Estratégias docentes mediadas pelas tecnologias de informação e comunicação: uma revisão sistemática de Dossiês Pandêmicos

Autores/as

DOI:

https://doi.org/10.47149/pemo.v6.e10973

Palabras clave:

Revisão Sistemática, Tecnologia de Informação e Comunicação (TIC), Ensino Remoto Emergencial (ERE), COVID-19

Resumen

Este artigo foi gerado a partir da dissertação Estratégias docentes mediadas pelas tecnologias de informação e comunicação: uma Revisão Sistemática de Dossiês Pandêmicos, que analisou pesquisas educativas realizadas durante a pandemia de COVID-19, quando docentes e discentes precisaram recorrer ao Ensino Remoto Emergencial para continuarem os estudos. Assim, o estudo identificou e analisou estratégias docentes mediadas pelas TIC. Foram utilizados dossiês temáticos para a investigação, com suporte teórico em autores da área. A metodologia constou de Revisão Sistemática para explorar os dados gerados, sistematizados em categorias, baseada em Bardin. Os resultados e discussões levaram à conclusão de que as TIC são importantes para o ensino-aprendizagem como ferramentas auxiliares e não um fim em si mesmas.

Descargas

Los datos de descargas todavía no están disponibles.

Biografía del autor/a

Joselia de Jesus da Fonseca, Universidade Estácio de Sá

Mestra em Educação pelo Programa de Pós-graduação em Educação da Universidade Estácio de Sá na Linha de Pesquisa Tecnologias de Educação e Processos Educacionais - TICPE, Orientadora Educacional do Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia do Rio de Janeiro (IFRJ)

Ana Valéria Figueiredo da Costa, Universidade Estácio de Sá

Doutora em Ciências Humanas-Educação (PUC-Rio), Docente do Programa de Pós-graduação em Educação da Universidade Estácio de Sá na Linha de Pesquisa Tecnologias de Educação e Processos Educacionais - TICPE

Citas

BARDIN, Lawrence. Análise de conteúdo. São Paulo: Edições 70, 2011.

CHIZZOTTI, Antônio. Pesquisa em ciências humanas e sociais. São Paulo: Cortez, 2010.

CUPANI, Alberto. Filosofia da tecnologia: um convite. Florianópolis: UFSC, 2016.

FREIRE, Paulo. Pedagogia da autonomia: saberes necessários à prática educativa. São Paulo: Paz e Terra, 2019.

KENSKI, Vani Moreira. Tecnologias e ensino presencial e a distância. Campinas, SP: Papirus, 2012.

MEDINA, Melissa Gomes; PAILAQUILÉN, Maribel Rivera. Revisão sistemática da literatura: uma estratégia para a identificação, avaliação e interpretação da pesquisa em enfermagem. Revista Eletrônica de Enfermagem, v. 12, n. 1, p. 171-179, 2010. Disponível em: https://www.fen.ufg.br/fen_revista/v12/n1/pdf/v12n1a20.pdf. Acesso em: 12 out. 2022.

MINAYO, Maria Cecília. O desafio do conhecimento: pesquisa qualitativa em saúde. São Paulo: Hucitec, 2016.

MORAN, José Manoel. Novas tecnologias e mediação pedagógica. Campinas: Papirus, 2015.

MOREIRA, José Antônio; SCHLEMMER, Eliane. Por um novo conceito e paradigma de educação digital online. Revista UFG, v. 20, 63438. Disponível em: https://www.revistas.ufg.br/revistaufg/article/view/63438/34772. Acesso em: 27 nov. 2022.

NÓVOA, António. Formação de professores e profissão docente. Lisboa: Dom Quixote, 2009.

PRETTO, Nelson De Luca; BONILLA, Maria Helena Silveira; SENA, Ivânia Paula Freitas de Souza. Educação em tempos de pandemia: reflexões sobre as implicações do isolamento físico imposto pela COVID-19. Grupo de Pesquisa Educação, Comunicação e Tecnologias, Faculdade de Educação, Universidade Federal da Bahia, Salvador: Edição do autor, 2020. Disponível em:

https://blog.ufba.br/gec/files/2020/05/GEC_livro_final_imprensa.pdf Acesso em: 18 nov. 2022.

SALDANHA, Luis Cláudio Dallier. O discurso do ensino remoto durante a pandemia de COVID-19. Revista Educação e Cultura Contemporânea. Vol. 17, N. 50, 2020 PPGE/UNESA. Rio De Janeiro. Disponível em: http://dx.doi.org/10.5935/2238-1279.20200080. Acesso em: 15 dez. 2022.

SAMPAIO, Rosana F.; MANCINI, M. C. Estudos de revisão sistemática: um guia para síntese criteriosa da evidência científica. Revista Brasileira de Fisioterapia, São Carlos, v. 11, n. 1, p. 83-89, jan./fev. 2007. Disponível em: https://www.scielo.br/j/rbfis/a/79nG9Vk3syHhnSgY7VsB6jG/?format=pdf&lang=pt. Acesso em: 20 dez. 2022.

SAVIANI, Dermeval. Escola e democracia: teorias da educação, curvatura da vara, onze teses sobre educação política. São Paulo: Cortez, 2013.

SCHÖN, Donald. Educando o profissional reflexivo: um novo design para o ensino e a aprendizagem. Porto Alegre: Artmed, 2000.

Publicado

2024-06-16

Cómo citar

FONSECA, J. de J. da; COSTA, A. V. F. da. Estratégias docentes mediadas pelas tecnologias de informação e comunicação: uma revisão sistemática de Dossiês Pandêmicos. Práticas Educativas, Memórias e Oralidades, [S. l.], v. 6, p. e10973, 2024. DOI: 10.47149/pemo.v6.e10973. Disponível em: https://revistas.uece.br/index.php/revpemo/article/view/10973. Acesso em: 22 jul. 2024.