A critical look at BNC-Formation: between paths and detours

Authors

DOI:

https://doi.org/10.47149/pemo.v4.e48669

Keywords:

Teacher Training, BNC-Training, Teacher accountability

Abstract

The present research aims to analyze the proposals addressed to teacher training in recent years with a focus on promoting a discussion about the BNC-Formation instituted in 2019. For this, we resort to qualitative research of a bibliographic and documentary nature due to the necessary procedures of to be carried out for the composition of the study. Thus, we mobilized authors such as Ball (2012), Gatti (2010) and Pereira (2021) to help us carry out reflections and discussions. As a result, we emphasize the close relationship of BNC-Formação with the previous curricular documents placed in education, as well as the constant attempt to make the teaching practice accountable and control.

Downloads

Download data is not yet available.

Author Biographies

Jociene Araújo Lima , Universidade Estadual do Ceará

Pedagoga (UERN). Especializanda em Educação e contemporaneidade (IFRN).  Mestranda em Educação e Ensino pelo Mestrado Acadêmico Intemcampi – MAIE/UECE. Membro    do    Grupo    de    Estudos    e    Pesquisas    em    Estado    Educação    e    Sociedade (GEPEES/UERN/CNPq).  Atua nos seguintes temas:  Política Educacional, Agenda internacional de educação, Inferências do Banco Mundial na política educativa dos países pobres. 

Cleidileny Ingrid Oliveira da Silva, Universidade do Estado do Rio Grande do Norte

Pedagoga (UERN). Especializanda em Docência para a Educação Profissional e Tecnológica (IFRJ). Mestranda em educação pelo Programa de Pós-Graduação em Educação (POSEDUC). Pesquisa nas áreas de currículo, políticas curriculares e formação de professores.

Brena Kécia Andrade de Oliveira, Universidade Federal do Paraná

Doutoranda em Educação (UFPR), Mestra em Educação (UERN), Bacharela em Humanidades (UNILAB) e Licenciada em Sociologia (UNILAB). Integra o Grupo de Pesquisa "Observatório do Ensino Médio" e a Rede Nacional de Grupos de Pesquisa sobre Ensino Médio.

Meyre Ester Barbosa de Oliveira, Universidade do Estado do Rio Grande do Norte

Pedagoga (UERN); Mestra em Educação (UERN) e Doutora em Educação pelo Programa de Pós-Graduação em Educação - PROPED da Universidade do Estado do Rio de Janeiro (UERJ).

References

AVELAR, M. Interview with Stephen J. Ball: analysing his contribution to education policy research. Education Policy Analysis Archives, [S.L.], v. 24, p. 24, 29 fev. 2016. Mary Lou Fulton Teacher College. http://dx.doi.org/10.14507/epaa.24.2368. DOI: https://doi.org/10.14507/epaa.24.2368

BALL, S. J. New Policy Networks and the Neoliberal Imaginary. Londres: 1St Edition, 2012. 184 p. DOI: https://doi.org/10.1332/policypress/9781847429803.003.0001

BALL, S. J.; MAGUIRE, M.; BRAUN, A. Como as escolas fazem as políticas: atuação em escolas secundárias. Trad. Janete Bridon. Ponta Grossa: Editora UEPG, 2016.

BRASIL. Constituição (1988). Constituição da República Federativa do Brasil. 1. ed. Brasilía, Disponível em: http://www.planalto.gov.br/ccivil_03/constituicao/constituicao.htm. Acesso em: 10 ago. 2022.

BRASIL. Estabelece as Diretrizes e Bases da Educação Nacional. Lei Nº 9.394, de 20 de dezembro de 1996. Brasília, DF.

BRASIL. Resolução CNE/CP nº 1, de 18 de fevereiro de 2002. Institui Diretrizes Curriculares Nacionais para a Formação de Professores da Educação Básica, em nível superior, curso de licenciatura, de graduação plena. Resolução CNE/CP Nº 1, de 18 de fevereiro de 2002. Brasília, DF.

BRASIL. Resolução CNE/CP nº 2, de 01 de julho de 2015. Define as Diretrizes Curriculares Nacionais para a formação inicial em nível superior (cursos de licenciatura, cursos de formação pedagógica para graduados e cursos de segunda licenciatura) e para a formação continuada. Resolução Nº 2, de 1º de julho de 2015. Brasília, DF.

BRASIL. Resolução CNE/CP nº 2, de 02 de dezembro de 2019. Define as Diretrizes Curriculares Nacionais para a Formação Inicial de Professores para a Educação Básica e institui a Base Nacional Comum para a Formação Inicial de Professores da Educação Básica (BNC-Formação). Diário oficial da união, 20 dez. 2019.

BRASIL. Lei nº 5.540, de 28 de novembro de 1968. Fixa normas de organização e funcionamento do ensino superior e sua articulação com a escola média, e dá outras providências. Lei Nº 5.540, de 28 de novembro de 1968. 1. ed. Brasília, DF.

BRANDENBURG, C.; PEREIRA, A. S. M.; FIALHO, L. M. F. Práticas reflexivas do professor reflexivo: experiências metodológicas entre duas docentes do ensino superior. Práticas Educativas, Memórias e Oralidades - Rev. Pemo, [S. l.], v. 1, n. 2, p. 1–16, 2019. DOI: 10.47149/pemo. v1i2.3527. Disponível em: https://revistas.uece.br/index.php/revpemo/article/view/3527. Acesso em: 3 out. 2022. DOI: https://doi.org/10.47149/pemo.v1i2.3527

CANDAU, V. M. F. (Coord.). Novos rumos da licenciatura. Brasília: INEP, 1987. 93 p.

CANETTIERI, M. K.; PARANAHYBA, J. de C. B.; SANTOS, S. V. Habilidades socioemocionais: da BNCC às salas de aula. Educ. Form., [S. l.], v. 6, n. 2, p. e4406, 2021. DOI: 10.25053/redufor.v6i2.4406. Disponível em: https://revistas.uece.br/index.php/redufor/article/view/4406. Acesso em: 3 out. 2022. DOI: https://doi.org/10.25053/redufor.v6i2.4406

CARVALHO, A. M. P. A influência das mudanças da legislação na formação dos professores: as 300 horas de estágio supervisionado. Ciência & Educação, Bauru, v.7, n.1, p. 113-122, 2001. DOI: https://doi.org/10.1590/S1516-73132001000100008

DINIZ-PEREIRA, J. E. Formação de professores: pesquisas, representações e poder. Belo Horizonte: Autêntica, 2000.

FRANGELLA, R. de C. P. Avaliação como signo de qualidade: problematizando as (in)definições nas produções curriculares. Debates em Educação, Maceió, v. 12, n. Especial, p. 559-571, 2020. DOI: https://doi.org/10.28998/2175-6600.2020v12nEspp558-571

FREIRE, P. Pedagogia do Oprimido. 17. ed. Rio de Janeiro: Paz e Terra, 1987. 129 p.

GATTI, B. A. Formação de professores no Brasil: características e problemas. Educ. Soc., Campinas, v. 31, nº 113, p. 1.355-1.379, out./dez. 2010. DOI: https://doi.org/10.1590/S0101-73302010000400016

GIL, A. C. Métodos e técnicas de pesquisa social. 6. ed. São Paulo: Atlas, 2008. 198 p.

LIMA, A. M. de S.; AZEVEDO, M. L. N. Processo de institucionalização da política nacional e estadual de formação docente: proposições e resistências no Paraná. Revista Educação & Formação, vol. 4, núm. 3, 2019, Setembro-Outubro, pp. 124-147 Universidade Estadual do Ceará. DOI: https://doi.org/10.25053/redufor.v4i12.1126

MONTEIRO, R. R. M.; MELO, C. I. B. de; MAGALHÃES JUNIOR , A. G. .; BARBOSA, A. P. L. . A formação de professores à luz das leis de diretrizes e bases da educação de 1961 e 1996. Práticas Educativas, Memórias e Oralidades - Rev. Pemo, [S. l.], v. 4, p. e48396, 2022. DOI: 10.47149/pemo.v4.e48396. Disponível em: https://revistas.uece.br/index.php/revpemo/article/view/8396. Acesso em: 3 out. 2022. DOI: https://doi.org/10.47149/pemo.v4.e48396

MATHEUS, D. dos S.; LOPES, A. C. Sentidos de Qualidade na Política de Currículo (2003-2012). Educação e Realidade, Rio de Janeiro, v. 39, n. 2, p. 337-357, 2014. Disponível em: https://www.scielo.br/j/edreal/a/4JCT7CZHzYpmbn4nKv5gQdc/?lang=pt&format=pdf. Acesso em: 13 jul. 2022. DOI: https://doi.org/10.1590/S2175-62362014000200002

PEREIRA, J. E. D. Nova tentativa de padronização dos currículos dos cursos de licenciatura no Brasil: a BNC-Formação. Revista Práxis Educacional, v. 17, n. 46, p. 1-19, 2021. DOI: https://doi.org/10.22481/praxisedu.v17i46.8916

SABÓIA, V. S. M.; BARBOSA, R. P. Base Nacional Comum Curricular: competências, habilidades e o planejamento escolar.Práticas Educativas, Memórias e Oralidades - Rev. Pemo, [S. l.], v. 2, n. 1, p. 1–13, 2020. DOI: 10.47149/pemo.v2i1.3663.Disponível em: https://revistas.uece.br/index.php/revpemo/article/view/3663. Acesso em: 29 set. 2022. DOI: https://doi.org/10.47149/pemo.v2i1.3663

SANTOS, L. L. de C. P.; DINIZ-PEREIRA, J. E. Tentativas de padronização do currículo e da formação de professores no Brasil. Cadernos Cedes, v. 36, p. 281-300, 2016. DOI: https://doi.org/10.1590/cc0101-32622016171703

SÃO PAULO. Decreto nº 27, de 12 de março de 1890. Reforma a Escola Normal e converte em escolas modelos as escolas anexas. São Paulo, 1890. Disponível em: http://www.al.sp.gov.br/norma/?id=137755 >. Acesso em: 22 mai. 2022.

UNESCO. (2009) O desafio da Educação global: Um perfil da alfabetização de jovens e adultos na metade da Década das Nações Unidas para a Alfabetização 2003 – 2012. Disponível em: < http://www.dhnet.org.br/educar/mundo/a_pdf/onu_perfil_decada_educacao_alfabetiza cao_global.pdf > Acesso em 25/08/2021.

Published

2022-10-31

How to Cite

LIMA , . J. . A.; SILVA, C. I. O. da; OLIVEIRA, B. K. A. de; OLIVEIRA, M. E. B. de. A critical look at BNC-Formation: between paths and detours. Educational Practices, Memories and Oralities, [S. l.], v. 4, p. e48669, 2022. DOI: 10.47149/pemo.v4.e48669. Disponível em: https://revistas.uece.br/index.php/revpemo/article/view/8669. Acesso em: 22 jul. 2024.