Saberes de experiência e ensino de língua materna: relatos de docentes em formação inicial

Autores/as

DOI:

https://doi.org/10.47149/pemo.v5.e510109

Palabras clave:

Ensino de língua escrita, Formação docente, Saberes docentes, Saberes de experiência

Resumen

O objetivo do artigo é apreender saberes, representações e pressupostos sobre ensino de língua materna, aprendizagem do sistema de escrita alfabética em relatos biográficos de estudantes de Pedagogia matriculados na disciplina de Ensino de Língua Portuguesa. A metodologia utilizada foi amparada na Pesquisa Biográfica em Educação: A partir dos relatos (auto)biográficos, que compreendemos como uma encenação de si, buscamos localizar pistas que apontam para saberes sobre aprender e ensinar língua materna para que, partindo destes saberes, pudéssemos ampliá-los e/ou problematiza-los. O material aqui analisado é constituído de 30 relatos coletados em 2021.1. Concluímos que os estudantes, de modo geral, trazem noções bastante tradicionais sobre ensino de língua, ainda compreendendo que ensinar língua é ensinar gramática normativa, e aprender a escrever é quase sempre tido como um ato mecânico, ainda que haja a percepção de que a maneira cuja aprendizagem se deu não foi prazerosa.

Descargas

Los datos de descargas todavía no están disponibles.

Biografía del autor/a

Sahmaroni Rodrigues de Olinda, Universidade Federal do Ceará

Doutor em Educação Brasileira pela Universidade Federal do Ceará (UFC)/ Université Paris 13 Sorbonne/Nord. Pesquisador integrante do Grupo de Estudos e Pesquisa em Didática e Formação Docente (GEPED-UFC),  Grupo de Estudo Leitura e Escrita na Sala de Aula - GELES (UFC) e do grupo Dialogicidade, Formação Humana e Narrativas (Auto)biográficas (DIAFHNA -UFC). 

Citas

ANDRADE, Oswald. Poesia reunida. São Paulo: Companhia das Letras, 2016.

ANTUNES, Irandé. Aula de Português: encontro e interação. São Paulo: Parábola, 2003.

ANTUNES, Irandé. Textualidade: Noções Básicas e Implicações Pedagógicas. São Paulo, Parábola, 2018.

BRASIL. Parâmetros Curriculares Nacionais (PCNs): Lingua Portuguesa. Brasília: MEC/SEF, 1998.

BRASIL. Base Nacional Comum Curricular: documento de caráter mandatório que orienta a formulação dos currículos escolares. Brasília, DF: Ministério da Educação, 2018.

CAVALCANTI, Joane Veloso Pina; SILVA, Marcela Thaís Monteiro da; Suassuna, Livia. Como os professores definem o que ensinar? Um estudo sobre a construção/prática de currículos de Língua Portuguesa. In. LEAL, Telma Ferraz; SUASSUNA, Livia (Orgs). Ensino de Língua Portuguesa na Educação Básica. Belo Horizonte: Autêntica, p. 11-30.

BAGNO, Marcos. Nada na língua é por acaso: por uma pedagogia da variação linguística. São Paulo: Parábola, 2007.

BENTES, Anna Christina. Oralidade, política e direito humanos. In. ELIAS, Vanda Maria (Org). Ensino de língua portuguesa: oralidade, escrita, leitura. São Paulo: Contexto, 2018, p. 41-54.

DELORY-MOMBERGER, Christine. Os desafios da pesquisa biográfica em educação. IN: SOUZA, Elizeu Clementino de (Org). Memória, (auto)biografia e diversidade: questões de método e trabalho docente. Salvador: EDUFBA, 2011, p. 43-58.

DELORY-MOMBERGER, Christine. De la recherche biographique en education: fondements, méthodes, pratiques. Paris: Téraèdre, 2014.

FERRAREZI JR, Celso. Pedagogia do silenciamento: a escola brasileira e o ensino de língua materna. São Paulo: Parábola Editorial, 2018.

FRANCO, Maria Amélia Santoro, PIMENTA, Selma Garrido. Didática multidimensional: por uma sistematização conceitual. Educ. Soc., Campinas, v. 37, nº. 135, p.539-553, abr.-jun., 2016. DOI: https://doi.org/10.1590/ES0101-73302016136048

FREIRE, Paulo. Professora sim, tia não: cartas a quem ousa ensinar. Rio de Janeiro/ São Paulo: Paz e Terra, 2020.

GERALDI, João Wanderley. Concepções de Linguagem e Ensino de Português. In: GERALDI, João Wanderley (Org.). O texto na Sala de Aula. São Paulo: Ática, 2020.

MORAIS, Artur Gomes de. Sistema de escrita alfabética. São Paulo: Melhoramentos, 2012.

OLINDA, Sahmaroni Rodrigues de. Pesquisa biográfica em educação e formação artística:biografização e mise en scène de si. IN: DAMASCENO, Maria Nobre; SALES, Celecina de Maria Veras; OLIVEIRA, Nadja Rinelle (Orgs). Pesquisa qualitativa: formação e experiências. Cutitiba: CRV, 2016, p. 247-260.

PIMENTA, Selma Garrido. Formação de professores: Identidade e saberes da docência. In.: PIMENTA, Selma Garrido. (Org.) Saberes pedagógicos e atividade docente. São Paulo: Cortez, 2010, p. 15-38. DOI: https://doi.org/10.14572/nuances.v3i3.50

SANTOS, Elzanir dos; LIMA, Idelsuite de Sousa. Narrativas escolares de licenciados e a construção dos saberes da docência. In: OLINDA, Ercília Braga de; GOLDBERG, Luciene Germano (Orgs). Pesquisa (auto)biográfica em educação: afetos e (trans)formações. Fortaleza: EdUECE, 2017, p. 409-425.

SOARES, Magda. Português na escola: história de uma disciplina curricular. In: BAGNO, Marcos (Org.). Linguística da norma. São Paulo: Edições Loyola, 2004, p. 155-178.

SOARES, Magda. Linguagem e escola. São Paulo: Contexto, 2019.

SOARES, Magda. Alfaletrar: toda criança pode aprender a ler e a escrever. São Paulo: Contexto, 2020.

SOARES, M. P. do S. B. Formação permanente de professores: um estudo inspirado em Paulo Freire com docentes dos anos iniciais do ensino fundamental. Educ. Form., [S. l.], v. 5, n. 13, p. 151–171, 2019. DOI: 10.25053/redufor.v5i13.1271. Disponível em: https://revistas.uece.br/index.php/redufor/article/view/1271. Acesso em: 14 dez. 2022. DOI: https://doi.org/10.25053/redufor.v5i13.1271

SILVA, Kátia Augusta Curado Pinheiro Cordeiro da. Epistemologia da práxis na formação de professores: perspectiva crítico-emancipadora. São Paulo: Mercado das Letras, 2018. DOI: https://doi.org/10.5007/2175-795X.2018v36n1p330

SOUZA, C. L.; BRANDENBURG, C.; ARAÚJO, H. de L. M. R. Memorial Formativo e as Narrativas de uma Discente no Curso de Pedagogia. Práticas Educativas, Memórias e Oralidades - Rev. Pemo, [S. l.], v. 4, p. e48254, 2022. DOI: 10.47149/pemo.v4.e48254. Disponível em: https://revistas.uece.br/index.php/revpemo/article/view/8254. Acesso em: 1 maio. 2023. DOI: https://doi.org/10.47149/pemo.v4.e48254

TRAVAGLIA, Luiz Carlos. Na trilha da gramática: conhecimento linguístico na alfabetização e letramento. São Paulo: Contexto, 2018.

UNIVERSIDADE...Projeto Pedagógico do curso de Pedagogia. Faculdade de Educação. 2008.

VEIGA, Ilma Passos A. Professor: tecnólogo do ensino ou agente social? In: VEIGA, Ilma PAssos A, AMARAL, ANA Lúcia (Orgs). Formação de professores: políticas e debates. Campinas, SP: Papirus, 2002, p. 65-93.

Publicado

2023-04-28

Cómo citar

OLINDA, S. R. de. Saberes de experiência e ensino de língua materna: relatos de docentes em formação inicial. Práticas Educativas, Memórias e Oralidades, [S. l.], v. 5, p. e510109, 2023. DOI: 10.47149/pemo.v5.e510109. Disponível em: https://revistas.uece.br/index.php/revpemo/article/view/10109. Acesso em: 23 nov. 2024.