Políticas públicas para o atendimento educacional especializado em Fortaleza durante a pandemia

Autores

DOI:

https://doi.org/10.47149/pemo.v3i1.3864

Palavras-chave:

Políticas Públicas, Atendimento Educacional Especializado, COVID-19

Resumo

Atualmente, a população mundial vivencia um momento ímpar na história da humanidade, em virtude dos impactos causados pela pandemia da COVID-19. Nesse contexto, o objetivo deste artigo é analisar, de forma reflexiva, as orientações elaboradas pela SME para a oferta do AEE em tempo de distanciamento social, em virtude da pandemia. Trata-se de um estudo bibliográfico, de natureza descritiva, que contemplou pesquisas, artigos da literatura vigente acerca das políticas públicas que norteiam o AEE e uma análise documental, fazendo parte desse apanhado teórico algumas leis, portarias, orientações e regulamentos. Os resultados evidenciaram que as recentes orientações disponibilizadas pela SME/Fortaleza e pelo CNE, elaboradas em virtude da pandemia, não contemplam na totalidade as necessidades dos alunos da Educação Especial, ou seja, não são suficientes para melhorar as condições do processo de aprendizagem dos alunos do AEE no que se refere à oferta de uma educação inclusiva.

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Biografia do Autor

Francisca Janaina Dantas Galvão Ozório, Universidade da Integração Internacional da Lusofonia Afro-Brasileira - UNILAB

Professora SME/Fortaleza. Mestranda em Ensino e Formação Docente (PPGEF/UNILAB). Especialista em Educação Inclusiva (FA7) e Pedagoga (UVA).

Petrônio Cavalcante, Universidade da Integração Internacional da Lusofonia Afro-Brasileira - UNILAB

Professor SME/Fortaleza. Mestrando em Ensino e Formação Docente (PPGEF/UNILAB). Especialista em Formação de Formadores e os Processos de Coordenação Pedagógica na Educação Básica e Superior (CED/UECE) e Graduado em Pedagogia (FAK).

Querem Hapuque Monteiro Muniz, Universidade Federal do Ceará - UFC

Professora SME/Fortaleza. Mestranda em Educação. Licenciatura em Pedagogia (FA7). Especialização em Psicomotricidade Relacional pela Faculdade de Administração, Ciências, Educação e Letras – FACEL.

Robéria Vieira Barreto Gomes, Universidade Federal do Ceará - UFC

Docente na Universidade Federal do Ceará, Chefe do Departamento de Estudos Especializados. Doutora em Educação pela Universidade Federal do Paraná; Mestre em Educação (2010) pela Universidade Federal Fluminense (UFF/RJ), com especialização em Psicopedagogia (2001) e graduada em Licenciatura Plena em Pedagogia. 

Igor de Moraes Paim, Instituto de Educação do Ceará- IFCE/Maranguape

Professor do Instituto de Educação do Ceará- IFCE/Maranguape, Doutor em Educação (UNESP-Marilia), Mestre em Ensino de Ciências e Matemática (UFC). Licenciado em Ciências Biológicas (UECE) e Bacharel em Direito (UFC). Professor efetivo do Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia do Ceará (Campus Maranguape).

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Publicado

2020-09-24

Como Citar

OZÓRIO, F. J. D. G.; CAVALCANTE, P.; MUNIZ, Q. H. M.; GOMES, R. V. B.; PAIM, I. de M. Políticas públicas para o atendimento educacional especializado em Fortaleza durante a pandemia. Práticas Educativas, Memórias e Oralidades - Rev. Pemo, [S. l.], v. 3, n. 1, p. e313864, 2020. DOI: 10.47149/pemo.v3i1.3864. Disponível em: https://revistas.uece.br/index.php/revpemo/article/view/3864. Acesso em: 22 dez. 2024.