Estratégias de educação em saúde para promoção do autocuidado com um grupo de usuários hipertensos
DOI:
https://doi.org/10.47149/pemo.v6.e11138Palavras-chave:
Hipertensão, Qualidade de vida, Estilo de Vida Saudável, Atenção Primária à Saúde.Resumo
A hipertensão arterial sistêmica (HAS) é um importante problema de saúde pública, reconhecida como fator de risco para complicações cardíacas e cerebrovasculares. Este relato descreve as ações decorrentes da participação de um Residente da Residência Multiprofissional em Atenção Básica na condução de um grupo de usuários hipertensos em uma unidade de saúde da família. A metodologia foi baseada na realização de intervenções educativas com estratégias de saúde no município de Caicó, no estado do Rio Grande do Norte. Os participantes demonstraram participação ativa, favorecendo a construção coletiva de conhecimento. Os resultados indicaram que as atividades foram benéficas para a conscientização dos usuários sobre o autocuidado, a promoção de hábitos saudáveis e a importância do acompanhamento adequado. Nesse sentido, a presente experiência mostra-se relevante para promover a conscientização dos hipertensos quanto à adoção de hábitos saudáveis e à necessidade de monitoramento adequado.
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