Narrativas de um professor pesquisador na prevenção ao uso de drogas por estudantes

Autores/as

DOI:

https://doi.org/10.47149/pemo.v5.e510039

Palabras clave:

Prevention

Resumen

Os objetivos deste texto são apresentar, discutir e aprofundar algumas questões trazidas por um memorial acadêmico de uma tese de doutorado que buscou contribuir com a prevenção ao uso de drogas entre escolares. Por meio da narrativa autobiográfica, apresenta como o tema das drogas integrou, indiretamente, a vida pessoal e acadêmica do autor principal do texto e discute de que maneira essa temática atravessou sua atuação profissional, levando-o a realizar um estudo de doutorado que o ajudasse a compreender melhor esse fenômeno. Propõe que os cursos de formação inicial incorporem, em seus currículos, conteúdos e disciplinas que tratem da questão do uso de drogas precocemente entre os escolares. Conclui com a proposta de encaminhamentos que professores, responsáveis pelos alunos e sistemas de ensino podem seguir para (re)pensar a prevenção realizada nas escolas.

Descargas

Los datos de descargas todavía no están disponibles.

Biografía del autor/a

Walk Loureiro, Instituto de Ensino Superior e Formação Avançada de Vitória

Doutor em Ciências pela FIOCRUZ/RJ; coordenador e professor do curso de Bacharelado em Educação Física da IESFAVI; Professor de Educação Básica III – Educação Física da PMV; Membro do Núcleo de Estudos em Saúde, Educação e Diversidade (NESED/UFF).

Paulo Pires de Queiroz, Fundação Oswaldo Cruz

Professor e Pesquisador Associado da Faculdade de Educação na UFF; Professor do Programa de Pós-Graduação em Ensino em Biociências e Saúde da FIOCRUZ, do Programa de Pós-Graduação em Diversidade e Inclusão - CMPDI/UFF e do Programa de Pós-Graduação em Ciências, Tecnologias e Inclusão – PGCTIn/UFF; Coordenador do Núcleo de Estudos em Saúde, Educação e Diversidade (NESED/UFF).

Citas

ARALDI, J. C. et al. Representações sociais de professores sobre o uso abusivo de álcool e outras drogas na adolescência: repercussões nas ações de prevenção na escola. Interface (Botucatu), Botucatu, v. 16, n. 40, p. 135-148, jan./mar. 2012. Disponível em: https://www.scielo.br/j/icse/a/kHHpBD5jJQD537MyjkNPsNw. Acesso em: 15 nov. 2022.

BECKER, H. S. Outsiders: estudos de sociologia do desvio. Rio de Janeiro: Zahar, 2008.

CERQUEIRA, G. S. et al. Consumo de álcool entre estudantes de uma escola pública da cidade de Cajazeiras, PB. SMAD. Rev. Eletrônica Saúde Mental Álcool Drog., Ribeirão Preto, v. 7, n. 1, p. 18-24, jan./abr., 2011. Disponível em: http://www.revistas.usp.br/smad/article/view/38735/41590. Acesso em: 8 out. 2022.

CERUTTI, F.; RAMOS, S. de P.; ARGIMON, I. I. de L. A implicação das atitudes parentais no uso de drogas na adolescência. Acta Colombiana de Psicología, Caracas, v. 18, n. 2, p. 73-181, 2015. Disponível em: http://www.scielo.org.co/pdf/acp/v18n2/v18n2a15.pdf. Acesso em: 25 out. 2022.

CHAGAS, J. C. et al. Concepções de professoras dos anos iniciais do ensino fundamental sobre prevenção do uso indevido de drogas. Rev. Bras. Educ., Rio de Janeiro, v. 22, n. 71, p. 1-20, e227179, 2017. Disponível em: https://www.scielo.br/j/rbedu/a/zFntQ9tPtKF7dDLPkS55y3q. Acesso em: 10 nov. 2022.

CHAVES, M. W. As relações entre a escola e o aluno: uma história em transformação. Educ Real., Porto Alegre, v. 40, n. 4, p. 1149-1167, out./dez. 2015. Disponível em: https://www.scielo.br/j/edreal/a/YGptNZ4KqDCyYhrZTNHjrdD. Acesso em: 18 dez. 2022.

ELICKER, E. et al. Uso de álcool, tabaco e outras drogas por adolescentes escolares de Porto Velho-RO, Brasil. Epidemiologia e Serviços de Saúde, Brasília, v. 24, n. 3, p. 399-410, set., 2015. Disponível em: http://scielo.iec.gov.br/pdf/ess/v24n3/v24n3a06.pdf. Acesso em: 21 set. 2022.

HART, C. Um preço muito alto: a jornada de um neurocientista que desafia nossa visão sobre as drogas. Rio de Janeiro: Zahar: 2014.

Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística. Pesquisa nacional de saúde do escolar 2009. Rio de Janeiro: IBGE; 2009.

Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística. Pesquisa nacional de saúde do escolar 2012. Rio de Janeiro: IBGE; 2013

Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística. Pesquisa nacional de saúde do escolar 2015. Rio de Janeiro: IBGE; 2016.

Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística. Pesquisa nacional de saúde do escolar 2019. Rio de Janeiro: IBGE; 2021.

LOUREIRO, W.; QUEIROZ, P. P. de. Desafios da prevenção ao uso de álcool, tabaco e drogas ilícitas: um estudo de revisão. Cadernos da Educação Básica, Rio de Janeiro, v. 3, n. 2, p. 83-101, 2018. Disponível em: https://www.cp2.g12.br/ojs/index.php/cadernos/article/view/2083. Acesso em: 2 nov. 2022.

PAPALIA, D. E.; MARTORELL, G. Desenvolvimento humano. 14. ed. Porto Alegre: AMGH 2022.

PASSEGI, M. da C.; CUNHA, L. M. da. Narrativas autobiográficas: a imersão no processo de autoria. In: VICENTINI, P. P.; SOUZA, E. C. de; PASSEGI, M. da C. (Orgs.). Pesquisa (auto)biográfica: questões de ensino e formação. Curitiba: CRV, 2013. p. 43-57.

PENA, A. C. Formação de professores de educação infantil: memória, narrativa e inteireza. Educação & Formação, Fortaleza, v. 2, n. 4, p. 72-86, jan./abr. 2017. Disponível em: https://revistas.uece.br/index.php/redufor/article/view/124. Acesso em: 25 dez. 2022.

PEREIRA, A. P. D; PAES, Â. T.; SANCHEZ, Z. M. Fatores associados à implantação de programas de prevenção ao uso de drogas nas escolas. Rev. Saúde Pública, São Paulo, v. 50, p. 1-10, ago. 2016. Disponível em: https://www.scielo.br/j/rsp/a/kkBjwSy7mM4YK4CwVLdn96p/citation/?format=pdf&lang=pt. Acesso em: 1 nov. 2022.

PORTELLI, A. Espaço e definições. In: MEIHY, J. C. S. B.; SEAWRIGHT, L. (Orgs.). Memórias e narrativas: história oral aplicada. São Paulo: Contexto, 2020, p. 19- 27.

SANTROCK, J. W. Adolescência. 14. ed. Porto Alegre: AMGH, 2014.

SCARPIM, F. A.; TREVISAN, M. B. História e memória: diálogos e tensões [livro eletrônico]. Curitiba: InterSaberes, 2018.

SILVA, M. da C. A. O papel da escola nas ações preventivas relacionadas ao uso de álcool e outras drogas por alunos do Ensino Fundamental I. SMAD. Rev. Eletrônica Saúde Mental Álcool Drog., Ribeirão Preto, v. 12, n. 1, p. 30-39, jan./mar. 2016. Disponível em: https://www.revistas.usp.br/smad/article/view/119194. Acesso em: 29 dez. 2022.

XAVIER, A. R. et al. Memória: abordagem teórico-conceitual. Rev. Pemo, Fortaleza, v. 3, n. 1, e313798, 2021. Disponível em: https://revistas.uece.br/index.php/revpemo/article/view/3798. Acesso em: 31 dez. 2022.

Publicado

2023-07-20

Cómo citar

LOUREIRO, W.; QUEIROZ, P. P. de. Narrativas de um professor pesquisador na prevenção ao uso de drogas por estudantes. Práticas Educativas, Memórias e Oralidades, [S. l.], v. 5, p. e510039, 2023. DOI: 10.47149/pemo.v5.e510039. Disponível em: https://revistas.uece.br/index.php/revpemo/article/view/10039. Acesso em: 21 nov. 2024.