Narrativas de um professor pesquisador na prevenção ao uso de drogas por estudantes
DOI:
https://doi.org/10.47149/pemo.v5.e510039Palabras clave:
PreventionResumen
Os objetivos deste texto são apresentar, discutir e aprofundar algumas questões trazidas por um memorial acadêmico de uma tese de doutorado que buscou contribuir com a prevenção ao uso de drogas entre escolares. Por meio da narrativa autobiográfica, apresenta como o tema das drogas integrou, indiretamente, a vida pessoal e acadêmica do autor principal do texto e discute de que maneira essa temática atravessou sua atuação profissional, levando-o a realizar um estudo de doutorado que o ajudasse a compreender melhor esse fenômeno. Propõe que os cursos de formação inicial incorporem, em seus currículos, conteúdos e disciplinas que tratem da questão do uso de drogas precocemente entre os escolares. Conclui com a proposta de encaminhamentos que professores, responsáveis pelos alunos e sistemas de ensino podem seguir para (re)pensar a prevenção realizada nas escolas.
Descargas
Citas
ARALDI, J. C. et al. Representações sociais de professores sobre o uso abusivo de álcool e outras drogas na adolescência: repercussões nas ações de prevenção na escola. Interface (Botucatu), Botucatu, v. 16, n. 40, p. 135-148, jan./mar. 2012. Disponível em: https://www.scielo.br/j/icse/a/kHHpBD5jJQD537MyjkNPsNw. Acesso em: 15 nov. 2022.
BECKER, H. S. Outsiders: estudos de sociologia do desvio. Rio de Janeiro: Zahar, 2008.
CERQUEIRA, G. S. et al. Consumo de álcool entre estudantes de uma escola pública da cidade de Cajazeiras, PB. SMAD. Rev. Eletrônica Saúde Mental Álcool Drog., Ribeirão Preto, v. 7, n. 1, p. 18-24, jan./abr., 2011. Disponível em: http://www.revistas.usp.br/smad/article/view/38735/41590. Acesso em: 8 out. 2022.
CERUTTI, F.; RAMOS, S. de P.; ARGIMON, I. I. de L. A implicação das atitudes parentais no uso de drogas na adolescência. Acta Colombiana de Psicología, Caracas, v. 18, n. 2, p. 73-181, 2015. Disponível em: http://www.scielo.org.co/pdf/acp/v18n2/v18n2a15.pdf. Acesso em: 25 out. 2022.
CHAGAS, J. C. et al. Concepções de professoras dos anos iniciais do ensino fundamental sobre prevenção do uso indevido de drogas. Rev. Bras. Educ., Rio de Janeiro, v. 22, n. 71, p. 1-20, e227179, 2017. Disponível em: https://www.scielo.br/j/rbedu/a/zFntQ9tPtKF7dDLPkS55y3q. Acesso em: 10 nov. 2022.
CHAVES, M. W. As relações entre a escola e o aluno: uma história em transformação. Educ Real., Porto Alegre, v. 40, n. 4, p. 1149-1167, out./dez. 2015. Disponível em: https://www.scielo.br/j/edreal/a/YGptNZ4KqDCyYhrZTNHjrdD. Acesso em: 18 dez. 2022.
ELICKER, E. et al. Uso de álcool, tabaco e outras drogas por adolescentes escolares de Porto Velho-RO, Brasil. Epidemiologia e Serviços de Saúde, Brasília, v. 24, n. 3, p. 399-410, set., 2015. Disponível em: http://scielo.iec.gov.br/pdf/ess/v24n3/v24n3a06.pdf. Acesso em: 21 set. 2022.
HART, C. Um preço muito alto: a jornada de um neurocientista que desafia nossa visão sobre as drogas. Rio de Janeiro: Zahar: 2014.
Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística. Pesquisa nacional de saúde do escolar 2009. Rio de Janeiro: IBGE; 2009.
Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística. Pesquisa nacional de saúde do escolar 2012. Rio de Janeiro: IBGE; 2013
Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística. Pesquisa nacional de saúde do escolar 2015. Rio de Janeiro: IBGE; 2016.
Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística. Pesquisa nacional de saúde do escolar 2019. Rio de Janeiro: IBGE; 2021.
LOUREIRO, W.; QUEIROZ, P. P. de. Desafios da prevenção ao uso de álcool, tabaco e drogas ilícitas: um estudo de revisão. Cadernos da Educação Básica, Rio de Janeiro, v. 3, n. 2, p. 83-101, 2018. Disponível em: https://www.cp2.g12.br/ojs/index.php/cadernos/article/view/2083. Acesso em: 2 nov. 2022.
PAPALIA, D. E.; MARTORELL, G. Desenvolvimento humano. 14. ed. Porto Alegre: AMGH 2022.
PASSEGI, M. da C.; CUNHA, L. M. da. Narrativas autobiográficas: a imersão no processo de autoria. In: VICENTINI, P. P.; SOUZA, E. C. de; PASSEGI, M. da C. (Orgs.). Pesquisa (auto)biográfica: questões de ensino e formação. Curitiba: CRV, 2013. p. 43-57.
PENA, A. C. Formação de professores de educação infantil: memória, narrativa e inteireza. Educação & Formação, Fortaleza, v. 2, n. 4, p. 72-86, jan./abr. 2017. Disponível em: https://revistas.uece.br/index.php/redufor/article/view/124. Acesso em: 25 dez. 2022.
PEREIRA, A. P. D; PAES, Â. T.; SANCHEZ, Z. M. Fatores associados à implantação de programas de prevenção ao uso de drogas nas escolas. Rev. Saúde Pública, São Paulo, v. 50, p. 1-10, ago. 2016. Disponível em: https://www.scielo.br/j/rsp/a/kkBjwSy7mM4YK4CwVLdn96p/citation/?format=pdf&lang=pt. Acesso em: 1 nov. 2022.
PORTELLI, A. Espaço e definições. In: MEIHY, J. C. S. B.; SEAWRIGHT, L. (Orgs.). Memórias e narrativas: história oral aplicada. São Paulo: Contexto, 2020, p. 19- 27.
SANTROCK, J. W. Adolescência. 14. ed. Porto Alegre: AMGH, 2014.
SCARPIM, F. A.; TREVISAN, M. B. História e memória: diálogos e tensões [livro eletrônico]. Curitiba: InterSaberes, 2018.
SILVA, M. da C. A. O papel da escola nas ações preventivas relacionadas ao uso de álcool e outras drogas por alunos do Ensino Fundamental I. SMAD. Rev. Eletrônica Saúde Mental Álcool Drog., Ribeirão Preto, v. 12, n. 1, p. 30-39, jan./mar. 2016. Disponível em: https://www.revistas.usp.br/smad/article/view/119194. Acesso em: 29 dez. 2022.
XAVIER, A. R. et al. Memória: abordagem teórico-conceitual. Rev. Pemo, Fortaleza, v. 3, n. 1, e313798, 2021. Disponível em: https://revistas.uece.br/index.php/revpemo/article/view/3798. Acesso em: 31 dez. 2022.
Publicado
Cómo citar
Número
Sección
Licencia
Derechos de autor 2023 Walk Loureiro, Paulo Pires de Queiroz (Autor)
Esta obra está bajo una licencia internacional Creative Commons Atribución 4.0.
Os autores possuem direitos autorais dos seus textos:
A revista "Práticas Educativas, Memórias e Oralidades permite ao/s autor/es os direitos de publicação, no entanto, recomenda um intervalo de cinco anos para o caso de republicação ou referência ao primeiro local de publicação, no caso, o link da Rev. Pemo..
Os nomes e endereços informados nesta revista serão usados exclusivamente para os serviços prestados por esta publicação, não sendo disponibilizados para outras finalidades ou a terceiros.