Desafios e emergências da avaliação da aprendizagem no contexto de pandemia

impactos na profissão docente

Autores

DOI:

https://doi.org/10.25053/redufor.v7.e8252

Palavras-chave:

Avaliação, Aprendizagem, Pandemia

Resumo

Este artigo tem como objetivo compreender os desafios da avaliação da aprendizagem no contexto pandêmico da Covid-19. Durante dois anos, os enfrentamentos do distanciamento social geraram complicações em muitos aspectos da vida, porém a educação de qualidade como direito de todos não teve seus objetivos alcançados. Desse modo, fez-se necessária uma pesquisa qualitativa e bibliográfica, em que no Portal de Periódicos da Coordenação de Aperfeiçoamento de Pessoal de Nível Superior foram postos descritores como “avaliação”, “pandemia” e “aprendizagem” a fim de ter os resultados dos dados sobre o processo avaliativo em tempos de pandemia. A pesquisa envolveu todos os níveis de ensino: da educação básica ao ensino superior, demonstrando os desafios da avaliação no contexto pandêmico e na vida profissional dos docentes. Logo, foram encontradas seis pesquisas de artigos acadêmicos publicadas entre 2020 e 2022, as quais foram sistematizadas. Foi possível concluir que a avaliação da aprendizagem teve uma brusca mudança pelos professores em suas práticas, sendo diferenciada do ensino presencial, bem como os desafios no uso das tecnologias digitais pelos professores.

Downloads

Não há dados estatísticos.

Biografia do Autor

Luana Bortolin, Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia Farroupilha

Mestre em Educação Profissional e Tecnológica - IFFAR, Graduada em Artes Visuais - UFSM, Graduanda em Pedagogia pela Uninter.

Everson Nauroski, Centro Universitário Internacional - Uninter

Doutor em Sociologia pela Universidade Federal do Paraná, Mestre em Engenharia da Produção UFSC, Graduado em Filosofia (UPF). Atualmente é professor universitário do Centro Universitário Internacional (UNINTER).

 

 

Referências

ALARCÃO, I. (coord.). Formação reflexiva de professores: estratégias de supervisão. Porto: Porto, 2005.

ALBUQUERQUE, P. D.; FERREIRA, A. G.; BARREIRA, C. M. F. As inspeções/avaliações externas de escolas: efeitos nas instituições escolares descritos em artigos publicados desde 2016. Educação & Formação, Fortaleza, v. 7, p. e7068, 2022. DOI: https://doi.org/10.25053/redufor.v7i1.7068

BACICH, L.; MORAN, J. Metodologias ativas para uma educação inovadora: uma abordagem teórico-prática. Porto Alegre: Penso, 2018.

BARRICHELLO, A. et al. Avaliação educacional nas graduações tecnológicas: desafios durante a pandemia. Revista Estudos em Avaliação Educacional, São Paulo, v. 32, p. 3-27, 2021. DOI: https://doi.org/10.18222/eae.v32.8254

BOTH, I. Avaliação: “voz da consciência” da aprendizagem. Curitiba: Intersaberes, 2012.

DIAS, J. Estratégias de avaliação para o desenvolvimento de MOOC – Massive Open Online Course. Revista Meta: Avaliação, Rio de Janeiro, v. 13, n. 38, p. 101-120, 2021. DOI: https://doi.org/10.22347/2175-2753v13i38.3117

EYNG, A. et al. O direito à educação em tempos de pandemia: desafios da avaliação emancipatória. Revista Estudos em Avaliação Educacional, São Paulo, v. 32, p. 3-27, 2021. DOI: https://doi.org/10.18222/eae.v32.8212

FERREIRA, C.; BASTOS, A. Ensino, aprendizagem e avaliação no contexto da pandemia: percepções de formadores de futuros professores. Laplage em Revista, Sorocaba, v. 6, n. 3, p. 109-119, 2020. DOI: https://doi.org/10.24115/S2446-6220202063922p.109-119

GONÇALVES, G. S. Q.; NUNES, K. C. S.; SOUZA, R. A. A avaliação da aprendizagem e as tecnologias digitais: apontamentos para a prática pedagógica. Revista Meta: Avaliação, Rio de Janeiro, v. 13, n. 40, p. 491-514, 2021. DOI: https://doi.org/10.22347/2175-2753v13i40.3437

LUCKESI, C. C. Avaliação da aprendizagem: componente do ato pedagógico. São Paulo: Cortez, 2011.

NEIVA, G.; MELO, Â. Avaliação escolar antes e durante a pandemia: como os alunos enxergam esse momento. Redib, [S.l.], v. 10, n. 16, p. 1-18, 2021. DOI: https://doi.org/10.33448/rsd-v10i16.24062

QUEIROZ-NETO, J. et al. Avaliação formativa: estratégia no ensino remoto na pandemia do Covid-19. Revista Estudos em Avaliação Educacional, São Paulo, v. 33, p. 3-27, 2022. DOI: https://doi.org/10.18222/eae.v33.8463

RAMOS, R.; SARMENTO, D.; MENEGAT, J. Avaliação da aprendizagem no contexto da pandemia: concepções e práticas docentes. Revista Estudos em Avaliação Educacional, São Paulo, v. 32, p. 3-24, 2021. DOI: https://doi.org/10.18222/eae.v32.8170

TARDIF, M. Saberes docentes e formação profissional. Petrópolis: Vozes, 2009.

TRIVIÑUS, A. N. S. Introdução à pesquisa em Ciências Sociais: pesquisa qualitativa em educação. São Paulo: Atlas, 1987.

VILLAS BOAS, B. Virando a escola do avesso por meio da avaliação. Campinas: Papirus, 2009.

Publicado

2022-12-26

Como Citar

BORTOLIN, L.; NAUROSKI, E. Desafios e emergências da avaliação da aprendizagem no contexto de pandemia: impactos na profissão docente. Educ. Form., [S. l.], v. 7, p. e8252, 2022. DOI: 10.25053/redufor.v7.e8252. Disponível em: https://revistas.uece.br/index.php/redufor/article/view/8252. Acesso em: 21 nov. 2024.