Ensino remoto emergencial em Fortaleza (CE):desempenho e ambiente de estudos de alunos do nível médio
DOI:
https://doi.org/10.47149/pemo.v5.e11566Palabras clave:
Pandemia, Ensino médio, Ensino Remoto Emergencial (ERE), CearáResumen
A pandemia de COVID-19, deflagrada em 2020, impôs, no Brasil, o fechamento de escolas e a implementação do Ensino Remoto Emergencial (ERE). Para dar continuidade às atividades escolares, no meio do semestre letivo, professores e alunos encontraram muitas dificuldades de acesso à internet e manuseio de equipamentos, técnicas e materiais didáticos. O presente artigo analisa resultados de survey respondido por 397 alunos do Ensino Médio da Região Metropolitana da cidade de Fortaleza (capital do estado do Ceará, Brasil), no segundo semestre de 2021, que passaram pelo referido momento de isolamento social, quando se detectaram: impacto negativo no aprendizado, dificuldades para acompanhar as aulas remotas, isolamento e menos motivação para estudar. O estudo, que faz a segmentação por renda mensal média familiar, é do tipo descritivo e quantitativo, e analisa aspectos do ambiente de estudos e do desempenho escolar dos aprendizes.
Descargas
Citas
ARAUJO, Sâmara Carla Lopes Guerra; YANNOULAS, Silvia Cristina. Trabalho docente, feminização e pandemia. Retratos da Escola, Brasília, v. 14, n. 30, p. 754-771, janeiro. 2020. DOI: https://dx.doi.org/10.22420/rde.v14i30.1208.
ARRUDA, Eucidio Pimenta. Educação remota emergencial: elementos para políticas públicas na educação brasileira em tempos de Covid-19. Em Rede — Revista de Educação a Distância, Araraquara, v. 7, n. 1, p. 257-275, maio. 2020. DOI: https://dx.doi.org/10.53628/emrede.v7i1.621.
BARROSO, Felipe dos Reis; SILVA, Tatiana Ribeiro. Intersubjetividade e aprendizagem no contexto de ensino remoto: a apreensão de novos sentidos e significados por alunas de Ensino Médio de escolas públicas no interior do Ceará. In: BARROSO, Felipe dos Reis; SILVA, Tatiana Ribeiro (orgs.). Formação docente e racionalidade pedagógica: estudos em homenagem ao professor Jacques Therrien. Fortaleza: EdUece, 2022. p. 121-140
BORTOLIN, Luana Cassol; NAUROSKI, Everson Araujo. Desafios e emergências da avaliação da aprendizagem no contexto de pandemia: impactos na profissão docente. Educ. Form., Fortaleza, v. 7, e8252, 2022. Disponível em: https://revistas.uece.br/index.php/redufor/article/view/8252 Acesso em: 17 jul. 2023.
BRASIL. Ministério da Saúde. Conselho Nacional de Saúde. Resolução nº 510, de 7 de abril de 2016. Diário Oficial da República Federativa do Brasil, Brasília, DF, 24 maio. Seção 1, 44-46, 2016. Disponível em: https://conselho.saude.gov.br-resolucoes-2016-reso510.pdf . Acesso em: 10 jul. 2023.
FERREIRA, Silvânia Feitosa; SANTOS, Alex Gabriel Marques dos. Dificuldades e desafios durante o ensino remoto na pandemia: um estudo com professores do município de Queimadas–PB. Revista científica semana acadêmica, Fortaleza, v. 9, n. 207, mar. 2021. DOI: http://dx.doi.org/10.35265/2236-6717-207-9177.
GEORGE, Shailini J. Teaching the Smartphone Generation: How Cognitive Science Can Improve Learning in Law School. Maine Law Review. V. 66:1, Jan. 2013, p. 162-190. Disponível em: https://digitalcommons.mainelaw.maine.edu/mlr/vol66/iss1/5?utm_source=digitalcommons.mainelaw.maine.edu%2Fmlr%2Fvol66%2Fiss1%2F5&utm_medium=PDF&utm_campaign=PDFCoverPages Acesso em: 15 jul. 2023.
MARCONI, Marina de Andrade; LAKATOS, Eva Maria. Fundamentos de metodologia científica. 8. ed. São Paulo: Atlas, 2017.
MEDEIROS, Josué Cordovil. Possibilidades da educação em tempos de Covid-19. Rev. Pemo, Fortaleza, v. 3, n. 3, e335198, 2021. Disponível em: https://doi.org/10.47149/pemo.v3i3.5198 Acesso em: 18 ago. 2023.
MEDEIROS FILHO, Antonio Evanildo Cardoso; SILVA, Lucas Souza; MAGALHÃES JUNIOR, Antonio Germano. Estágio curricular supervisionado em educação física no ensino remoto emergencial. Revista Cocar, Telégrafo, v. 16, n. 34, março.2022. Disponível em: https://periodicos.uepa.br/index.php/cocar/article/view/4850 . Acesso em: 26 maio. 2023.
MEDEIROS FILHO, Antonio Evanildo Cardoso; SILVA, Lucas Souza; MAGALHÃES JUNIOR, Antonio Germano. Adesão às atividades remotas de estágio na formação de professores de educação física. Revista Práxis, Três Poços, v. 15, n. 29, maio. 2023. Disponível em: https://revistas.unifoa.edu.br/praxis/article/view/4420/3086. Acesso em: 10 jul. 2023.
MOREIRA, J. António; HENRIQUES, Susana; BARROS, Daniela Melaré Vieira. Transitando de um ensino remoto emergencial para uma educação digital em rede, em tempos de pandemia. Dialogia, p. 351-364, 2020. Disponível em: https://repositorioaberto.uab.pt/handle/10400.2/9756. Acesso em: 10 jul. 2023.
NERI, Marcelo; OSORIO, Manuel Camillo. Evasão escolar e jornada remota na pandemia. Revista NECAT-Revista do Núcleo de Estudos de Economia Catarinense, Florianópolis, v. 10, n. 19, p. 28-55, jan-jun. 2021. Disponível em: https://l1nq.com/qd2v9. Acesso em: 10 jul. 2023.
SAMPIERI, Roberto Hernandez; COLLADO, Carlos Fernandes; LUCIO, Pilar Batista. Metodologia de pesquisa. 5. ed. Porto Alegre: Penso, 2013.
SANKOFF, Peter. Taking the Instruction of Law Outside the Lecture Hall: How the Flipped Classroom can Make Learning More Productive and Enjoyable (for Professors and Students). Alberta Law Review, v. 51:4, p. 891-906, 2014. Disponível em: https://canlii.ca/t/7pl . Acesso em: 14 jul. 2023.
SANTOS, Jairo Campos dos; OLIVEIRA, Luiza Alves de. Percepções sobre as ações das redes públicas de ensino durante a pandemia. Educ. Form., Fortaleza, v. 6, n. 3, e5412, 2021. Disponível em: https://revistas.uece.br/index.php/redufor/article/view/5412 Acesso em: 15 ago. 2023.
SILVEIRA, Sidnei Renato et al. Impressões dos alunos de um curso de bacharelado em Sistemas de Informação acerca do ensino remoto durante a pandemia de Covid-19. Revista Brasileira de Aprendizagem Aberta e a Distância, São Paulo, v. 20, n. 1, jun. 2021. DOI: https://dx.doi.org/10.17143/rbaad.v20i1.569.
SOUZA, Ester Maria Figueiredo; FERREIRA, Lucia Gracia. Ensino remoto emergencial e o estágio supervisionado nos cursos de licenciatura no cenário da pandemia COVID 19. Revista Tempos e Espaços Em Educação, São Cristóvão, v. 13, n. 32, p. 85, jan/dez. 2020. DOI: https://dx.doi.org/10.20952/revtee.v13i32.14290.
SOUZA, Sandra Cristina Morais; SILVA, Jessiane Dayane Soares; CABRAL, Mariana Araújo. A transição do ensino presencial para o ensino remoto à distância em meio ao Covid-19. RevistAleph, Niterói, n. 35, abr. 2020. DOI: https://dx.doi.org/10.22409/revistaleph.vi35.43413.
TRINDADE, Sara Dias; CORREIA, Joana; HENRIQUES, Susana. Ensino remoto emergencial na educação básica brasileira e portuguesa: a perspectiva dos docentes. Revista Tempos e Espaços em Educação, São Cristóvão, v. 13, n. 32, p. 2, jun. 2020. Disponível em:<https://dialnet.unirioja.es/servlet/articulo?codigo=8640959>. Acesso em: 10 jul. 2023.
Publicado
Cómo citar
Número
Sección
Licencia
Derechos de autor 2023 Felipe dos Reis Barroso, Lucas Souza Silva, Tatiana Maria Ribeiro Silva, José Airton de Freitas Pontes Júnior (Autor)
Esta obra está bajo una licencia internacional Creative Commons Atribución 4.0.
Os autores possuem direitos autorais dos seus textos:
A revista "Práticas Educativas, Memórias e Oralidades permite ao/s autor/es os direitos de publicação, no entanto, recomenda um intervalo de cinco anos para o caso de republicação ou referência ao primeiro local de publicação, no caso, o link da Rev. Pemo..
Os nomes e endereços informados nesta revista serão usados exclusivamente para os serviços prestados por esta publicação, não sendo disponibilizados para outras finalidades ou a terceiros.