Conteúdo da educação física no ensino médio no estado do Ceará

uma análise documental

Autores

DOI:

https://doi.org/10.47149/pemo.v2i3.3601

Palavras-chave:

Educação Física, Currículo, Aprendizagem

Resumo

O objetivo desta pesquisa foi analisar as propostas curriculares de escolas de ensino médio dos sertões de Canindé-CE. Os questionamentos iniciais partem para compreensão dos conteúdos contidos nas propostas. Para tanto, realizamos uma análise documental das propostas curriculares de 16 escolas de Ensino Médio. Com auxílio do software iramuteq. Com isso, foi possível descrever de modo quantitativo os conteúdos, e ainda uma análise qualitativa de como se constituem as propostas curriculares. Os resultados apontam que conteúdos relacionados a aptidão física e saúde, bem como os relacionados as práticas esportivas prevalecem no currículo dessas escolas. Por outro, lado outros conteúdos como lutas e danças estão menos presentes nas propostas.

Downloads

Não há dados estatísticos.

Biografia do Autor

Wesley Cosmo Martins, Secretaria de Educação do Estado do Ceará (Seduc-Ce).

Licenciado em Educação Física pelo Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia do Ceará (IFCE). Aluno do Mestrado Profissional em Educação Profissional e Tecnológica (ProfEPT/IFCE). Docente da Secretaria de Educação do Estado do Ceará (Seduc-Ce).

Janiele Santos de Sousa, Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia do Ceará - CANINDÉ

Licenciando em Educação Física pelo Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia do Ceará.

Referências

ABREU, S.; SABÓIA, W.; NOBREGA-THERRIEN, S. Formação docente em educação física: Perspectivas de uma racionalidade pedagógica do corpo em movimento. Educação & Formação, v. 4, n. 3, p. 191-206, 2019. Disponível em: https://revistas.uece.br/index.php/redufor/article/view/897. Acesso em 20 jan. 2020.

ALVES JUNIOR, T. A. et al. Auto-percepção do papel do profissional de educação física no combate à obesidade: um estudo piloto. Motri., Ribeira de Pena, v. 12, supl. 1, p. 30-41, dez. 2016. Disponível em http://www.scielo.mec.pt/scielo.php?script=sci_arttext&pid=S1646-107X2016000500005&lng=pt&nrm=iso. Acesso em: 18 fev. 2020.

BONATO, N. A. M. Estudo de caso aplicado ao ensino médio: o olhar do professor e do aluno sobre essa estratégia de ensino. Dissertação (mestrado), Programa de Pós-graduação em Química, Universidade Federal de Juiz de Fora, 2014. Disponível em: https://repositorio.ufjf.br/jspui/handle/ufjf/857 Acesso em: nov. 2019.

CEARÁ. Ceará em Mapas - IPECE - Instituto de Pesquisa e Estratégia Econômica do Ceará. Disponível em: http://www2.ipece.ce.gov.br/atlas/ Acesso em: 20 dez. 2019.

CEARÁ. Metodologias de Apoio: Matrizes Curriculares para o Ensino Médio. Coleção Escola Aprendente, v. 1, 2009. Disponível em: https://www.seduc.ce.gov.br/wp-content/uploads/sites/37/2010/05/livro_matrizes_curriculares.pdf Acesso em: 15 de jan. 2020.

DIAS, D. I.; CORREIA, W. R. A educação física no ensino médio como objeto de estudo da produção acadêmico-científica nos periódicos nacionais. Revista Brasileira de Educação Física e Esporte, v. 27, n. 2, p. 277–287, jun. 2013. Disponível em: https://doi.org/10.1590/S1807-55092013000200011 Acesso em: 20 jan. 2020

FACENDA, R.; REZER, R. Princípios de referência para projetos curriculares no campo da Educação Física escolar... Revista Pedagógica, v. 15, n. 31, p. 429, 21 ago. 2014. Disponível em: http://dx.doi.org/10.22196/rp.v15i31.2342 Acesso em: 23 jan. 2020.

MATOS, J. M. C. et al. A produção acadêmica sobre conteúdos de ensino na educação física escolar. Movimento, v. 19, n. 2, p. 123–148, 2013. Disponível em: https://doi.org/10.22456/1982-8918.34213 Acesso em: 10 dez. 2019.

MORSCHBACHER, M.; VERONEZ, L. F. C. Diretrizes curriculares nacionais: impactos sobre os currículos de formação de professores de Educação Física. Revista Pedagógica, v. 17, n. 35, p. 101, 22 dez. 2015. Disponível em: http://dx.doi.org/10.22196/rp.v17i35.3057 Acesso em: 15 fev. 2020.

NEIRA, M. G. O currículo de educação física e o posicionamento dos sujeitos. Revista Contemporânea de Educação, v. 11, n. 22, p. 367–384, 14 mar. 2017. Disponível em: https://doi.org/10.20500/rce.v11i22.2997 Acesso em: 12 dez. 2019.

NEIRA, M. G.; SOUZA JÚNIOR, M. A Educação Física na BNCC: procedimentos, concepções e efeitos. Motrivivência, v. 28, n. 48, p. 188, 21 set. 2016. Disponível em: https://doi.org/10.5007/2175-8042.2016v28n48p188 Acesso em: 15 mar. 2020.

PONTES JUNIOR, J. A. D. F.; ALMEIDA, L. S.; TROMPIERI FILHO, N. Avaliação Cognitiva Em Larga Escala Dos Conteúdos Da Educação Física Escolar. Bordón. Revista de Pedagogía, v. 66, n. 3, 2014. Disponível em: https://recyt.fecyt.es/index.php/BORDON/article/view/Bordon.2014.66301 Acesso em 12 de abr. 2020.

PONTES JUNIOR, J. A. F et al. Integrative revision and psychometric analysis of Physical Education items in the National Exam of upper Secondary Education (ENEM). Research, Society and Development, v. 9, n. 7, p. 1-21, e592974529, 2020. Disponível em: http://dx.doi.org/10.33448/rsd-v9i7.4529 Acesso em: 10 jul. 2020.

PONTES JUNIOR, J. A. F. et al. Análise dos objetivos e dos aspectos relacionados ao ensino da educação física escolar. Revista Expressão Católica, v. 2, n. 1, p. 9–23, 2013. Disponível em: https://dx.doi.org/10.25190/rec.v2i1.1309 Acesso em: 14 mar. 2020.

PONTES JUNIOR, J. A. F.; SOUSA, L. A.; SILVA, A. G. Itens de educação física do exame nacional do ensino médio (Enem) via taxonomia de Bloom. Anais do VI Congresso Internacional em Avaliação Educacional, Fortaleza, 2015. Disponível em: http://repositorio.ufc.br/bitstream/riufc/24645/3/2015_eve_jafpjunior.pdf Acesso em 19 jul. 2019.

RUFINO, L. G. B.; SOUZA NETO, S. Saberes docentes e formação de professores de Educação Física: análise da Base Nacional Comum Curricular (BNCC) na perspectiva da profissionalização do ensino. Motrivivência, v. 28, n. 48, p. 42, 2016. Disponível em: https://doi.org/10.5007/2175-8042.2016v28n48p42 Acesso em: 20 mai. 2020.

SANTOS, M. A. G. N. DOS; NISTA-PICCOLO, V. L. O esporte e o ensino médio: a visão dos professores de educação física da rede pública. Revista Brasileira de Educação Física e Esporte, v. 25, n. 1, p. 65–78, 2011. Disponível em: https://doi.org/10.1590/S1807-55092011000100008 Acesso em: 20 ago. 2019.

SILVA, F. F. B. Análise da prática docente nas aulas de educação física sobre o futebol jogo/brincadeira e futebol jogo/esporte no 2o ciclo do ensino fundamental na zona urbana de breves – Marajó – Pará – Brasil. Dissertação (mestrado), Escola Superior de Educação Almeida Garret, 2015. Disponível em: http://recil.grupolusofona.pt/bitstream/handle/10437/7536/flavia_final.pdf?sequence=1 Acesso em 10 abr. 2020.

SILVA, N.; SILVA, J. D.; COSTA, R. O jogo em turmas multisseriadas de escolas rurais: auxílio à adoção de regras essenciais à vida. Educação & Formação, v. 5, n. 2, 2020. Disponível em: Acesso em: https://revistas.uece.br/index.php/redufor/article/view/1792 05 jul. 2020.

SILVA, S. C.; VASCONCELOS, J.; FLORENCIO, L. R. Conexões entre rua e universidade: I Curso de Formação de Professores em determinado grupo de capoeira. Educação & Formação, v. 5, n. 2, 2020. Disponível em: https://revistas.uece.br/index.php/redufor/article/view/1452. Acesso em: 10 jun. 2020.

SOUSA, L. A. et al. Knowledge Related to Health in Physical Education Students in the National Assessment of Student Achievement (ENADE). Motri., Ribeira de Pena, v. 13, supl. 1, p. 36-42, 2017. Disponível em http://www.scielo.mec.pt/scielo.php?script=sci_arttext&pid=S1646-107X2017000600006&lng=pt&nrm=iso Acessos em: 20 jun. 2020.

SOUSA, L. A. et al. Objetivos de ensino da Educação Física nos fatores de atividade física e saúde e formação humana: validação da escala de percepção discente. Motri., Ribeira de Pena, v. 12, supl. 1, p. 85-94, dez. 2016. Disponível em http://www.scielo.mec.pt/scielo.php?script=sci_arttext&pid=S1646-107X2016000500011&lng=pt&nrm=iso Acesso em 20 jul. 2019.

TAQUES, M. J.; MADRID, S. C. D. O. O processo de ensino e aprendizagem do esporte na escola na perspectiva dos professores de Educação Física. Cinergis, v. 18, n. 3, p. 196, 30 jun. 2017. Disponível em: http://dx.doi.org/10.17058/cinergis.v18i3.8917. Acesso em: 21 jan. 2020.

Publicado

2020-09-29

Como Citar

MARTINS, W. C.; SOUSA, J. S. de. Conteúdo da educação física no ensino médio no estado do Ceará: uma análise documental. Práticas Educativas, Memórias e Oralidades - Rev. Pemo, [S. l.], v. 2, n. 3, p. e233601, 2020. DOI: 10.47149/pemo.v2i3.3601. Disponível em: https://revistas.uece.br/index.php/revpemo/article/view/3601. Acesso em: 24 nov. 2024.