Desafios e emergências da avaliação da aprendizagem no contexto de pandemia

impactos na profissão docente

Autores

DOI:

https://doi.org/10.25053/redufor.v7.e8252

Palavras-chave:

Avaliação, Aprendizagem, Pandemia

Resumo

Este artigo tem como objetivo compreender os desafios da avaliação da aprendizagem no contexto pandêmico da Covid-19. Durante dois anos, os enfrentamentos do distanciamento social geraram complicações em muitos aspectos da vida, porém a educação de qualidade como direito de todos não teve seus objetivos alcançados. Desse modo, fez-se necessária uma pesquisa qualitativa e bibliográfica, em que no Portal de Periódicos da Coordenação de Aperfeiçoamento de Pessoal de Nível Superior foram postos descritores como “avaliação”, “pandemia” e “aprendizagem” a fim de ter os resultados dos dados sobre o processo avaliativo em tempos de pandemia. A pesquisa envolveu todos os níveis de ensino: da educação básica ao ensino superior, demonstrando os desafios da avaliação no contexto pandêmico e na vida profissional dos docentes. Logo, foram encontradas seis pesquisas de artigos acadêmicos publicadas entre 2020 e 2022, as quais foram sistematizadas. Foi possível concluir que a avaliação da aprendizagem teve uma brusca mudança pelos professores em suas práticas, sendo diferenciada do ensino presencial, bem como os desafios no uso das tecnologias digitais pelos professores.

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Biografia do Autor

Luana Bortolin, Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia Farroupilha

Mestre em Educação Profissional e Tecnológica - IFFAR, Graduada em Artes Visuais - UFSM, Graduanda em Pedagogia pela Uninter.

Everson Nauroski, Centro Universitário Internacional - Uninter

Doutor em Sociologia pela Universidade Federal do Paraná, Mestre em Engenharia da Produção UFSC, Graduado em Filosofia (UPF). Atualmente é professor universitário do Centro Universitário Internacional (UNINTER).

 

 

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Publicado

2022-12-26

Como Citar

BORTOLIN, L.; NAUROSKI, E. Desafios e emergências da avaliação da aprendizagem no contexto de pandemia: impactos na profissão docente. Educ. Form., [S. l.], v. 7, p. e8252, 2022. DOI: 10.25053/redufor.v7.e8252. Disponível em: https://revistas.uece.br/index.php/redufor/article/view/8252. Acesso em: 22 dez. 2024.