Desafios e emergências da avaliação da aprendizagem no contexto de pandemia
impactos na profissão docente
DOI:
https://doi.org/10.25053/redufor.v7.e8252Palavras-chave:
Avaliação, Aprendizagem, PandemiaResumo
Este artigo tem como objetivo compreender os desafios da avaliação da aprendizagem no contexto pandêmico da Covid-19. Durante dois anos, os enfrentamentos do distanciamento social geraram complicações em muitos aspectos da vida, porém a educação de qualidade como direito de todos não teve seus objetivos alcançados. Desse modo, fez-se necessária uma pesquisa qualitativa e bibliográfica, em que no Portal de Periódicos da Coordenação de Aperfeiçoamento de Pessoal de Nível Superior foram postos descritores como “avaliação”, “pandemia” e “aprendizagem” a fim de ter os resultados dos dados sobre o processo avaliativo em tempos de pandemia. A pesquisa envolveu todos os níveis de ensino: da educação básica ao ensino superior, demonstrando os desafios da avaliação no contexto pandêmico e na vida profissional dos docentes. Logo, foram encontradas seis pesquisas de artigos acadêmicos publicadas entre 2020 e 2022, as quais foram sistematizadas. Foi possível concluir que a avaliação da aprendizagem teve uma brusca mudança pelos professores em suas práticas, sendo diferenciada do ensino presencial, bem como os desafios no uso das tecnologias digitais pelos professores.
Downloads
Referências
ALARCÃO, I. (coord.). Formação reflexiva de professores: estratégias de supervisão. Porto: Porto, 2005.
ALBUQUERQUE, P. D.; FERREIRA, A. G.; BARREIRA, C. M. F. As inspeções/avaliações externas de escolas: efeitos nas instituições escolares descritos em artigos publicados desde 2016. Educação & Formação, Fortaleza, v. 7, p. e7068, 2022. DOI: https://doi.org/10.25053/redufor.v7i1.7068
BACICH, L.; MORAN, J. Metodologias ativas para uma educação inovadora: uma abordagem teórico-prática. Porto Alegre: Penso, 2018.
BARRICHELLO, A. et al. Avaliação educacional nas graduações tecnológicas: desafios durante a pandemia. Revista Estudos em Avaliação Educacional, São Paulo, v. 32, p. 3-27, 2021. DOI: https://doi.org/10.18222/eae.v32.8254
BOTH, I. Avaliação: “voz da consciência” da aprendizagem. Curitiba: Intersaberes, 2012.
DIAS, J. Estratégias de avaliação para o desenvolvimento de MOOC – Massive Open Online Course. Revista Meta: Avaliação, Rio de Janeiro, v. 13, n. 38, p. 101-120, 2021. DOI: https://doi.org/10.22347/2175-2753v13i38.3117
EYNG, A. et al. O direito à educação em tempos de pandemia: desafios da avaliação emancipatória. Revista Estudos em Avaliação Educacional, São Paulo, v. 32, p. 3-27, 2021. DOI: https://doi.org/10.18222/eae.v32.8212
FERREIRA, C.; BASTOS, A. Ensino, aprendizagem e avaliação no contexto da pandemia: percepções de formadores de futuros professores. Laplage em Revista, Sorocaba, v. 6, n. 3, p. 109-119, 2020. DOI: https://doi.org/10.24115/S2446-6220202063922p.109-119
GONÇALVES, G. S. Q.; NUNES, K. C. S.; SOUZA, R. A. A avaliação da aprendizagem e as tecnologias digitais: apontamentos para a prática pedagógica. Revista Meta: Avaliação, Rio de Janeiro, v. 13, n. 40, p. 491-514, 2021. DOI: https://doi.org/10.22347/2175-2753v13i40.3437
LUCKESI, C. C. Avaliação da aprendizagem: componente do ato pedagógico. São Paulo: Cortez, 2011.
NEIVA, G.; MELO, Â. Avaliação escolar antes e durante a pandemia: como os alunos enxergam esse momento. Redib, [S.l.], v. 10, n. 16, p. 1-18, 2021. DOI: https://doi.org/10.33448/rsd-v10i16.24062
QUEIROZ-NETO, J. et al. Avaliação formativa: estratégia no ensino remoto na pandemia do Covid-19. Revista Estudos em Avaliação Educacional, São Paulo, v. 33, p. 3-27, 2022. DOI: https://doi.org/10.18222/eae.v33.8463
RAMOS, R.; SARMENTO, D.; MENEGAT, J. Avaliação da aprendizagem no contexto da pandemia: concepções e práticas docentes. Revista Estudos em Avaliação Educacional, São Paulo, v. 32, p. 3-24, 2021. DOI: https://doi.org/10.18222/eae.v32.8170
TARDIF, M. Saberes docentes e formação profissional. Petrópolis: Vozes, 2009.
TRIVIÑUS, A. N. S. Introdução à pesquisa em Ciências Sociais: pesquisa qualitativa em educação. São Paulo: Atlas, 1987.
VILLAS BOAS, B. Virando a escola do avesso por meio da avaliação. Campinas: Papirus, 2009.
Downloads
Publicado
Como Citar
Edição
Seção
Licença
Copyright (c) 2022 Luana Bortolin, Everson Nauroski
Este trabalho está licenciado sob uma licença Creative Commons Attribution 4.0 International License.
Os autores possuem direitos autorais dos seus textos:
A revista Educação & Formação permite ao autor os direitos de publicação, no entanto, recomenda um intervalo de dois anos para o caso de republicação.
Os nomes e endereços informados nesta revista serão usados exclusivamente para os serviços prestados por esta publicação, não sendo disponibilizados para outras finalidades ou a terceiros.