Conteúdo da educação física no ensino médio no estado do Ceará

uma análise documental

Autores

DOI:

https://doi.org/10.47149/pemo.v2i3.3601

Palavras-chave:

Educação Física, Currículo, Aprendizagem

Resumo

O objetivo desta pesquisa foi analisar as propostas curriculares de escolas de ensino médio dos sertões de Canindé-CE. Os questionamentos iniciais partem para compreensão dos conteúdos contidos nas propostas. Para tanto, realizamos uma análise documental das propostas curriculares de 16 escolas de Ensino Médio. Com auxílio do software iramuteq. Com isso, foi possível descrever de modo quantitativo os conteúdos, e ainda uma análise qualitativa de como se constituem as propostas curriculares. Os resultados apontam que conteúdos relacionados a aptidão física e saúde, bem como os relacionados as práticas esportivas prevalecem no currículo dessas escolas. Por outro, lado outros conteúdos como lutas e danças estão menos presentes nas propostas.

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Biografia do Autor

Wesley Cosmo Martins, Secretaria de Educação do Estado do Ceará (Seduc-Ce).

Licenciado em Educação Física pelo Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia do Ceará (IFCE). Aluno do Mestrado Profissional em Educação Profissional e Tecnológica (ProfEPT/IFCE). Docente da Secretaria de Educação do Estado do Ceará (Seduc-Ce).

Janiele Santos de Sousa, Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia do Ceará - CANINDÉ

Licenciando em Educação Física pelo Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia do Ceará.

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Publicado

2020-09-29

Como Citar

MARTINS, W. C.; SOUSA, J. S. de. Conteúdo da educação física no ensino médio no estado do Ceará: uma análise documental. Práticas Educativas, Memórias e Oralidades - Rev. Pemo, [S. l.], v. 2, n. 3, p. e233601, 2020. DOI: 10.47149/pemo.v2i3.3601. Disponível em: https://revistas.uece.br/index.php/revpemo/article/view/3601. Acesso em: 12 jul. 2024.