IMPORTÂNCIA DA AULA DE CAMPO NO PROCESSO DE ENSINO E APRENDIZAGEM DE GEOGRAFIA

Autores

DOI:

https://doi.org/10.59040/GEOUECE.2317-028X.v9.n16.181-194

Palavras-chave:

Aula de campo, Espaço geográfico, Ensino de geografia, Metodologias

Resumo

Neste artigo pretende-se analisar a importância da aula de campo no processo de ensino e aprendizagem em Geografia, considerando a necessidade recorrente que recai sobre os professores atualmente para que estes desenvolvam metodologias ativas e dinâmicas capazes de propiciar uma maior aproximação dos conteúdos com a realidade dos alunos. A partir do momento em que os alunos conseguem visualizar e compreender os diferentes fenômenos que ocorrem no espaço geográfico de forma concreta, novas possibilidades de aprendizagem se abrem favorecendo a construção do conhecimento. A partir da aula de campo, os alunos podem estudar aspectos sociais, econômicos, culturais, políticos que ocorrem diariamente, mas que, sem a devida abordagem, acabam, passando despercebidos durante o seu dia a dia. É considerando as potencialidades metodológicas da aula de campo como instrumento qualitativo na construção do processo de ensino e aprendizagem que objetivamos aqui discutir a a importância da aula de campo como metodologia didática em Geografia, apresentando, para isto, as experiências vivenciadas a partir dos trabalhos de campo realizados no âmbito do Componente Curricular Geomorfologia, no curso de Licenciatura Plena em Geografia da Universidade Estadual da Paraíba.

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Biografia do Autor

Maria Marta dos Santos Buriti, Universidade Estadual da Paraíba

Doutoranda em Geografia pela Universidade Federal da Paraíba - UFPB e Professora Substituta do Departamento de Geografia da Universidade Estadual da Paraíba - UEPB.

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Publicado

2020-09-23

Como Citar

LEITE DOS SANTOS, A. F.; DOS SANTOS BURITI, M. M. IMPORTÂNCIA DA AULA DE CAMPO NO PROCESSO DE ENSINO E APRENDIZAGEM DE GEOGRAFIA. Revista GeoUECE, [S. l.], v. 9, n. 16, p. 181–194, 2020. DOI: 10.59040/GEOUECE.2317-028X.v9.n16.181-194. Disponível em: https://revistas.uece.br/index.php/GeoUECE/article/view/3205. Acesso em: 8 out. 2024.

Edição

Seção

Artigos