Cartografando o meu lugar: relato de experiência sobre uma viagem formativa pelo rio Riacho, Aracruz/ES

Autores/as

DOI:

https://doi.org/10.47149/pemo.v5.e10794

Palabras clave:

Aula de campo, Ensino de Geografia, Práxis, Formação Humana

Resumen

O presente relato de experiência tem como objetivo apresentar os momentos que constituem uma viagem formativa desenvolvida com alunos da Escola Estadual Caboclo Bernardo pelo Rio Riacho, localizado no distrito de Barra do Riacho, cidade de Aracruz/ES. Para isso, valemo-nos da abordagem qualitativa, com o procedimento metodológico da descrição crítica. O intuito pedagógico da proposta foi o de possibilitar aos estudantes outros olhares para o lugar em que vivem, no contexto do desenvolvimento da disciplina eletiva denominada “Cartografando o meu lugar”. Os resultados foram satisfatórios, tendo em vista a mobilização dos estudantes no decorrer do percurso realizado com os pescadores locais.

Descargas

Los datos de descargas todavía no están disponibles.

Biografía del autor/a

João Alberto Miranda de Souza, Centro Universitário Vale do Cricaré

Professor de Geografia da Secretaria Estadual de Educação (SEDU/ES). Graduação em Geografia (UNIP), Mestrando em Educação (UNIVC).

Israel David de Oliveira Frois, Universidade Federal do Espírito Santo

Graduação em Geografia (UFES); Mestrado em Ensino de Humanidades (IFES), Doutorando em Educação (PPGE/UFES); Professor de Geografia (SEDU/ES). Membro do Grupo de Estudos e Pesquisa sobre Educação na Cidade e Humanidade (GEPECH/IFES).

Citas

CÔCO, Dilza; DELLA FONTE, Sandra Soares; LEITE, Priscila de Souza Chisté. Educação na cidade e humanidades: abordagens metodológicas utilizadas pelo Gepech. In: SANTOS, Leonardo Bis; CARVALHO, Letícia Queiróz. (Org,). Metodologias alternativas no ensino de letras e humanidades. Vitória: Edifes Acadêmico, 2019.

CÔCO, Dilza; CHISTÉ, Priscila de Souza; DELLA FONTE, Sandra Soares; MACÊDO, Érika Sabino. Educação na cidade: diálogos e caminhos do GEPECH. São Carlos: Pedro & João Editores, 2021.

CÔCO, Dilza; MACÊDO, Érika Sabino de; DELLA FONTE, Sandra Soares; CHISTÉ, Priscila de Souza; JACINTHO, André Luiz Neves (org.). Educação na cidade: reflexões, viagens formativas e arte. São Carlos: Pedro & João Editores e Edifes, 2022. 270 p.

FERREIRA, Giovanilton André Carretta; MOZINE, Augusto Cesar Salomão; RODRIGUES, Viviane Mozine. Diagnóstico da comunidade da Barra do Riacho. Vila Velha: SEGEX, 2021. Disponível em: https://repositorio.uvv.br/bitstream/123456789/832/1/03.%20Diagn%c3%b3stico%20de%20Barra%20do%20Riacho.pdf Acesso em: 25 mai. 2023,

FLITZ, Paulo Roberto. Cartografia básica. São Paulo: Editora Oficina de textos, 2008.

FREINET, Célestin. As técnicas Freinet da Escola Moderna. Tradução: Silva Letra. Lisboa: Editorial Estampa, 1973.

LISBOA, Sarah Severina. A importância dos conceitos da geografia para a aprendizagem de conteúdos geográficos escolares. Revista Ponto de Vista, [S. l.], v. 4, n. 1, p. 23–35, 2020. Disponível em: https://periodicos.ufv.br/RPV/article/view/9746 Acesso em: 29 maio. 2023.

MARQUES, Aline Mattos de Souza; MOTA, Marina de Souza; SOUZA, Maria Alice Veiga Ferreira de. Aula de campo no ensino de geografia: uma visão pela literatura científica brasileira. Revista Brasileira de Educação em Geografia, [S. l.], v. 10, n. 20, p. 357–372, 2020. Disponível em: https://www.revistaedugeo.com.br/revistaedugeo/article/view/887 Acesso em: 26 maio. 2023. DOI: https://doi.org/10.46789/edugeo.v10i20.887

MARTINELLI, Marcelo. Cartografia temática: caderno de mapas. São Paulo: Edusp, 2016.

MUSSI, Ricardo Franklin de Freitas; FLORES, Fábio Fernandes; ALMEIDA, Cláudio Bispo de. Pressupostos para a elaboração de relato de experiência como conhecimento científico. Práxis Educacional, Vitória da Conquista, v. 17, n. 48, p. 60-77, 2021. Disponível em: https://periodicos2.uesb.br/index.php/praxis/article/view/9010 Acesso em: 30 maio. 2023. DOI: https://doi.org/10.22481/praxisedu.v17i48.9010

PERES, José Augusto. Visitas técnicas: o ensino fundamental, médio e superior. João Pessoa: MetaEGM, 2005.

QUINTANA, Mario. Mario Quintana: poesia completa: em um volume. Organização de Tania Franco Carvalhal. Rio de Janeiro: Nova Aguilar, 2006.

SANTOS, Milton. Por uma outra globalização: do pensamento único à consciência universal. São Paulo: Record, 2001.

SANTOS, Anderson Felipe Leite dos; BURITI, Maria Marta dos Santos. Importância da aula de campo no processo de ensino e aprendizagem de geografia. Revista GeoUECE, [S. l.], v. 9, n. 16, p. 181–194, 2020. Disponível em: https://revistas.uece.br/index.php/GeoUECE/article/view/3205 Acesso em: 30 maio. 2023. DOI: https://doi.org/10.59040/GEOUECE.2317-028X.v9.n16.181-194

SANTOS, Célio Moacir dos. MALHEIROS, Gisele Xavier. A disciplina eletiva: experimentação, interdisciplinaridade e aprofundamento dos conteúdos de história e matemática. Matemática & Ciência, v. 3, n. 1, p. 87-100, 2023. Disponível em: http://periodicos.pucminas.br/index.php/matematicaeciencia/article/view/24673/17214 Acesso em: 31 mai. 2023. DOI: https://doi.org/10.5752/P.2674-9416.2020v3n1p87-100

SILVA, Marcelo Scabelo. Potencialidades pedagógicas da aula de campo para a promoção da alfabetização científica: O circuito “trilha da pedra da Batata-mirante do Sumaré” do Parque estadual da Fonte Grande (Vitória/ES). 2016. 172f. Dissertação (Mestrado em Educação), Instituto Federal do Espírito Santo, Vitória, 2016. Disponível em: https://repositorio.ifes.edu.br/handle/123456789/127 Acesso em: 25 mai. 2023.

SUAREZ, Rosana. Nota sobre o conceito de Bildung (Formação Cultural). Kriterion, Belo Horizonte, n. 112, p. 191-198, dez./2005. DOI: https://doi.org/10.1590/S0100-512X2005000200005

TUCCI, Carlos Eduardo Morelli. Modelos Hidrológicos. 2 ed. Porto Alegre: UFRGS, 2005.

VIEIRA, Luiz Henrique. “Zonas de sacrifício”: Impactos socioambientais e a pesca artesanal em Barra do Riacho, Aracruz/ES. Revista de Extensão e Estudos Rurais, [S. l.], v. 7, n. 2, p. 141–168, 2018. Disponível em: https://periodicos.ufv.br/rever/article/view/3393 Acesso em: 26 maio. 2023.

ZORATTO, Fabiana Martins Martin.; HORNES, Karin Linete. Aula de campo como instrumento didático pedagógico para o ensino de geografia. In: Os desafios da escola pública paranaense na perspectiva do professor PDE. 1.ed. Paraná: SEED-PR, 2014. p. 3-22.

Publicado

2023-09-18

Cómo citar

SOUZA, J. A. M. de; FROIS, I. D. de O. Cartografando o meu lugar: relato de experiência sobre uma viagem formativa pelo rio Riacho, Aracruz/ES. Práticas Educativas, Memórias e Oralidades, [S. l.], v. 5, p. e10794, 2023. DOI: 10.47149/pemo.v5.e10794. Disponível em: https://revistas.uece.br/index.php/revpemo/article/view/10794. Acesso em: 21 nov. 2024.