Literatura e argumentação: a escrita da redação do Enem sob um olhar interdisciplinar

Autores

DOI:

https://doi.org/10.47149/pemo.v5.e510421

Palavras-chave:

Escrita, Ensino médio, Exame Nacional do Ensino Médio, Letramento

Resumo

A elaboração da escrita envolve habilidades que perpassam a formação escolar, da aquisição da linguagem à materialização da palavra escrita pelos diferentes gêneros textuais. Ao final do Ensino Médio, o estudante é demandado à escrita de um texto dissertativo-argumentativo em prosa, na modalidade culta do português, a partir de uma temática de relevância social (essa é uma das provas do Exame Nacional do Ensino Médio, o Enem). Os professores se deparam, assim, com a necessidade de aperfeiçoar a capacidade argumentativa dos discentes por meio de uma enunciação escrita que envolva uma seleção adequada do repertório sociocultural. Este trabalho apresenta a experiência de um projeto que visa saber de que maneira o letramento literário pode auxiliar na escrita da redação do Enem. Por meio da participação em um clube de leitura e em oficinas de redação, os estudantes vivenciam o processo de escrita mediado pela leitura literária.

Downloads

Não há dados estatísticos.

Biografia do Autor

Alex Sander Luiz Campos, Instituto Federal do Norte de Minas Gerais

Professor do Ensino Básico, Técnico e Tecnológico. Doutor e mestre em Estudos Literários pela Universidade Federal de Minas Gerais.

Daiane Silva de Andrade, Instituto Federal do Norte de Minas Gerais

Professora do Ensino Básico, Técnico e Tecnológico. Mestra em Letras/Estudos Literários pela Universidade Estadual de Montes Claros.

Luana Aparecida Matos Leal Fernandes, Instituto Federal do Norte de Minas Gerais

Professora do Ensino Básico, Técnico e Tecnológico. Doutora em Estudos Linguísticos pela Universidade Federal de Uberlândia. Mestra em Memória: Linguagem e Sociedade pela Universidade Estadual do Sudoeste da Bahia.

Erick Marlon Pereira, Instituto Federal do Norte de Minas Gerais

Bolsista de Iniciação Científica Júnior (PIBIC-JR). Aluno do curso Técnico em Agropecuária Integrado ao Ensino Médio.

Referências

AGUSTINI, Carmen Lúcia Hernandes; FERNANDES, Luana Aparecida Matos Leal. O regime enunciativo na prova de redação do Enem. Revista do SELL – Estudos Linguísticos e Literários, v. 10, n. 1, p. 1-20, jan.-jun. 2021. Disponível em: https://seer.uftm.edu.br/revistaeletronica/index.php/sell/article/view/5043. Acesso em: 10 nov. 2022. DOI: https://doi.org/10.18554/rs.v10i1.5043

ANDRADE, Daiane Silva de; CAMPOS, Alex Sander Luiz. Clube de Leitura do IFNMG – Campus Salinas: perfil das obras discutidas. In: SEMINÁRIO DE INICIAÇÃO CIENTÍFICA DO IFNMG – SIC, 9., 2021, Teófilo Otoni. Anais […]. Teófilo Otoni: Instituto Federal do Norte de Minas Gerais, 2021. p. [655]-[657]. Disponível em: https://drive.google.com/file/d/1phCVJw-vbcZ58uX8x521bUutDtbA4M0l/view. Acesso em: 15 fev. 2022.

BARTHES, Roland. Aula: aula inaugural da cadeira de semiologia literária do Colégio de França: pronunciado dia 7 de janeiro de 1977. Tradução e posfácio Leyla Perrone- Moisés. 14. ed. São Paulo: Cultrix, 2013. Título original: Leçon.

BENVENISTE, Émile. Problemas de Linguística Geral I. 5. ed. Tradução Maria da Glória Novak e Maria Luisa Neri. Campinas, SP: Pontes, 2005. Título original: Problèmes de linguistique générale I.

BENVENISTE, Émile. Problemas de Linguística Geral II. 2. ed. Tradução Eduardo Guimarães et al. Campinas, SP: Pontes, 2006. Título original: Problèmes de linguistique générale II.

BRASIL. Instituto Nacional de Estudos e Pesquisas Educacionais Anísio Teixeira (Inep). A redação do Enem 2022 – cartilha do participante. Brasília, 2022. Disponível em: https://download.inep.gov.br/download/enem/cartilha_do_participante_enem_2022.pdf. Acesso em: 7 nov. 2022.

CAMPOS, Alex Sander Luiz. Tzvetan Todorov, Antoine Compagnon e o elogio da literatura. Linguasagem, v. 21, n. 13, p. 1-11, 2013. Disponível em: https://www.linguasagem.ufscar.br/index.php/linguasagem/article/view/1298/794. Acesso em: 7 nov. 2022.

CAMPOS, Alex Sander Luiz et al. A literatura entre a sala de aula e a biblioteca escolar – entrevista. Sapiens, Carangola, v. 4, n. 1, p. 131-143, 2022. Disponível em: https://doi.org/10.36704/sapiens.v4i1.6960. Acesso em: 8 nov. 2022. DOI: https://doi.org/10.36704/sapiens.v4i1.6960

CANDIDO, Antonio. Vários escritos. 3. ed. rev. e ampl. São Paulo: Duas Cidades, 1995. DOI: https://doi.org/10.1515/9781400863983

COSSON, Rildo. Letramento literário: teoria e prática. São Paulo: Contexto, 2006.

COSSON, Rildo. Círculos de leitura e letramento literário. São Paulo: Contexto, 2014.

COSSON, Rildo. Paradigmas do ensino de literatura. São Paulo: Contexto, 2020.

HATOUM, Milton. Relato de um certo Oriente. São Paulo: Companhia de Bolso, 2008.

INSTITUTO PRÓ-LIVRO: Fomento à leitura e acesso ao livro. Retratos da leitura no Brasil. 5. ed. Disponível em: https://www.prolivro.org.br/5a-edicao-de-retratos-da-leitura- no-brasil-2/a-pesquisa-5a-edicao/. Acesso em: 30 abr. 2021.

MANGUEL, Alberto. Uma história da leitura. Tradução Pedro Maia Soares. São Paulo: Companhia de Bolso, 2021. Título original: A History of Reading.

MARCUSCHI, Luiz Antônio. Gêneros textuais: definição e funcionalidade. In: DIONÍSIO, Ângela Paiva; MACHADO, Anna Rachel; BEZERRA, Maria Auxiliadora (org.). Gêneros textuais e ensino. Rio de Janeiro: Lucerna, 2002. p. 19-36.

MARIA, Luiza de. O clube do livro: ser leitor, que diferença faz? 2. ed. São Paulo: Global, 2016. Disponível em: https://aedmoodle.ufpa.br/pluginfile.php/357944/mod_resource/content/1/O%20clube%20 do%20livro%20-%20Luzia%20de%20Maria.pdf. Acesso em: 8 nov. 2022.

PAULINO, Graça; COSSON, Rildo. Letramento literário: para viver a literatura dentro e fora da escola. In: ZILBERMAN, Regina; RÖSING, Tania M. K. (org.). Escola e leitura: velha crise, novas alternativas. São Paulo: Global, 2009. p. 61-81.

TODOROV, Tzvetan. A literatura em perigo. Tradução Caio Meira. 3. ed. Rio de Janeiro: Difel, 2010. Título original: La littérature en péril.

Publicado

2023-05-25

Como Citar

CAMPOS, A. S. L.; ANDRADE, D. S. de; FERNANDES, L. A. M. L.; PEREIRA, E. M. Literatura e argumentação: a escrita da redação do Enem sob um olhar interdisciplinar. Práticas Educativas, Memórias e Oralidades - Rev. Pemo, [S. l.], v. 5, p. e510421, 2023. DOI: 10.47149/pemo.v5.e510421. Disponível em: https://revistas.uece.br/index.php/revpemo/article/view/10421. Acesso em: 21 nov. 2024.