Estratégias docentes mediadas pelas tecnologias de informação e comunicação: uma revisão sistemática de Dossiês Pandêmicos
DOI:
https://doi.org/10.47149/pemo.v6.e10973Palavras-chave:
Revisão Sistemática, Tecnologia de Informação e Comunicação (TIC), Ensino Remoto Emergencial (ERE), COVID-19Resumo
Este artigo foi gerado a partir da dissertação Estratégias docentes mediadas pelas tecnologias de informação e comunicação: uma Revisão Sistemática de Dossiês Pandêmicos, que analisou pesquisas educativas realizadas durante a pandemia de COVID-19, quando docentes e discentes precisaram recorrer ao Ensino Remoto Emergencial para continuarem os estudos. Assim, o estudo identificou e analisou estratégias docentes mediadas pelas TIC. Foram utilizados dossiês temáticos para a investigação, com suporte teórico em autores da área. A metodologia constou de Revisão Sistemática para explorar os dados gerados, sistematizados em categorias, baseada em Bardin. Os resultados e discussões levaram à conclusão de que as TIC são importantes para o ensino-aprendizagem como ferramentas auxiliares e não um fim em si mesmas.
Downloads
Referências
BARDIN, Lawrence. Análise de conteúdo. São Paulo: Edições 70, 2011.
CHIZZOTTI, Antônio. Pesquisa em ciências humanas e sociais. São Paulo: Cortez, 2010.
CUPANI, Alberto. Filosofia da tecnologia: um convite. Florianópolis: UFSC, 2016.
FREIRE, Paulo. Pedagogia da autonomia: saberes necessários à prática educativa. São Paulo: Paz e Terra, 2019.
KENSKI, Vani Moreira. Tecnologias e ensino presencial e a distância. Campinas, SP: Papirus, 2012.
MEDINA, Melissa Gomes; PAILAQUILÉN, Maribel Rivera. Revisão sistemática da literatura: uma estratégia para a identificação, avaliação e interpretação da pesquisa em enfermagem. Revista Eletrônica de Enfermagem, v. 12, n. 1, p. 171-179, 2010. Disponível em: https://www.fen.ufg.br/fen_revista/v12/n1/pdf/v12n1a20.pdf. Acesso em: 12 out. 2022.
MINAYO, Maria Cecília. O desafio do conhecimento: pesquisa qualitativa em saúde. São Paulo: Hucitec, 2016.
MORAN, José Manoel. Novas tecnologias e mediação pedagógica. Campinas: Papirus, 2015.
MOREIRA, José Antônio; SCHLEMMER, Eliane. Por um novo conceito e paradigma de educação digital online. Revista UFG, v. 20, 63438. Disponível em: https://www.revistas.ufg.br/revistaufg/article/view/63438/34772. Acesso em: 27 nov. 2022.
NÓVOA, António. Formação de professores e profissão docente. Lisboa: Dom Quixote, 2009.
PRETTO, Nelson De Luca; BONILLA, Maria Helena Silveira; SENA, Ivânia Paula Freitas de Souza. Educação em tempos de pandemia: reflexões sobre as implicações do isolamento físico imposto pela COVID-19. Grupo de Pesquisa Educação, Comunicação e Tecnologias, Faculdade de Educação, Universidade Federal da Bahia, Salvador: Edição do autor, 2020. Disponível em:
https://blog.ufba.br/gec/files/2020/05/GEC_livro_final_imprensa.pdf Acesso em: 18 nov. 2022.
SALDANHA, Luis Cláudio Dallier. O discurso do ensino remoto durante a pandemia de COVID-19. Revista Educação e Cultura Contemporânea. Vol. 17, N. 50, 2020 PPGE/UNESA. Rio De Janeiro. Disponível em: http://dx.doi.org/10.5935/2238-1279.20200080. Acesso em: 15 dez. 2022.
SAMPAIO, Rosana F.; MANCINI, M. C. Estudos de revisão sistemática: um guia para síntese criteriosa da evidência científica. Revista Brasileira de Fisioterapia, São Carlos, v. 11, n. 1, p. 83-89, jan./fev. 2007. Disponível em: https://www.scielo.br/j/rbfis/a/79nG9Vk3syHhnSgY7VsB6jG/?format=pdf&lang=pt. Acesso em: 20 dez. 2022.
SAVIANI, Dermeval. Escola e democracia: teorias da educação, curvatura da vara, onze teses sobre educação política. São Paulo: Cortez, 2013.
SCHÖN, Donald. Educando o profissional reflexivo: um novo design para o ensino e a aprendizagem. Porto Alegre: Artmed, 2000.
Downloads
Publicado
Como Citar
Edição
Seção
Licença
Copyright (c) 2024 Joselia de Jesus da Fonseca, Ana Valéria Figueiredo da Costa (Autor)
Este trabalho está licenciado sob uma licença Creative Commons Attribution 4.0 International License.
Os autores possuem direitos autorais dos seus textos:
A revista "Práticas Educativas, Memórias e Oralidades permite ao/s autor/es os direitos de publicação, no entanto, recomenda um intervalo de cinco anos para o caso de republicação ou referência ao primeiro local de publicação, no caso, o link da Rev. Pemo..
Os nomes e endereços informados nesta revista serão usados exclusivamente para os serviços prestados por esta publicação, não sendo disponibilizados para outras finalidades ou a terceiros.