Estratégias de educação em saúde para promoção do autocuidado com um grupo de usuários hipertensos

Autores/as

DOI:

https://doi.org/10.47149/pemo.v6.e11138

Palabras clave:

Hipertensão, Qualidade de vida, Estilo de Vida Saudável, Atenção Primária à Saúde.

Resumen

A hipertensão arterial sistêmica (HAS) é um importante problema de saúde pública, reconhecida como fator de risco para complicações cardíacas e cerebrovasculares. Este relato descreve as ações decorrentes da participação de um Residente da Residência Multiprofissional em Atenção Básica na condução de um grupo de usuários hipertensos em uma unidade de saúde da família. A metodologia foi baseada na realização de intervenções educativas com estratégias de saúde no município de Caicó, no estado do Rio Grande do Norte. Os participantes demonstraram participação ativa, favorecendo a construção coletiva de conhecimento. Os resultados indicaram que as atividades foram benéficas para a conscientização dos usuários sobre o autocuidado, a promoção de hábitos saudáveis e a importância do acompanhamento adequado. Nesse sentido, a presente experiência mostra-se relevante para promover a conscientização dos hipertensos quanto à adoção de hábitos saudáveis e à necessidade de monitoramento adequado.

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Biografía del autor/a

Wagner Pereira dos Santos, Universidade Federal do Rio Grande do Norte

Escola multicampi de ciências médicas. Universidade Federal do Rio Grande do Norte (UFRN), Brasil. Bacharel em educação física, residente do programa de residência multiprofissional em atenção básica da Escola multicampi de ciências médicas da UFRN.

Olivia Morais de Medeiros Neta, Universidade Federal do Rio Grande do Norte

Doutora em educação, professora do Centro de Educação e do programa de pós-graduação da Universidade Federal do Rio Grande do Norte. Bolsista produtividade do CNPq.

Erico Gurgel, Universidade Federal do Rio Grande do Norte

Médico com residência em clínica médica e endocrinologia, especialista em gestão em saúde, doutor em saúde
coletiva. Professor da Escola multicampi de ciências médicas do Ri  Grande do Norte (EMCM/UFRN), do programa de pós graduação, trabalho e inovação em medicina (PPGETIM/UFRN) e ddo programa de residência multiprofissional em atenção básica da EMCM/UFRN.

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Publicado

2024-04-22

Cómo citar

SANTOS, W. P. dos; MEDEIROS NETA, O. M. de; GURGEL, E. Estratégias de educação em saúde para promoção do autocuidado com um grupo de usuários hipertensos. Práticas Educativas, Memórias e Oralidades, [S. l.], v. 6, p. e11138, 2024. DOI: 10.47149/pemo.v6.e11138. Disponível em: https://revistas.uece.br/index.php/revpemo/article/view/11138. Acesso em: 23 nov. 2024.