Leardership training in a full-time school

the student as an agent of change

Authors

DOI:

https://doi.org/10.47149/pemo.v3i1.4424

Keywords:

Full-time school, Participatory leadership, Education, Youth protagonism, Emotional intelligence

Abstract

This paper aims to comprehend how the encouragement to emotional intelligence and participatory experience supported the successful strategy that, during the 2017 school year, changed the attitude of 6th grade students in a full-time school in Fortaleza, Ceará. When confronted with several interpersonal problems and critical daily life situations, after the interventions, the class reacted with autonomy and protagonism. The qualitative research with bibliographical approach analyzes the legal framework of quality parameters of education, as well as new teaching and learning technologies. The action research bases the pedagogical practices that promoted the improvement of individual attitudes and interpersonal relationships, as well as the increase in learning rates. The institutional education benefits when school curriculum reinforces affective, moral and ethical contents; furthermore, the competences acquired are valuable for the individuals' whole life.

Downloads

Download data is not yet available.

Author Biographies

Alexandro Lima Viana, Universidade Federal do Ceará

Especialista em Neuroeducação pela UNICHRISTUS. Especialista em Gestão Estratégica de Pessoas pela Faculdade Estácio, Graduado em Pedagogia pela Universidade Federal do Ceará (UFC), Gestor da Escola de Tempo Integral José Carvalho da Rede Municipal de Ensino de Fortaleza – SER VI. Autor do livro Intervenções Disciplinares NeuroAfetivas.

Camila Saraiva de Matos, Universidade Federal do Ceará

Doutoranda e Mestra pelo Programa de Pós-Graduação em Educação da Universidade Federal do Ceará (UFC). Graduada em Pedagogia pela Universidade Federal do Ceará (UFC). Pesquisadora do Núcleo de História e Memória da Educação (NHIME/ UFC). Bolsista CAPES.

Francisco Marconcio Targino de Moura, Universidade Federal do Ceará

Doutor em Educação pela Universidade Federal do Ceará (UFC). Mestre em Educação com área de concentração em Formação de Professores pela Universidade Estadual do Ceará (UECE). Licenciado em Ciências pela Universidade Estadual do Ceará (UECE). Professor de Ciências da Rede Municipal de Ensino de Fortaleza, em exercício na Escola de Tempo Integral José Carvalho – SER VI.

Manoela Lima Azevedo, Universidade Federal do Ceará

Mestranda no Programa de Pós-Graduação em Estudos da Tradução da Universidade Federal do Ceará (POET/UFC). Especialista no Ensino de Língua Inglesa pela Faculdade Ateneu. Graduada em Letras (Português, Inglês e respectivas literaturas) pela Universidade Estadual do Ceará (UECE). Professora de Língua Inglesa na Rede Municipal de Ensino de Fortaleza, em exercício na Escola de Tempo Integral José Carvalho – SER VI.

Ozélia Horácio Gonçalvez Assunção, Universidade Federal do Ceará

Mestre em Educação Brasileira pela Universidade Federal do Ceará (UFC). Especialista em Formação de Formador e Gestão Educacional pela Universidade Estadual do Ceará (UECE). Graduada em Pedagogia pela Universidade Estadual Vale do Acaraú (UVA). Ocupou a função de Gerente de Ensino na Célula do Ensino Fundamental - DISTRITO DE EDUCAÇÃO VI. Experiência na área de Educação, com ênfase na educação, atuando principalmente nos seguintes temas: Escola como espaço de formação, Formação docente e desenvolvimento profissional, pesquisa e práticas de ensino. Coordenadora da Escola de Tempo Integral José Carvalho da Rede Municipal de Ensino de Fortaleza – SER VI.

Tânia Gorayeb Sucupira, Universidade Federal do Ceará

Doutoranda no Programa de Pós-Graduação em Educação da Universidade Federal do Ceará. (UFC) Mestre no Programa de Pós-Graduação em Educação da Universidade Federal do Ceará (UFC). Pesquisadora no Núcleo História e Memória da Educação (NHiME). Graduada em Pedagogia pela Universidade Federal do Ceará (UFC). Professora Pedagoga da Rede Municipal de Ensino de Fortaleza, em exercício na Escola Professora Fernanda Maria de Alencar Colares – SER VI.

References

BAUMAN, Zygmunt. 44 cartas do mundo Líquido-Moderno. Rio de Janeiro: Jorge Zahar, 2011.

BRASIL. Lei nº. 9.394, de 20 de dezembro de 1996. Estabelece as Diretrizes e Bases da educação nacional. Legislação, Brasília, DF, dez. 1996. Disponível em: <http://portal.mec.gov.br/seesp/arquivos/pdf/lei9394_ldbn1.pdf> Acesso em: 25 out. 2017.

BRASIL, Conselho Nacional de Educação. Diretrizes Curriculares Nacionais

para o Ensino Médio. Brasília, 1998.

BRASIL, Planejando a próxima década: conhecendo as 20 metas do Plano Nacional de Educação. Brasília, 2014.

CARNEGIE, Dale. Como fazer amigos e influenciar pessoas. 48 ed. São Paulo: Nacional, 2000.

CHIAVENATO, Idalberto. Introdução à teoria geral da administração. 7. ed. Rio de Janeiro: Elsevier, 2003.

DELORS, J. Educação: um tesouro a descobrir. 2 ed. São Paulo: Cortez Elabore três tipos de fichas (citação, resumo e analítica) com base no texto: “Os 4 pilares da Educação” de Jacques Delors. Brasília, DF: MEC/UNESCO, 2003.

FRANÇA, Amaro. Gestão Humanizada: Liderança e resultados organizacionais. 2. ed. Rio de Janeiro: Amaro Luiz Santana de França, 2016.

GIL, Antonio Carlos. Métodos e técnicas de pesquisa social. 6. ed. São Paulo: Atlas, 2008.

FRANÇA-CARVALHO, Antonia Dalva; CAVALCANTI, Ágata Laisa Laremberg Alves; FEITOSA, Maria Suely Alves. O observatório da educação (OBEDUC) e sua contribuição para a formação docente na UFPI. Educação & Formação, Fortaleza, v.2, n. 6, p. 70-86, set/dez, 2017. Disponível em: <https://revistas.uece.br/index.php/redufor/article/view/160> Acesso em: 10 ago. 2020.

FRANCO, Maria Amélia Santoro. Pedagogia da Pesquisa-Ação. Educação e Pesquisa, São Paulo, v. 31, n. 3, p. 483-502, set./dez. 2005. Disponível em: <https://www.scielo.br/pdf/ep/v31n3/a11v31n3.pdf> Acesso em: 15 set. 2020.

GOLEMAN, Daniel. Liderança: A inteligência emocional na formação do líder de sucesso. Rio de Janeiro: Objetiva, 2015.

LOBATO, Ana Maria Leite; SOUZA, Cintia Rejane Cunha de. O protagonismo do professor Pasquale Vigilante no Bairro Icuí – Guajará: o legado e o papel social de um educador social in Rev. Pemo, Fortaleza, v. 2, n. 3, e233731, 2020. Disponível em: <https://revistas.uece.br/index.php/revpemo/article/view/3731> Acesso em: 30 nov. 2020.

LÜCK, Heloísa. Liderança em gestão escolar. São Paulo: Vozes, 2014.

OLIVEIRA, Maria Marly de. Como fazer pesquisa qualitativa. Petrópolis: RJ: Editora Vozes, 2010.

SOUSA LIMA, A. M. de; AZEVEDO, M. L. N. Processo de institucionalização da política nacional e estadual de formação docente: Proposições e resistências no Paraná. Educação & Formação, v. 4, n. 3, p. 124-147, 2 set. 2019. Disponível em: <https://revistas.uece.br/index.php/redufor/article/view/1126> Acesso em: 17 nov. 2020.

SOUSA, N. M.; NASCIMENTO, D. A inclusão escolar e o aluno com síndrome de Down: as adaptações curriculares e a avaliação da aprendizagem. Educação & Formação, v. 3, n. 3, p. 121-140, 3 set. 2018. Disponível em: <https://revistas.uece.br/index.php/redufor/article/view/859> Acesso em: 10 set. 2020.

SOUZA, R. M. de. O discurso do protagonismo juvenil/ Regina Magalhães de Souza – São Paulo. Tese (Doutorado). Universidade de São Paulo, Faculdade de Filosofia, Letras e Ciências Humanas, Curso de Pós-Graduação em Sociologia, 2006.

VIANA, A. L. Liderança Estudantil na Escola de Tempo Integral: desenvolvimento e fortalecimento do jovem como agente de transformação. Trabalho de Conclusão de Curso (MBA em Gestão Estratégica de Pessoas). Universidade Estácio de Sá. Fortaleza, p. 18. 2017.

Published

2020-12-19

How to Cite

VIANA, A. L.; MATOS, C. S. de; MOURA, F. M. T. de; AZEVEDO, M. L.; ASSUNÇÃO, O. H. G.; SUCUPIRA, T. G. Leardership training in a full-time school: the student as an agent of change. Educational Practices, Memories and Oralities, [S. l.], v. 3, n. 1, p. e314424, 2020. DOI: 10.47149/pemo.v3i1.4424. Disponível em: https://revistas.uece.br/index.php/revpemo/article/view/4424. Acesso em: 21 nov. 2024.