O protagonismo do professor Pasquale Vigliante no Bairro Icuí –Guajará

o legado e o papel social de um educador social

Autores

DOI:

https://doi.org/10.47149/pemo.v2i3.3731

Palavras-chave:

Educador social, Memórias, Práticas educativas, Protagonismo

Resumo

Este artigo tem como objetivo investigar o legado educacional do professor Pasquale Vigliante na localidade de Icuí – Guajará, na cidade de Ananindeua no estado do Pará (1970-1990). É uma pesquisa com abordagem qualitativa, com centralidade em estudos sobre memória, com o uso de fotografias, jornais e oralidades, em que o esforço foi narrar as contribuições deste educador social para as melhorias nas estruturas sociais e, por conseguinte nas condições de vidas na referida localidade.

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Biografia do Autor

Ana Maria Leite Lobato, Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia do Pará - IFPA

Doutora em Educação (UFC), Professora Titular no Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia do Pará (IFPA), na EBTT, no Mestrado do Programa de Pós-graduação em Educação Profissional e Tecnológica- ProfEPT; no Curso de Pedagogia no IFPA Campus Belém.

Cintia Rejane Cunha de Souza, Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia do Pará - IFPA

Graduanda em Licenciatura Plena em Pedagogia pelo IFPA Campus Belém. Bolsista do PIBID (Programa Institucional de Bolsa de Iniciação à Docência) – E.E.E.F. Presidente Castelo Branco. • Bolsista no Programa Residência Pedagógica  (E.M.E.F. Geraldo Manso  Palmeira).

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Publicado

2020-09-24

Como Citar

LOBATO, A. M. L.; SOUZA, C. R. C. de. O protagonismo do professor Pasquale Vigliante no Bairro Icuí –Guajará: o legado e o papel social de um educador social. Práticas Educativas, Memórias e Oralidades - Rev. Pemo, [S. l.], v. 2, n. 3, p. e233731, 2020. DOI: 10.47149/pemo.v2i3.3731. Disponível em: https://revistas.uece.br/index.php/revpemo/article/view/3731. Acesso em: 23 abr. 2024.