Literatura e argumentação: a escrita da redação do Enem sob um olhar interdisciplinar
DOI:
https://doi.org/10.47149/pemo.v5.e510421Palavras-chave:
Escrita, Ensino médio, Exame Nacional do Ensino Médio, LetramentoResumo
A elaboração da escrita envolve habilidades que perpassam a formação escolar, da aquisição da linguagem à materialização da palavra escrita pelos diferentes gêneros textuais. Ao final do Ensino Médio, o estudante é demandado à escrita de um texto dissertativo-argumentativo em prosa, na modalidade culta do português, a partir de uma temática de relevância social (essa é uma das provas do Exame Nacional do Ensino Médio, o Enem). Os professores se deparam, assim, com a necessidade de aperfeiçoar a capacidade argumentativa dos discentes por meio de uma enunciação escrita que envolva uma seleção adequada do repertório sociocultural. Este trabalho apresenta a experiência de um projeto que visa saber de que maneira o letramento literário pode auxiliar na escrita da redação do Enem. Por meio da participação em um clube de leitura e em oficinas de redação, os estudantes vivenciam o processo de escrita mediado pela leitura literária.
Downloads
Referências
AGUSTINI, Carmen Lúcia Hernandes; FERNANDES, Luana Aparecida Matos Leal. O regime enunciativo na prova de redação do Enem. Revista do SELL – Estudos Linguísticos e Literários, v. 10, n. 1, p. 1-20, jan.-jun. 2021. Disponível em: https://seer.uftm.edu.br/revistaeletronica/index.php/sell/article/view/5043. Acesso em: 10 nov. 2022. DOI: https://doi.org/10.18554/rs.v10i1.5043
ANDRADE, Daiane Silva de; CAMPOS, Alex Sander Luiz. Clube de Leitura do IFNMG – Campus Salinas: perfil das obras discutidas. In: SEMINÁRIO DE INICIAÇÃO CIENTÍFICA DO IFNMG – SIC, 9., 2021, Teófilo Otoni. Anais […]. Teófilo Otoni: Instituto Federal do Norte de Minas Gerais, 2021. p. [655]-[657]. Disponível em: https://drive.google.com/file/d/1phCVJw-vbcZ58uX8x521bUutDtbA4M0l/view. Acesso em: 15 fev. 2022.
BARTHES, Roland. Aula: aula inaugural da cadeira de semiologia literária do Colégio de França: pronunciado dia 7 de janeiro de 1977. Tradução e posfácio Leyla Perrone- Moisés. 14. ed. São Paulo: Cultrix, 2013. Título original: Leçon.
BENVENISTE, Émile. Problemas de Linguística Geral I. 5. ed. Tradução Maria da Glória Novak e Maria Luisa Neri. Campinas, SP: Pontes, 2005. Título original: Problèmes de linguistique générale I.
BENVENISTE, Émile. Problemas de Linguística Geral II. 2. ed. Tradução Eduardo Guimarães et al. Campinas, SP: Pontes, 2006. Título original: Problèmes de linguistique générale II.
BRASIL. Instituto Nacional de Estudos e Pesquisas Educacionais Anísio Teixeira (Inep). A redação do Enem 2022 – cartilha do participante. Brasília, 2022. Disponível em: https://download.inep.gov.br/download/enem/cartilha_do_participante_enem_2022.pdf. Acesso em: 7 nov. 2022.
CAMPOS, Alex Sander Luiz. Tzvetan Todorov, Antoine Compagnon e o elogio da literatura. Linguasagem, v. 21, n. 13, p. 1-11, 2013. Disponível em: https://www.linguasagem.ufscar.br/index.php/linguasagem/article/view/1298/794. Acesso em: 7 nov. 2022.
CAMPOS, Alex Sander Luiz et al. A literatura entre a sala de aula e a biblioteca escolar – entrevista. Sapiens, Carangola, v. 4, n. 1, p. 131-143, 2022. Disponível em: https://doi.org/10.36704/sapiens.v4i1.6960. Acesso em: 8 nov. 2022. DOI: https://doi.org/10.36704/sapiens.v4i1.6960
CANDIDO, Antonio. Vários escritos. 3. ed. rev. e ampl. São Paulo: Duas Cidades, 1995. DOI: https://doi.org/10.1515/9781400863983
COSSON, Rildo. Letramento literário: teoria e prática. São Paulo: Contexto, 2006.
COSSON, Rildo. Círculos de leitura e letramento literário. São Paulo: Contexto, 2014.
COSSON, Rildo. Paradigmas do ensino de literatura. São Paulo: Contexto, 2020.
HATOUM, Milton. Relato de um certo Oriente. São Paulo: Companhia de Bolso, 2008.
INSTITUTO PRÓ-LIVRO: Fomento à leitura e acesso ao livro. Retratos da leitura no Brasil. 5. ed. Disponível em: https://www.prolivro.org.br/5a-edicao-de-retratos-da-leitura- no-brasil-2/a-pesquisa-5a-edicao/. Acesso em: 30 abr. 2021.
MANGUEL, Alberto. Uma história da leitura. Tradução Pedro Maia Soares. São Paulo: Companhia de Bolso, 2021. Título original: A History of Reading.
MARCUSCHI, Luiz Antônio. Gêneros textuais: definição e funcionalidade. In: DIONÍSIO, Ângela Paiva; MACHADO, Anna Rachel; BEZERRA, Maria Auxiliadora (org.). Gêneros textuais e ensino. Rio de Janeiro: Lucerna, 2002. p. 19-36.
MARIA, Luiza de. O clube do livro: ser leitor, que diferença faz? 2. ed. São Paulo: Global, 2016. Disponível em: https://aedmoodle.ufpa.br/pluginfile.php/357944/mod_resource/content/1/O%20clube%20 do%20livro%20-%20Luzia%20de%20Maria.pdf. Acesso em: 8 nov. 2022.
PAULINO, Graça; COSSON, Rildo. Letramento literário: para viver a literatura dentro e fora da escola. In: ZILBERMAN, Regina; RÖSING, Tania M. K. (org.). Escola e leitura: velha crise, novas alternativas. São Paulo: Global, 2009. p. 61-81.
TODOROV, Tzvetan. A literatura em perigo. Tradução Caio Meira. 3. ed. Rio de Janeiro: Difel, 2010. Título original: La littérature en péril.
Downloads
Publicado
Como Citar
Edição
Seção
Licença
Copyright (c) 2023 Alex Sander Luiz Campos, Daiane Silva de Andrade, Luana Aparecida Matos Leal Fernandes, Erick Marlon Pereira (Autor)
Este trabalho está licenciado sob uma licença Creative Commons Attribution 4.0 International License.
Os autores possuem direitos autorais dos seus textos:
A revista "Práticas Educativas, Memórias e Oralidades permite ao/s autor/es os direitos de publicação, no entanto, recomenda um intervalo de cinco anos para o caso de republicação ou referência ao primeiro local de publicação, no caso, o link da Rev. Pemo..
Os nomes e endereços informados nesta revista serão usados exclusivamente para os serviços prestados por esta publicação, não sendo disponibilizados para outras finalidades ou a terceiros.