Literatura e argumentação: a escrita da redação do Enem sob um olhar interdisciplinar

Autores/as

DOI:

https://doi.org/10.47149/pemo.v5.e510421

Palabras clave:

Escrita, Ensino médio, Exame Nacional do Ensino Médio, Letramento

Resumen

A elaboração da escrita envolve habilidades que perpassam a formação escolar, da aquisição da linguagem à materialização da palavra escrita pelos diferentes gêneros textuais. Ao final do Ensino Médio, o estudante é demandado à escrita de um texto dissertativo-argumentativo em prosa, na modalidade culta do português, a partir de uma temática de relevância social (essa é uma das provas do Exame Nacional do Ensino Médio, o Enem). Os professores se deparam, assim, com a necessidade de aperfeiçoar a capacidade argumentativa dos discentes por meio de uma enunciação escrita que envolva uma seleção adequada do repertório sociocultural. Este trabalho apresenta a experiência de um projeto que visa saber de que maneira o letramento literário pode auxiliar na escrita da redação do Enem. Por meio da participação em um clube de leitura e em oficinas de redação, os estudantes vivenciam o processo de escrita mediado pela leitura literária.

Descargas

Los datos de descargas todavía no están disponibles.

Biografía del autor/a

Alex Sander Luiz Campos, Instituto Federal do Norte de Minas Gerais

Professor do Ensino Básico, Técnico e Tecnológico. Doutor e mestre em Estudos Literários pela Universidade Federal de Minas Gerais.

Daiane Silva de Andrade, Instituto Federal do Norte de Minas Gerais

Professora do Ensino Básico, Técnico e Tecnológico. Mestra em Letras/Estudos Literários pela Universidade Estadual de Montes Claros.

Luana Aparecida Matos Leal Fernandes, Instituto Federal do Norte de Minas Gerais

Professora do Ensino Básico, Técnico e Tecnológico. Doutora em Estudos Linguísticos pela Universidade Federal de Uberlândia. Mestra em Memória: Linguagem e Sociedade pela Universidade Estadual do Sudoeste da Bahia.

Erick Marlon Pereira, Instituto Federal do Norte de Minas Gerais

Bolsista de Iniciação Científica Júnior (PIBIC-JR). Aluno do curso Técnico em Agropecuária Integrado ao Ensino Médio.

Citas

AGUSTINI, Carmen Lúcia Hernandes; FERNANDES, Luana Aparecida Matos Leal. O regime enunciativo na prova de redação do Enem. Revista do SELL – Estudos Linguísticos e Literários, v. 10, n. 1, p. 1-20, jan.-jun. 2021. Disponível em: https://seer.uftm.edu.br/revistaeletronica/index.php/sell/article/view/5043. Acesso em: 10 nov. 2022. DOI: https://doi.org/10.18554/rs.v10i1.5043

ANDRADE, Daiane Silva de; CAMPOS, Alex Sander Luiz. Clube de Leitura do IFNMG – Campus Salinas: perfil das obras discutidas. In: SEMINÁRIO DE INICIAÇÃO CIENTÍFICA DO IFNMG – SIC, 9., 2021, Teófilo Otoni. Anais […]. Teófilo Otoni: Instituto Federal do Norte de Minas Gerais, 2021. p. [655]-[657]. Disponível em: https://drive.google.com/file/d/1phCVJw-vbcZ58uX8x521bUutDtbA4M0l/view. Acesso em: 15 fev. 2022.

BARTHES, Roland. Aula: aula inaugural da cadeira de semiologia literária do Colégio de França: pronunciado dia 7 de janeiro de 1977. Tradução e posfácio Leyla Perrone- Moisés. 14. ed. São Paulo: Cultrix, 2013. Título original: Leçon.

BENVENISTE, Émile. Problemas de Linguística Geral I. 5. ed. Tradução Maria da Glória Novak e Maria Luisa Neri. Campinas, SP: Pontes, 2005. Título original: Problèmes de linguistique générale I.

BENVENISTE, Émile. Problemas de Linguística Geral II. 2. ed. Tradução Eduardo Guimarães et al. Campinas, SP: Pontes, 2006. Título original: Problèmes de linguistique générale II.

BRASIL. Instituto Nacional de Estudos e Pesquisas Educacionais Anísio Teixeira (Inep). A redação do Enem 2022 – cartilha do participante. Brasília, 2022. Disponível em: https://download.inep.gov.br/download/enem/cartilha_do_participante_enem_2022.pdf. Acesso em: 7 nov. 2022.

CAMPOS, Alex Sander Luiz. Tzvetan Todorov, Antoine Compagnon e o elogio da literatura. Linguasagem, v. 21, n. 13, p. 1-11, 2013. Disponível em: https://www.linguasagem.ufscar.br/index.php/linguasagem/article/view/1298/794. Acesso em: 7 nov. 2022.

CAMPOS, Alex Sander Luiz et al. A literatura entre a sala de aula e a biblioteca escolar – entrevista. Sapiens, Carangola, v. 4, n. 1, p. 131-143, 2022. Disponível em: https://doi.org/10.36704/sapiens.v4i1.6960. Acesso em: 8 nov. 2022. DOI: https://doi.org/10.36704/sapiens.v4i1.6960

CANDIDO, Antonio. Vários escritos. 3. ed. rev. e ampl. São Paulo: Duas Cidades, 1995. DOI: https://doi.org/10.1515/9781400863983

COSSON, Rildo. Letramento literário: teoria e prática. São Paulo: Contexto, 2006.

COSSON, Rildo. Círculos de leitura e letramento literário. São Paulo: Contexto, 2014.

COSSON, Rildo. Paradigmas do ensino de literatura. São Paulo: Contexto, 2020.

HATOUM, Milton. Relato de um certo Oriente. São Paulo: Companhia de Bolso, 2008.

INSTITUTO PRÓ-LIVRO: Fomento à leitura e acesso ao livro. Retratos da leitura no Brasil. 5. ed. Disponível em: https://www.prolivro.org.br/5a-edicao-de-retratos-da-leitura- no-brasil-2/a-pesquisa-5a-edicao/. Acesso em: 30 abr. 2021.

MANGUEL, Alberto. Uma história da leitura. Tradução Pedro Maia Soares. São Paulo: Companhia de Bolso, 2021. Título original: A History of Reading.

MARCUSCHI, Luiz Antônio. Gêneros textuais: definição e funcionalidade. In: DIONÍSIO, Ângela Paiva; MACHADO, Anna Rachel; BEZERRA, Maria Auxiliadora (org.). Gêneros textuais e ensino. Rio de Janeiro: Lucerna, 2002. p. 19-36.

MARIA, Luiza de. O clube do livro: ser leitor, que diferença faz? 2. ed. São Paulo: Global, 2016. Disponível em: https://aedmoodle.ufpa.br/pluginfile.php/357944/mod_resource/content/1/O%20clube%20 do%20livro%20-%20Luzia%20de%20Maria.pdf. Acesso em: 8 nov. 2022.

PAULINO, Graça; COSSON, Rildo. Letramento literário: para viver a literatura dentro e fora da escola. In: ZILBERMAN, Regina; RÖSING, Tania M. K. (org.). Escola e leitura: velha crise, novas alternativas. São Paulo: Global, 2009. p. 61-81.

TODOROV, Tzvetan. A literatura em perigo. Tradução Caio Meira. 3. ed. Rio de Janeiro: Difel, 2010. Título original: La littérature en péril.

Publicado

2023-05-25

Cómo citar

CAMPOS, A. S. L.; ANDRADE, D. S. de; FERNANDES, L. A. M. L.; PEREIRA, E. M. Literatura e argumentação: a escrita da redação do Enem sob um olhar interdisciplinar. Práticas Educativas, Memórias e Oralidades, [S. l.], v. 5, p. e510421, 2023. DOI: 10.47149/pemo.v5.e510421. Disponível em: https://revistas.uece.br/index.php/revpemo/article/view/10421. Acesso em: 22 jul. 2024.