. É professor efetivo da Universidade Estadual do Ceará (UECE), vinculado ao curso Licenciatura em Educação Física, ao Programa de Pós-Graduação em Saúde Coletiva (PPSAC) e ao Programa de Pós-Graduação em Educação (PPGE/UECE). Em 2018, atuou como colaborador técnico do Estudo Setorial de Avaliação Diagnóstica sobre Esporte no Projeto Ceará 2050. Em 2022 e 2023, foi pesquisador e organizador do Diagnóstico da População em Situação de Rua no contexto da pandemia da Covid 19 em Fortaleza. Atualmente lidera os seguintes projetos financiados: 1) Observatório da Rede Municipal de Educação de Fortaleza/CE-pesquisas em políticas educacionais (SME Fortaleza-FUNECE, 2021-2024); 2) Formação de professores para o desenvolvimento social no Ceará (FUNCAP/CAPES, 2023-2027); 3) Avaliação da formação de professores de Educação Física escolar no contexto brasileiro (CNPq, 2023-2026). É associado da Associação Nacional de Pós-Graduação e Pesquisa em Educação (Anped), da Associação Brasileira de Editores Científicos (ABEC) e Associação para o Desenvolvimento da Investigação em Psicologia da Educação (Adipsieduc, Portugal). É bolsista de produtividade em pesquisa do CNPq.

Citas

ARAUJO, Sâmara Carla Lopes Guerra; YANNOULAS, Silvia Cristina. Trabalho docente, feminização e pandemia. Retratos da Escola, Brasília, v. 14, n. 30, p. 754-771, janeiro. 2020. DOI: https://dx.doi.org/10.22420/rde.v14i30.1208.

ARRUDA, Eucidio Pimenta. Educação remota emergencial: elementos para políticas públicas na educação brasileira em tempos de Covid-19. Em Rede — Revista de Educação a Distância, Araraquara, v. 7, n. 1, p. 257-275, maio. 2020. DOI: https://dx.doi.org/10.53628/emrede.v7i1.621.

BARROSO, Felipe dos Reis; SILVA, Tatiana Ribeiro. Intersubjetividade e aprendizagem no contexto de ensino remoto: a apreensão de novos sentidos e significados por alunas de Ensino Médio de escolas públicas no interior do Ceará. In: BARROSO, Felipe dos Reis; SILVA, Tatiana Ribeiro (orgs.). Formação docente e racionalidade pedagógica: estudos em homenagem ao professor Jacques Therrien. Fortaleza: EdUece, 2022. p. 121-140

BORTOLIN, Luana Cassol; NAUROSKI, Everson Araujo. Desafios e emergências da avaliação da aprendizagem no contexto de pandemia: impactos na profissão docente. Educ. Form., Fortaleza, v. 7, e8252, 2022. Disponível em: https://revistas.uece.br/index.php/redufor/article/view/8252 Acesso em: 17 jul. 2023.

BRASIL. Ministério da Saúde. Conselho Nacional de Saúde. Resolução nº 510, de 7 de abril de 2016. Diário Oficial da República Federativa do Brasil, Brasília, DF, 24 maio. Seção 1, 44-46, 2016. Disponível em: https://conselho.saude.gov.br-resolucoes-2016-reso510.pdf . Acesso em: 10 jul. 2023.

FERREIRA, Silvânia Feitosa; SANTOS, Alex Gabriel Marques dos. Dificuldades e desafios durante o ensino remoto na pandemia: um estudo com professores do município de Queimadas–PB. Revista científica semana acadêmica, Fortaleza, v. 9, n. 207, mar. 2021. DOI: http://dx.doi.org/10.35265/2236-6717-207-9177.

GEORGE, Shailini J. Teaching the Smartphone Generation: How Cognitive Science Can Improve Learning in Law School. Maine Law Review. V. 66:1, Jan. 2013, p. 162-190. Disponível em: https://digitalcommons.mainelaw.maine.edu/mlr/vol66/iss1/5?utm_source=digitalcommons.mainelaw.maine.edu%2Fmlr%2Fvol66%2Fiss1%2F5&utm_medium=PDF&utm_campaign=PDFCoverPages Acesso em: 15 jul. 2023.

MARCONI, Marina de Andrade; LAKATOS, Eva Maria. Fundamentos de metodologia científica. 8. ed. São Paulo: Atlas, 2017.

MEDEIROS, Josué Cordovil. Possibilidades da educação em tempos de Covid-19. Rev. Pemo, Fortaleza, v. 3, n. 3, e335198, 2021. Disponível em: https://doi.org/10.47149/pemo.v3i3.5198 Acesso em: 18 ago. 2023.

MEDEIROS FILHO, Antonio Evanildo Cardoso; SILVA, Lucas Souza; MAGALHÃES JUNIOR, Antonio Germano. Estágio curricular supervisionado em educação física no ensino remoto emergencial. Revista Cocar, Telégrafo, v. 16, n. 34, março.2022. Disponível em: https://periodicos.uepa.br/index.php/cocar/article/view/4850 . Acesso em: 26 maio. 2023.

MEDEIROS FILHO, Antonio Evanildo Cardoso; SILVA, Lucas Souza; MAGALHÃES JUNIOR, Antonio Germano. Adesão às atividades remotas de estágio na formação de professores de educação física. Revista Práxis, Três Poços, v. 15, n. 29, maio. 2023. Disponível em: https://revistas.unifoa.edu.br/praxis/article/view/4420/3086. Acesso em: 10 jul. 2023.

MOREIRA, J. António; HENRIQUES, Susana; BARROS, Daniela Melaré Vieira. Transitando de um ensino remoto emergencial para uma educação digital em rede, em tempos de pandemia. Dialogia, p. 351-364, 2020. Disponível em: https://repositorioaberto.uab.pt/handle/10400.2/9756. Acesso em: 10 jul. 2023.

NERI, Marcelo; OSORIO, Manuel Camillo. Evasão escolar e jornada remota na pandemia. Revista NECAT-Revista do Núcleo de Estudos de Economia Catarinense, Florianópolis, v. 10, n. 19, p. 28-55, jan-jun. 2021. Disponível em: https://l1nq.com/qd2v9. Acesso em: 10 jul. 2023.

SAMPIERI, Roberto Hernandez; COLLADO, Carlos Fernandes; LUCIO, Pilar Batista. Metodologia de pesquisa. 5. ed. Porto Alegre: Penso, 2013.

SANKOFF, Peter. Taking the Instruction of Law Outside the Lecture Hall: How the Flipped Classroom can Make Learning More Productive and Enjoyable (for Professors and Students). Alberta Law Review, v. 51:4, p. 891-906, 2014. Disponível em: https://canlii.ca/t/7pl . Acesso em: 14 jul. 2023.

SANTOS, Jairo Campos dos; OLIVEIRA, Luiza Alves de. Percepções sobre as ações das redes públicas de ensino durante a pandemia. Educ. Form., Fortaleza, v. 6, n. 3, e5412, 2021. Disponível em: https://revistas.uece.br/index.php/redufor/article/view/5412 Acesso em: 15 ago. 2023.

SILVEIRA, Sidnei Renato et al. Impressões dos alunos de um curso de bacharelado em Sistemas de Informação acerca do ensino remoto durante a pandemia de Covid-19. Revista Brasileira de Aprendizagem Aberta e a Distância, São Paulo, v. 20, n. 1, jun. 2021. DOI: https://dx.doi.org/10.17143/rbaad.v20i1.569.

SOUZA, Ester Maria Figueiredo; FERREIRA, Lucia Gracia. Ensino remoto emergencial e o estágio supervisionado nos cursos de licenciatura no cenário da pandemia COVID 19. Revista Tempos e Espaços Em Educação, São Cristóvão, v. 13, n. 32, p. 85, jan/dez. 2020. DOI: https://dx.doi.org/10.20952/revtee.v13i32.14290.

SOUZA, Sandra Cristina Morais; SILVA, Jessiane Dayane Soares; CABRAL, Mariana Araújo. A transição do ensino presencial para o ensino remoto à distância em meio ao Covid-19. RevistAleph, Niterói, n. 35, abr. 2020. DOI: https://dx.doi.org/10.22409/revistaleph.vi35.43413.

TRINDADE, Sara Dias; CORREIA, Joana; HENRIQUES, Susana. Ensino remoto emergencial na educação básica brasileira e portuguesa: a perspectiva dos docentes. Revista Tempos e Espaços em Educação, São Cristóvão, v. 13, n. 32, p. 2, jun. 2020. Disponível em:<https://dialnet.unirioja.es/servlet/articulo?codigo=8640959>. Acesso em: 10 jul. 2023.

Publicado

2023-11-17

Cómo citar

BARROSO, F. dos R.; SILVA, L. S.; SILVA, T. M. R.; PONTES JÚNIOR, J. A. de F. Ensino remoto emergencial em Fortaleza (CE):desempenho e ambiente de estudos de alunos do nível médio. Práticas Educativas, Memórias e Oralidades, [S. l.], v. 5, p. e11566, 2023. DOI: 10.47149/pemo.v5.e11566. Disponível em: https://revistas.uece.br/index.php/revpemo/article/view/11566. Acesso em: 21 nov. 2024.