Saberes de experiência e ensino de língua materna: relatos de docentes em formação inicial
DOI:
https://doi.org/10.47149/pemo.v5.e510109Palabras clave:
Ensino de língua escrita, Formação docente, Saberes docentes, Saberes de experiênciaResumen
O objetivo do artigo é apreender saberes, representações e pressupostos sobre ensino de língua materna, aprendizagem do sistema de escrita alfabética em relatos biográficos de estudantes de Pedagogia matriculados na disciplina de Ensino de Língua Portuguesa. A metodologia utilizada foi amparada na Pesquisa Biográfica em Educação: A partir dos relatos (auto)biográficos, que compreendemos como uma encenação de si, buscamos localizar pistas que apontam para saberes sobre aprender e ensinar língua materna para que, partindo destes saberes, pudéssemos ampliá-los e/ou problematiza-los. O material aqui analisado é constituído de 30 relatos coletados em 2021.1. Concluímos que os estudantes, de modo geral, trazem noções bastante tradicionais sobre ensino de língua, ainda compreendendo que ensinar língua é ensinar gramática normativa, e aprender a escrever é quase sempre tido como um ato mecânico, ainda que haja a percepção de que a maneira cuja aprendizagem se deu não foi prazerosa.
Descargas
Citas
ANDRADE, Oswald. Poesia reunida. São Paulo: Companhia das Letras, 2016.
ANTUNES, Irandé. Aula de Português: encontro e interação. São Paulo: Parábola, 2003.
ANTUNES, Irandé. Textualidade: Noções Básicas e Implicações Pedagógicas. São Paulo, Parábola, 2018.
BRASIL. Parâmetros Curriculares Nacionais (PCNs): Lingua Portuguesa. Brasília: MEC/SEF, 1998.
BRASIL. Base Nacional Comum Curricular: documento de caráter mandatório que orienta a formulação dos currículos escolares. Brasília, DF: Ministério da Educação, 2018.
CAVALCANTI, Joane Veloso Pina; SILVA, Marcela Thaís Monteiro da; Suassuna, Livia. Como os professores definem o que ensinar? Um estudo sobre a construção/prática de currículos de Língua Portuguesa. In. LEAL, Telma Ferraz; SUASSUNA, Livia (Orgs). Ensino de Língua Portuguesa na Educação Básica. Belo Horizonte: Autêntica, p. 11-30.
BAGNO, Marcos. Nada na língua é por acaso: por uma pedagogia da variação linguística. São Paulo: Parábola, 2007.
BENTES, Anna Christina. Oralidade, política e direito humanos. In. ELIAS, Vanda Maria (Org). Ensino de língua portuguesa: oralidade, escrita, leitura. São Paulo: Contexto, 2018, p. 41-54.
DELORY-MOMBERGER, Christine. Os desafios da pesquisa biográfica em educação. IN: SOUZA, Elizeu Clementino de (Org). Memória, (auto)biografia e diversidade: questões de método e trabalho docente. Salvador: EDUFBA, 2011, p. 43-58.
DELORY-MOMBERGER, Christine. De la recherche biographique en education: fondements, méthodes, pratiques. Paris: Téraèdre, 2014.
FERRAREZI JR, Celso. Pedagogia do silenciamento: a escola brasileira e o ensino de língua materna. São Paulo: Parábola Editorial, 2018.
FRANCO, Maria Amélia Santoro, PIMENTA, Selma Garrido. Didática multidimensional: por uma sistematização conceitual. Educ. Soc., Campinas, v. 37, nº. 135, p.539-553, abr.-jun., 2016. DOI: https://doi.org/10.1590/ES0101-73302016136048
FREIRE, Paulo. Professora sim, tia não: cartas a quem ousa ensinar. Rio de Janeiro/ São Paulo: Paz e Terra, 2020.
GERALDI, João Wanderley. Concepções de Linguagem e Ensino de Português. In: GERALDI, João Wanderley (Org.). O texto na Sala de Aula. São Paulo: Ática, 2020.
MORAIS, Artur Gomes de. Sistema de escrita alfabética. São Paulo: Melhoramentos, 2012.
OLINDA, Sahmaroni Rodrigues de. Pesquisa biográfica em educação e formação artística:biografização e mise en scène de si. IN: DAMASCENO, Maria Nobre; SALES, Celecina de Maria Veras; OLIVEIRA, Nadja Rinelle (Orgs). Pesquisa qualitativa: formação e experiências. Cutitiba: CRV, 2016, p. 247-260.
PIMENTA, Selma Garrido. Formação de professores: Identidade e saberes da docência. In.: PIMENTA, Selma Garrido. (Org.) Saberes pedagógicos e atividade docente. São Paulo: Cortez, 2010, p. 15-38. DOI: https://doi.org/10.14572/nuances.v3i3.50
SANTOS, Elzanir dos; LIMA, Idelsuite de Sousa. Narrativas escolares de licenciados e a construção dos saberes da docência. In: OLINDA, Ercília Braga de; GOLDBERG, Luciene Germano (Orgs). Pesquisa (auto)biográfica em educação: afetos e (trans)formações. Fortaleza: EdUECE, 2017, p. 409-425.
SOARES, Magda. Português na escola: história de uma disciplina curricular. In: BAGNO, Marcos (Org.). Linguística da norma. São Paulo: Edições Loyola, 2004, p. 155-178.
SOARES, Magda. Linguagem e escola. São Paulo: Contexto, 2019.
SOARES, Magda. Alfaletrar: toda criança pode aprender a ler e a escrever. São Paulo: Contexto, 2020.
SOARES, M. P. do S. B. Formação permanente de professores: um estudo inspirado em Paulo Freire com docentes dos anos iniciais do ensino fundamental. Educ. Form., [S. l.], v. 5, n. 13, p. 151–171, 2019. DOI: 10.25053/redufor.v5i13.1271. Disponível em: https://revistas.uece.br/index.php/redufor/article/view/1271. Acesso em: 14 dez. 2022. DOI: https://doi.org/10.25053/redufor.v5i13.1271
SILVA, Kátia Augusta Curado Pinheiro Cordeiro da. Epistemologia da práxis na formação de professores: perspectiva crítico-emancipadora. São Paulo: Mercado das Letras, 2018. DOI: https://doi.org/10.5007/2175-795X.2018v36n1p330
SOUZA, C. L.; BRANDENBURG, C.; ARAÚJO, H. de L. M. R. Memorial Formativo e as Narrativas de uma Discente no Curso de Pedagogia. Práticas Educativas, Memórias e Oralidades - Rev. Pemo, [S. l.], v. 4, p. e48254, 2022. DOI: 10.47149/pemo.v4.e48254. Disponível em: https://revistas.uece.br/index.php/revpemo/article/view/8254. Acesso em: 1 maio. 2023. DOI: https://doi.org/10.47149/pemo.v4.e48254
TRAVAGLIA, Luiz Carlos. Na trilha da gramática: conhecimento linguístico na alfabetização e letramento. São Paulo: Contexto, 2018.
UNIVERSIDADE...Projeto Pedagógico do curso de Pedagogia. Faculdade de Educação. 2008.
VEIGA, Ilma Passos A. Professor: tecnólogo do ensino ou agente social? In: VEIGA, Ilma PAssos A, AMARAL, ANA Lúcia (Orgs). Formação de professores: políticas e debates. Campinas, SP: Papirus, 2002, p. 65-93.
Publicado
Cómo citar
Número
Sección
Licencia
Derechos de autor 2023 Sahmaroni Rodrigues de Olinda (Autor)
Esta obra está bajo una licencia internacional Creative Commons Atribución 4.0.
Os autores possuem direitos autorais dos seus textos:
A revista "Práticas Educativas, Memórias e Oralidades permite ao/s autor/es os direitos de publicação, no entanto, recomenda um intervalo de cinco anos para o caso de republicação ou referência ao primeiro local de publicação, no caso, o link da Rev. Pemo..
Os nomes e endereços informados nesta revista serão usados exclusivamente para os serviços prestados por esta publicação, não sendo disponibilizados para outras finalidades ou a terceiros.